Buscar

prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Escreva o que você entende sobre os controles horizontais e verticais na Adm. Pública.
No que tange à administração pública, o controle horizontal está relacionado ao controle exercido entre os poderes (legislativo, executivo, judiciário). Ele é considerado um controle mútuo entre os poderes e pode ser exercido por órgãos como a CGU. Já o Controle Vertical diz respeito ao controle efetuado pelo povo sob seus governantes, numa relação verticalizada. Ele é mais desigual e pode ser exercido pela população através do voto, por exemplo.
2- O parágrafo único do artigo 70 da CF diz também que qualquer PESSOA FÍSICA ou jurídica, PÚBLICA ou privada, que utilizar, ARRECADAR, gerenciar ou administrar DINHEIRO, bens e valores públicos pelos quais a União responda ou que em nome desta assuma obrigações de natureza pecuniária, deverá PRESTAR CONTAS à SOCIEDADE.
3- Explique a relação CUSTOS X BENEFÍCIOS atinente aos controles.
A relação custo x benefício atinente aos controles diz respeito ao benefício que é identificado pela entidade, diante dos custos incorridos pela mesma para a implantação e operacionalização desse controle. Nessa relação, o benefício deve ser maior que o custo, ou pelo menos igual, para que seja viável a manutenção do controle interno dentro das entidades.
4 – Porque é importante o CONTROLE INTERNO para as entidades?
O controle interno é importante para as entidades, tendo em vista, que evitam a ocorrência de desvios, falhas, impropriedades e irregularidades, propiciando informações oportunas e confiáveis, capazes de atender todos os níveis hierárquicos da administração, contribuindo para uma melhor gestão e no alcance dos objetivos da entidade. Além disso, ele trata de salvaguardar os ativos financeiros e físicos quanto à sua boa e regular utilização, assegurando o cumprimento das normas estabelecidas. Quanto maior for o grau de adequação dos controles internos administrativos, menor será a probabilidade de falhas existentes, pois estarão sendo reduzidos os riscos inerentes à gestão propriamente dita.
5 – Escreva sobre os controles gerenciais, funcionais, independentes e de fluxo.
Os controles gerenciais são exercidos no nível superior da organização, por indivíduos que não participam do processamento das operações e, por isso, são voltados para a condução dos negócios da entidade. Representam recursos através dos quais a administração tem acesso às informações que contribuirão para o acompanhamento das entidades.
Os Controles Funcionais são dirigidos à estrutura funcional e organizacional da entidade, distribuindo as funções e responsabilidades a cada pessoa que nela milita. Essa delegação de autoridade e responsabilidade deve ser compatível com a hierarquia existente na entidade, respeitando os limites estabelecidos pela administração.
Os controles independentes são estabelecidos pela administração com a finalidade de identificar erros e omissões ocorridos, sem serem relacionados ao fluxo diário de informações. Eles não são preventivos, pois não evitam que os erros e omissões aconteçam, apenas os apontam. Devem ser exercidos por pessoas ou departamentos independentes do processo de transação.
Os controles de fluxo, como seu próprio nome está dizendo, são os controles que estão inseridos no fluxo de documentos e atuam no sentido de assegurar que os procedimentos sejam feitos de acordo com as normas. São chamados controles preventivos por serem realizados para evitar erros e omissões.

Continue navegando

Outros materiais