Buscar

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL EX. 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
	Simulado: CCJ0044_SM_201510760709 V.1 
	Aluno(a): LUCIVALDO NASCIMENTO DE LIMA
	Matrícula: 201510760709
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 10/05/2017 18:54:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201511417048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Os efeitos da decisão que afirma a inconstitucionalidade da norma em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade, em regra, são ex tunc.
	
	Não se admite a desistência após a propositura da Ação Declaratória de Constitucionalidade.
	
	A União Nacional dos Estudantes não tem legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	 
	É impossível o esclarecimento de matéria de fato em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511527690)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No ano 2000 foram criadas as leis ordinárias n. 3000 e 3500, cujo conteúdo estava formal e materialmente de acordo com a Constituição de 1988, portanto se tratava de (1). Entretanto em 2001 a Constituição, após manifestação do Poder Constituinte Derivado Reformador, passou a exigir que o tema "Z', que é o inerente ao da lei 3000, fosse tratado por lei complementar, acarretando a (2). Já o tema da lei 3500, embora tenha continuado a ser de lei ordinária, foi completamente alterado no texto constitucional levando a uma incompatibilidade substancial daquela lei face a Lei Maior o que acarretou a (3).
		
	
	1-Constitucionalidade; 2-Recepção e 3-Inconstitucionalidade
	 
	1-Constitucionalidade; 2-Constitucionalidade e 3-Revogação
	
	1-Constitucionalidade; 2-Constitucionalidade e 3-Inconstitucionalidade
	 
	1-Constitucionalidade; 2-Recepção e 3-Revogação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510919709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta no que diz respeito ao controle das omissões inconstitucionais.
		
	 
	A ação direta de inconstitucionalidade por omissão que objetive a regulamentação de norma da CF somente pode ser ajuizada pelos sujeitos enumerados no artigo 103 da CF, sendo a competência para o seu julgamento privativa do STF.
	
	A omissão inconstitucional pode ser sanada mediante dois instrumentos: o mandado de injunção, ação própria do controle de constitucionalidade concentrado; e a ação direta de inconstitucionalidade por omissão, instrumento do controle difuso de constitucionalidade.
	
	Na omissão inconstitucional total ou absoluta, o legislador deixa de proceder à completa integração constitucional, regulamentando deficientemente a norma da CF.
	
	O mandado de injunção destina-se à proteção de qualquer direito previsto constitucionalmente, mas inviabilizado pela ausência de norma integradora.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511445249)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS: São características da ADI: I ¿ Cabe ADI para leis de efeito concreto, ato do poder público materializado por lei. II ¿ Para Súmula Vinculante não cabe ADI. III ¿ Cabe ADI para Medida provisória, inclusive após a perda de eficácia. IV ¿ Cabe ADI para Decreto de caráter não meramente regulador.
		
	 
	Assertivas II, III e IV.
	 
	Assertivas I e IV.
	 
	Assertivas II e IV.
	 
	Assertivas I, II e IV.
	 
	Assertivas III e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511038859)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO João ingressa com ação individual buscando a repetição de indébito tributário, tendo como causa de pedir a inconstitucionalidade da Lei Federal "X", que criou o tributo. Sobre a demanda, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O juiz de primeiro grau não detém competência para a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, mas somente o Tribunal de segundo grau e desde que haja prévio pronunciamento do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.
	
	Caso a questão seja levada ao Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinário, e este declarar a inconstitucionalidade da Lei Federal "X" pela maioria absoluta dos seus membros, a decisão terá eficácia contra todos e efeitos vinculantes.
	
	João não possui legitimidade para ingressar com a demanda, questionando a constitucionalidade da Lei Federal "X", atribuída exclusivamente às pessoas e entidades previstas no art. 103 da Constituição.
	 
	O órgão colegiado, em sede de apelação, não pode declarar a inconstitucionalidade da norma, devendo submeter a questão ao Pleno do Tribunal ou ao órgão especial (quando houver), salvo se já houver prévio pronunciamento deste ou do plenário do STF sobre a sua inconstitucionalidade.

Outros materiais