Buscar

GABARITO QUESTIONARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disserte sobre a herança socrática no pensamento platônico.
A dialética platônica segue uma influência socrática, pois trabalha em meio aos diálogos, mas as perguntas presentes nestes diálogos sempre levam o aluno a se perguntar sobre os temas ali discutidos. O trajeto dialético tem o objetivo de fazer com que o uso do intelecto seja constante, assim aquele que faz uso da dialética é capaz de construir em meio sua aprendizagem o conhecimento. O ser humano nunca está pronto e acabado, ele tem que se construir durante sua vida, desta forma o aluno não é um balde vazio, onde se derrama conhecimento, más sim um sujeito que está no plano do vir a ser, ou seja, do tornar-se. Esse método faz com que o aluno se torne o próprio pesquisador, de seu próprio conhecimento, alimentando-o assim de forma pura, assegurando-lhe a autonomia
RES GABARITO; O ponto central dessa análise sobre o pensamento platônico refere-se à tentativa de encontrar uma solução para o problema do conhecimento. A filosofia platônica se delineia a partir da tentativa de encontrar solução para o problema do conhecimento.
Como Platão concebe os ideais de homem virtuoso e de Estado justo? Quais as implicações desses ideais para a concepção platônica de Paideia Justa?
Deu origem a um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade para formar sábios e encontrar a virtude, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.
O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. Platão acreditava que, por meio do conhecimento, seria possível controlar os instintos, a ganância e a violência, segundo ele a educação, a política e a ética constituíam os três pilares básicos para a formação integral do homem grego
RESP GABARITO; Trata-se de comentar sobre a teoria da alma (psyché), na qual a pedagogia se fundamenta, e o ideal de homem vigoroso a ser almejado por ela, a reforma moral e política de Atenas, que requer uma redefinição de Justiça, e, por fim, os desafios éticos e políticos. Um ponto a se destacar é que a justiça, para Platão, precisa ter o olhar reeducado por meio do Bem, o Bom, o Belo e o Justo. Outro ponto é a ideia de Estado justo, que precisa da reforma da cultura e educação de seu tempo.
Estabeleça algumas relações entre a alegoria da caverna e o programa educativo platônico. Dê um exemplo de como a alegoria da caverna poderia estar presente em algumas situações educativas nos dias de hoje. A caverna é a representação da vida humana vivida numa sociedade política, quem conhece a luz do conhecimento, questiona, enfrenta, não aceita tudo que lhe impõem. 
Essa é a maior relação entre os dois, quem vê e quem não quer ver. Quando o educador faz com que seus alunos deem créditos somente ao seu saber, ao seu modo de ser, seu modo de pensar e não há lugar para o diálogo, não há lugar para as dúvidas, existe meramente a reprodução do conhecimento.
RESP GABARITO; Tal alegoria se inicia com a descrição de prisioneiros em uma caverna. Presos totalmente, só enxergam as suas sombras projetadas. Se os prisioneiros saíssem e experimentassem, por exemplo, olhar de outras maneiras e levantar hipóteses, seria o olhar do pensamento do mundo. A alegoria também associa a sua teoria do conhecimento e pressupõe a formação interior compreendida pelo ideal de Paideia Justa. Pode-se dar como exemplo as possibilidades de novas metodologias que estimulam o pensar, o conhecimento e a resolução de problemas.
 
Qual a provável diferença entre o pensamento platônico e o pensamento socrático no que se refere às suas concepções pedagógicas? Explique.
Ele se utilizava do método maiêutico, baseado na ironia e no diálogo, o qual tinha como finalidade dar discussão à novas idéias. Isso por que todo erro é fruto da ignorância, e toda virtude é conhecimento: conceber novas idéias é dever primordial de um filósofo. Sócrates fazia uso da ironia para bombardear nos discípulos o orgulho e a arrogância do saber. O objetivo de Sócrates não era de destruir a filosofia anterior a ele, mas trazer aos seus discípulos uma consciência própria, ou seja, uma busca de suas próprias respostas e imprecisões sobre determinados assuntos filosóficos. Depois de se libertar do orgulho e de toda pretensão, os discípulos eram capazes de construir suas próprias idéias, e conseqüentemente, rever onde se errara, corrigindo-as. Essa segunda etapa Sócrates chamava de maiêutica, arte de parto das idéias ou de trazer á luz. 
A dialética platônica tem como objetivo, o dialogo com a vida. A dialética é a esfera da vida. A educação platônica implica na aprendizagem do homem através de perguntas sobre a vida, na vida e com a vida. A educação do homem em Platão é marcada por duas tríades: uma composta de mente, vontade e coração e uma tríade trágica marcada pelo sofrimento, culpa e morte, essas duas tríades floresce no homem um caminho a ser tomado em busca do conhecimento
RESP GABARITO; O pensamento platônico prescrevia preparar a percepção das crianças e dos jovens para que acompanhassem o raciocínio científico e o conhecimento matemático e das ciências. Sócrates não se coloca como professor que ensina um conhecimento pronto e acabado, mas aparece com mundo interior, enquanto uma pedagogia da razão. Seria esse um dos pontos que poderiam ser explorados.

Outros materiais