Buscar

Relações trabalhistas e sindicais 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relações trabalhistas e sindicais – prova parcial 1
	Avaiação Parcial: GST0403_SM_201607247143 V.1 
	 
	Aluno(a): CARLENE PALMIRA DO REGO MAGALHAES CABRAL
	Matrícula: 201607247143
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 16/10/2017 18:47:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607854604)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A classe trabalhadora durante muitos anos foi dominada, permanecendo até que os trabalhadores conquistassem seu espaço de luta. No Governo de Getúlio Vargas os direitos dos trabalhadores foram consolidados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os contornos maiores ao movimento sindical brasileiro. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Os sindicatos no Brasil foram criados em 1943 e possuem alguns aspectos que não devem ser repensados, tais como a unicidade e a contribuição sindical.
	 
	Os sindicatos resistiram a legalização imposta pelo Governo e mesmo assim, conseguiram avanços como o limite da carga horária diária em 8 horas e o descanso semanal remunerado;
	
	Os congressos operários surgidos no Rio de Janeiro tiverem apoio das autoridades constituídas, que facilitaram a participação dos líderes sindicais;
	
	No período do governo militar, apesar da repressão existente, as lutas sindicais aumentaram fortalecendo o movimento sindical;
	
	O Ministro do Trabalho Lindolfo Collor através de um Decreto-Lei criou as amarras do movimento sindical por meio do controle financeiro, porém, com a Constituição Federal de 1988 este controle deixou de existir;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608003072)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a revolução industrial marque a alternativa incorreta:
		
	
	Para aumentar a força de trabalho nesses locais, empregavam-se mulheres e menores de idade. Além disso, os salários eram baixos, o que resultou em descontentamento geral.
	
	As fábricas e oficinas do século XVII  apresentavam péssimas condições de trabalho: lugares sujos, abafados e pouco iluminados.
	
	A Revolução industrial permitiu mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo.
	 
	Os empregadores se preocupavam com a limpeza e com as condições de trabalho em suas fábricas e os trabalhadores recebiam salários muito altos.
	
	A Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608087181)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Convenção n.º 87 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, entre outros temas, tem como conteúdo:
		
	
	as contribuições sindical e confederativa e foi ratificada pelo Brasil, porque compatível com o ordenamento constitucional.
	 
	a liberdade e a pluralidade sindicais e não foi ratificada pelo Brasil, porque incompatível com o ordenamento constitucional.
	
	a intervenção e a interferência do Estado na organização sindical e não foi ratificada pelo Brasil, porque incompatível com o ordenamento constitucional.
	
	a garantia contra despedida arbitrária ou sem justa causa e foi ratificada pelo Brasil, porque compatível com o ordenamento constitucional.
	
	a estabilidade do dirigente sindical e não foi ratificada pelo Brasil, porque a matéria já está regulamentada no ordenamento constitucional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608003124)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o direito coletivo marque a opção incorreta:
		
	 
	A confederação sindical de âmbito nacional caracteriza-se com um simples sindicato nacional.
	
	Um dos princípios do direito coletivo é o da liberdade sindical.
	
	O STF afirma que só as confederações sindicais constituídas na forma da CLT podem produzir normas válidas.
	
	o Direito Coletivo do Trabalho estuda as relações coletivas a serem observadas no contrato de trabalho, suas aplicações sobre esse pacto e as consequências advindas deste.
	
	o Direito Coletivo do Trabalho trata das regras coletivas que serão observadas pelas partes contratantes, em decorrência do contrato individual do trabalho e da Organização Sindical a que essa atividade venha a pertencer. Por isso, o Direito Coletivo do Trabalho está inserido no segmento do Direito do Trabalho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607515793)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando estudamos a origem dos sindicatos descobrimos que em uma de nossas constituições houve uma evolução na qual assegurava a pluralidade sindical e a completa autonomia dos sindicatos. Estamos falando de qual Constituição?
		
	
	1946
	
	1937
	
	1988
	 
	1934
	
	1891
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607540729)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1720, a figura do sindicato surge em detrimento do desaparecimento das:
		
	
	Federações;
	
	Confederações;
	
	Centrais sindicais;
	 
	Corporações de Ofício;
	
	Comissões de trabalhadores.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608003141)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre os deveres do sindicato é correto afimar:
		
	 
	o sindicato tem o dever de promover a solidariedade social, a compreensão entre as classes e, consequentemente, está negociando e impedido de fomentar lutas entre os diversos grupos que o compõem.
	
	Nas prerrogativas conferidas aos sindicatos por lei não há nenhuma obrigação imposta a eles na proteção dos trabalhadores.
	
	De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 5º, Inciso XIX, as associações poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial ou através de acordo extrajudicial e individual e nunca é exigido, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
	
	O sindicato não é obrigado por lei a prestar assistência judiciária junto aos seus associados.
	
	caso um ou mais membros de determinado órgão de representatividade de classe necessite da prestação jurisdicional para reclamar seus direitos trabalhistas, o sindicato jamais assegurará a assistência judiciária na solução dos conflitos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608003128)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre as prerrogativas e deveres dos sindicatos marque a opção incorreta:
		
	 
	A prerrogativa que a lei confere ao sindicato é representar, perante autoridades administrativas e judiciárias somente os interesses gerais de uma categoria ou profissão liberal e jamais os interesses individuais.
	
	Embora legalmente registradas, as prerrogativas atribuídas ao sindicato não podem ser usadas pelas associações profissionais. Somente os sindicatos têm esse privilégio.
	
	A prerrogativa que a lei confere ao sindicato é representar, perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais de uma categoria ou profissão liberal, ou os interesses individuais dos associados, relativos à atividade ou profissão exercida.
	
	No caso de haver conflito entre os interesses de dois ou mais sindicatos filiados a uma mesma Federação, nada impede que cada um deles compareça à autoridade competente para pôr fim à divergência.
	
	O sindicato representa em nome não apenas de seus associados, mas de todos aqueles que integram a mesma categoria, ao passo que, em relação aos interesses individuais, só poderá fazê-lo quando o interessado for seu associado.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201607944691)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a opção correta sobre representação de trabalhadores nas empresas:
		
	
	A representação não torna possível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa, sendo impossível o debater possíveis melhorias nas condições de trabalho e nos salários a serem pagos.
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é criar conflitos oriundos das relaçõesde trabalho no âmbito da empresa, aumentando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	O representante jamais poderá exercer qualquer fiscalização trabalhista dentro da empresa, nem verificar o fiel cumprimento da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
	 
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	A representação torna impossível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa, sendo somente possível discutir possíveis perdas nas melhorias das condições de trabalho.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201607873055)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmações e assinale a alternativa correta: I. É assegurada aos trabalhadores que laboram em empresa com mais de 200 empregados a eleição de um representante com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com o empregador. II. A lei pode exigir autorização do Estado para fundação do sindicato. É exemplo o Registro no Ministério do Trabalho e do Emprego. III. Foi garantido aos trabalhadores pela Constituição Federal de 1988 o direito de greve cabendo aos trabalhadores consultar previamente a Justiça do Trabalho para que ela decida sobre a oportunidade de exercer esse direito e os interesses que serão defendidos por meio do movimento grevista.
		
	 
	Apenas a assertiva I está correta
	
	Apenas a assertiva II está correta
	
	As assertivas II e III estão corretas
	
	As assertivas I e II estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta

Outros materiais