Buscar

FARMÁCIA HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

o: 
	Matrícula: 
	Disciplina: SDE3503 - FARMÁCIA HOSPITALAR 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		O hospital, para exercer suas funções, conta com a unidade de farmácia hospitalar, cuja finalidade é garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes através do uso seguro e racional de medicamentos. Todas as propostas abaixo constituem vantagens conseguidas com a padronização de medicamentos numa farmácia hospitalar, exceto:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Para os pacientes, existe a confiança do uso do medicamento correto, e a satisfação psíquica por não necessitar do serviço de familiares para a aquisição de quaisquer outros remédios pertinentes ao seu tratamento, dos quais o hospital não disponha.
	
	
	Fica mais fácil a realização de ações de farmacovigilância, visto que, com um número mais restrito de medicamentos, possibilita aumentar a experiência e o nível de conhecimento dos prescritores e dispensadores, facilitando o monitoramento e a identificação de reações adversas.
	
	
	O serviço de enfermagem se beneficia através da melhor interação com o corpo clínico médico, com o uso da mesma linguagem quanto a nomes e fórmulas de medicamentos e a familiarização com os produtos padronizados.
	
	
	Para a farmácia, implica em melhor controle de estoques através da maior diversidade de produtos, uma vez que fornece um arsenal maior de medicamentos ao corpo clínico, viabilizando uma melhor resposta dos pacientes aos tratamentos disponíveis.
	
	
	O hospital se beneficia com a padronização através da redução do custo dos estoques, da redução de pessoal ligado às estratégias de controle dos mesmos e da redução do espaço físico destinado às acomodações da farmácia.
	
	
		2.
		Considere as seguintes afirmativas sobre seleção de medicamentos, e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso). ( ) A seleção é uma atividade que está a cargo do farmacêutico e tem grande relevância para promoção do uso racional de medicamentos. ( ) A seleção contribui para a racionalização das rotinas de aquisição, armazenamento, dispensação e controle. ( ) A seleção visa promover a atualização terapêutica, reduzir custos para otimizar os recursos finaceiros do hospital e contribuir para a qualidade da farmacoterapia. A alternativa que contém a seqüência correta é
		Quest.: 2
	
	
	
	
	F, V, V.
	
	
	V, F, V.
	
	
	F, F, F
	
	
	V, V, F.
	
	
	V, V, V.
	
	
		3.
		A seleção de medicamentos deve ser um processo dinâmico, continuo, multidisciplinar e participativo. A adesão a lista final depende, em muito, de seu processo de elaboração. Os profissionais da equipe de saúde, principalmente os prescritores e enfermeiros, devem ser incentivados a participar desse processo. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia largamente adotada para possibilitar a participação desses atores.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Solicitação de uso.
	
	
	Formulário de inclusão e exclusão de medicamentos.
	
	
	Pedido diário de medicamentos.
	
	
	Justificativa de uso.
	
	
		4.
		. Quais das funções a seguir não são atribuídas a CFT (Comissão de Farmácia e Terapêutica)?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	b) Tomar decisões, assumindo a função gerencial da assistência farmacêutica
	
	
	a) Assessoramento a gerência da assistência farmacêutica nos assuntos referentes a medicamentos.
	
	
	e) Promover e apoiar o programa de educação continuada.
	
	
	d) Produzir material informativo sobre medicamentos
	
	
	c) Auxiliar no desenvolvimento de ações educativas na busca de uso racional de medicamentos
	
	
		5.
		Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Constitui uma vantagem do Sistema de Distribuição de Medicamentos por dose individualizada: Redução da incidência de erros de administração de medicamentos; Identificação do medicamento até o momento de sua administração, sem necessidade de transferências e cálculos; Auxílio no controle da infecção hospitalar devido à higiene e à organização no preparo das doses; Mínima espera na execução das prescrições de medicamentos; Além da possibilidade de revisão das prescrições médicas.
	
	
	Os objetivos de uma farmácia hospitalar baseiam-se em contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e correlatos. Assim dentre os objetivos da farmácia hospitalar podemos afirmar: Estabelecer um sistema eficaz, eficiente e seguro de distribuição de medicamentos; Implantar um sistema apropriado de gestão de estoques; Desenvolver independente, ou com a Comissão de Farmácia e Terapêutica ou similar, a seleção de medicamentos necessários ao perfil assistencial do hospital; Proporcionar suporte para as unidades de produção de propedêutica e terapêutica.
	
	
	Quanto ao sistema de distribuição COLETIVO de medicamentos podemos afirmar que nesse sistema as solicitações de medicamentos são feitas por unidades assistenciais da instituição, sendo os produtos distribuídos por um determinado período de tempo; É vantagem deste sistema, a redução no número de solicitações e devoluções de medicamentos à farmácia; Nesse sistema há o risco de aumento dos erros de medicação (transcrição, distribuição, administração); Nesse sistema não está relacionado o aumento de perdas econômicas; Este sistema não permite uma assistência farmacêutica de qualidade ao paciente.
	
	
	No que diz respeito ao processo de seleção e padronização de medicamentos de uma farmácia, podemos dizer as seguintes características: O processo de seleção de medicamentos deve cumprir o objetivo de assegurar uma terapêutica racional de baixo custo; É uma das etapas importantes deste processo é a divulgação do formulário terapêutico; A comissão de Farmácia e Terapêutica tem outras funções além das envolvidas com a seleção e padronização de medicamentos.
	
	
	Das atribuições da Farmácia Hospitalar, os objetivos primários são os procedimentos mínimos indispensáveis para o monitoramento eficiente do uso dos medicamentos. São eles: Padronização dos medicamentos, planejamento de estoques, farmacotécnica, aquisição de medicamentos, armazenamento e dispensação de medicamento, controle de infecções hospitalares e farmácia clínica.

Outros materiais