Buscar

filme ser e ter ATIVIDADE COMPLEMENTAR COMPLETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme conta a história do professor Georges Lopes que está prestes a se aposentar no decorrer dos anos 90, ele trabalha em uma escola rural no centro da França, onde leciona para uma sala que vai do pré-escolar até o ensino fundamental. Em uma única sala, ele dá conta de alunos com idades entre 4 a 11 anos. Mostra um ensino no qual o estudantes tem um professor dedicado que os conduz da infância à adolescência. Os principais objetivos de Georges é ensinar aos seus alunos valores e cortesia, sempre valorizando suas relações pessoais para que dessa forma possa manter uma harmonia entre os alunos em sala de aula, como sabia que não estaria ao lados destas crianças para sempre, procurava criar e desenvolver a autonomia de cada um, tentando transmitir que é mais importante ser do que ter.
Os propósitos passados no documentário é o de ensinar, construir a personalidade e desenvolver a autonomia de cada aluno. O professor George conduz as crianças com paciência, participa de suas discussões, escutando os problemas de cada um. O filme mostra a influência positiva do educador na formação do caráter de seres humanos desde pequenos.
Para mim este filme é totalmente ilusório, pois foge muito da nossa realidade, pois dificilmente um professor irá acompanhar seus alunos por um longo período, isto possibilitaria o professor conhecer a fundo a realidade e o cotidiano de seus aluno, conseguindo ensinar de maneira significativa. 
Além disso, o aprendizado da escola envolve diversas atividades extras, que não ocorrem com frequência no ensino tradicional, como ir ao campo fazer piquenique na companhia dos pais, fazer panquecas, brincar em uma máquina de xerox, e até mesmo andar de trenó na neve.
O filme mostrou a importância do professor ser afetuoso com seus alunos, pois assim estabelece uma relação de segurança, ajudando o aluno a superar erros e aprender com eles, evitando bloqueios afetivos, exatamente o que foi possível perceber na relação do professor com seus alunos, os quais tinham liberdade para discutir qualquer assunto, estabeleceram assim uma confiança que foi positiva para o processo de aprendizagem.
Na minha opinião, “Ser e Ter” é um filme de uma simplicidade encantadora, pois mostra a vida com autenticidade e inteligência, apresentando o mundo da criança com sua espontaneidade e admiração perante o que aprenderam, enfim, é um filme fundamental para todos aqueles que trabalham na missão de educar.

Continue navegando