Buscar

Avaliando Administrativo1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		O ato de remoção de servidor público, de ofício, como forma de punição do mesmo, confronta o seguinte princípio da Administração Pública:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	ampla defesa.
	
	
	razoabilidade;
	
	
	legalidade;
	
	
	finalidade; (correta)
	
	
	publicidade;
	
	
		2.
		(TRT-23ª/ Juiz do Trabalho Substituto/ 2004) Associe corretamente e marque a alternativa correspondente: 1) Sistema de jurisdição única. 2) Faculdade que dispõe os chefes dos Poderes Executivos de explicar a lei para a sua correta aplicação. 3) Distribui e escalona as funções de seus órgãos, ordenando e revendo a atuação de seus agentes. Estabelece a relação de subordinação entre os servidores de quadro de pessoal. 4) Confere à autoridade administrativa ¿ ante certa circunstância ¿ escolher uma entre várias soluções possíveis. A) Poder hierárquico. B) Sistema judiciário. C) Poder discricionário. D) Poder regulamentar. A resposta correta se encontra em:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	1B 2C 3A 4D.
	
	
	1D 2B 3A 4C.
	
	
	1B 2D 3A 4C. (Correta).
	
	
	1C 2A 3D 4B.
	
	
	1C 2D 3B 4A.
	
	
		3.
		No contexto da Administração Pública Federal, o que distingue e/ou assemelha os órgãos da Administração Direta em relação às entidades da administração Indireta, é que
		Quest.: 3
	
	
	
	
	os primeiros são dotados de personalidade jurídica de direito público, as outras são de direito privado.
	
	
	são todos dotados de personalidade jurídica de direito privado.
	
	
	são todos dotados de personalidade jurídica de direito público.
	
	
	os primeiros integram a estrutura orgânica da União e as outras não.(Correta)
	
	
	todos integram a estrutura orgânica da União.
	
	
		4.
		O ato administrativo exorbitante do exercício do poder regulamentar pode ter os respectivos efeitos:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Sustados pelo Poder Legislativo.(Correta)
	
	
	Anulado pelo Poder Judiciário.
	
	
	Anulados pelo poder Legislativo.
	
	
	Sustados pelo Tribunal de Contas.
	
	
	Revogados pelo Poder Judiciário.
	
	
		5.
		(Adaptação OAB/FGV) O fiscal de posturas de determinado munícipio procedeu, às 3 horas da madrugada, ao imediato fechamento de uma boate, sob o fundamento de que o estabelecimento estaria vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Com isso, os clientes da referida boate foram imediatamente retirados do local e as portas, lacradas. O responsável legal pela boate, indignado com a conduta do fiscal, alegou que os menores foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas do lado de fora do estabelecimento e que não houve a devida autuação, conforme exigido pela lei e regência. Por outro lado, afirmou que a interdição se deu exclusivamente pelo fato de os agentes de segurança da boate terem impedido o referido fiscal de ingressar no local, com sua namorada, sem pagar. Com relação à situação hipotética descrita no texto, assinale a opção correta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O ato de interdição administrativa, em tese, poderia ser praticado, de maneira cautelar, mesmo sem o devido processo legal e a ampla defesa, diante a urgência da medida, para salvaguardar o interesse público.(Correta).
	
	
	A alegada ausência de autuação não invalida o ato, mesmo que exigida pela lei, diante do requisito da auto-executoriedade dos atos administrativos.
	
	
	O ato em tela é vinculado, já que a lei proibe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, estando o fiscal apenas cumprindo o que determina a lei.
	
	
	A interdição não seria possível, na hipótese, diante do fato de o fiscal não ter arrolado os nomes dos menores que estariam consumindo bebidas alcoólicas, com vistas a comprovar o seu ato.

Continue navegando