Buscar

Avaliação parcial ECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. direito à vida e à saúde; II. direito ao ensino, lazer e cultura III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
		2.
		Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos, porém não são merecedores de atenção jurídica preferencial.
	
	
	não reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, embora tenham estes a proteção estatal.
	
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores.
	
	
		3.
		Segundo o conceito estabelecido pelo legislador estatutário, podemos afirmar que direito à liberdade compreende:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	direito de estudar na escola que escolher
	
	
	preservação da imagem e da identidade
	
	
	ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários
	
	
	o direito de ser atendido no hospital da localidade de seu domicílio
	
	
	proteção a integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente
	
	
		4.
		Assinale a alternativa CORRETA: Carla, de 30 anos de idade, está grávida, e está no terceiro mês de gestação. De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que Carla tem no ventre deve ter os seus direitos fundamentais resguardados, mediante a efetivação de políticas sociais públicas:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	apenas com o nascimento com vida, pois antes disso, se protege apenas a mãe, que gera o feto.
	
	
	apenas a partir do início do pré natal pela gestante, que é quando o poder público tem ciência da gravidez.
	
	
	apenas com o nascimento com vida, pois só a partir deste temos a condição de sujeito de direitos do nascituro.
	
	
	apenas com o nascimento com vida, para que permitam o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	
	desde a concepção, para que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
	
	
		5.
		Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Na ação de guarda:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	a guarda transfere, necessariamente, ao guardião, os atributos do poder familiar, passando a existir vínculo de filiação
	
	
	a guarda é irrevogável
	
	
	a guarda é modalidade de colocação em família substituta que atribui a condição de filho ao menor
	
	
	A guarda torna o menor sob guarda dependente do guardião para todos os efeitos de direito
	
	
	a guarda acarreta a perda do poder familiar.
	
	
		6.
		Felipe, órfão de mãe e com 12 anos, está em acolhimento institucional, há mais de 2 anos tendo em vista que seu tem pai, não tem qualquer familiar ou vizinho que pudesse cuidar do filho, solicitou ao Juiz da Infância e da Juventude tal medida protetiva, pois necessitava de uma intervenção cirúrgica de urgência. E, desde então não há qualquer notícia de seu paradeiro. Agora, visando atender os termos do ECA, o qual estabelece prazo máximo de permanência em acolhimento institucional, o Ministério Público propõe destituição do poder familiar do genitor, por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar. Juarez, já habilitado para a adoção tem interesse de adotar Felipe, pois quando ia à instituição sempre conversavam amigavelmente e até marcavam novos dias de visita. Assim, Juarez ajuizou o pedido de adoção de Felipe para lhe fazer uma surpresa de aniversário. Entretanto, em audiência do processo de adoção, Felipe recusa-se em ser adotado. Tendo em vista a recusa o Juiz poderá:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	julgar improcedente o pedido de adoção de Juarez haja vista a ausência de requisito para a concessão do pedido, face ao não consentimento de Felipe;
	
	
	julgar suspenso o pedido de adoçãoaté que Felipe atinja a idade de 16 anos e então poderá manifestar-se quanto à adoção, por ser relativamente capaz;
	
	
	Julgar improcedente o pedido de Juarez pois já atingira 60 anos.
	
	
	julgar procedente em parte o pedido, haja vista que Felipe não pode permanecer por mais de 2 (dois ) anos em acolhimento institucional e concede a guarda provisória;
	
	
	julgar procedente o pedido de adoção haja vista a destituição do poder familiar de seu pai por estar em local incerto e não sabido e mãe já ser falecida;
	
	
		7.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA no tocante ao previsto pelo ECA sobre este direito fundamental: Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Constitui dever do Estado assegurar o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.
	
	
	O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público não acarreta responsabilidade da autoridade competente.
	
	
	O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado.
	
	
	Compete ao Estado garantir o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
	
	
	Não constitui expressamente dever do Estado assegurar a oferta de ensino noturno regular adequado às condições do adolescente trabalhador.
	
	
		8.
		O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola é um direito previsto em lei e se enquadra no âmbito do direito fundamental à educação. II - O ECA estabelece expressamente que crianças e adolescentes possuem o direito de ser respeitado por seus educadores. III - Segundo o ordenamento vigente, crianças e adolescentes devem ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. IV - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico e é direito exclusivo dos professores e gestores escolares a participação na definição das propostas educacionais. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação econsiderando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	São corretas as afirmativas I, III e IV.
	
	
	São corretas as afirmativas I, II e IV.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	São corretas as afirmativas I, II e III.
	
	
	São corretas as afirmativas II, III e IV.
	
	
		9.
		As entidades de atendimento da criança e do adolescente, governamentais e não governamentais, serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigações nele contidas: I. Às entidades governamentais: advertência, afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes e fechamento de unidade ou interdição de programa. II. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e cassação do registro. III. Às entidades governamentais: afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes, intervenção administrativa e fechamento de unidade ou interdição de programa. IV. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e intervenção administrativa. Está correto o que se afirma APENAS em
		Quest.: 9
	
	
	
	
	II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	III e IV.
	
	
	I e IV.
	
	
	IV.
	
	
		10.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Em se tratando de afastamento provisório ou definitivo de dirigente de entidade não governamental, a autoridade judiciária oficiará à autoridade administrativa imediatamente superior ao afastado, marcando prazo para a substituição.
	
	
	Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.
	
	
	O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho municipal de direitos, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
	
	
	Salvo manifestação em audiência, as partes e o Ministério Público terão dez dias para oferecer alegações finais, decidindo a autoridade judiciária em igual prazo
	
	
	O dirigente da entidade será citado para, no prazo de vinte dias, oferecer resposta oral, podendo juntar documentos e indicar as provas a produzir.

Continue navegando