Buscar

Importância, Conservação e Diversidade dos Insetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cap. 1 – Importância, diversidade e conservação dos insetos
A Entomologia é o estudo dos insetos e seu foco principal é a busca da relação destes com o homem, as plantas e os animais. Os insetos são o maior grupo de animais e por apresentarem grande diversidade, estão relacionados com várias áreas biológicas, tanto maléficas, quanto benéficas.
Algumas das áreas mais estudadas são:
-Agrícola: que envolve principalmente a relação dos insetos pragas com as plantações, buscando o controle biológico, reduzindo a utilização de agrotóxicos nas produções;
-Médica e veterinária: busca a relação dos insetos com a transmissão de doenças e possíveis utilizações medicinais;
-Forense: nessa área, é possível saber aproximadamente a hora e o dia de óbito de uma pessoa, sabendo o ciclo de vida de alguns insetos presentes no corpo.
Como pode-se ver, a entomologia é aplicada em várias áreas e é de extrema importância, principalmente para o homem.
Para se estudar essas importâncias dos insetos, é necessário que se faça a coleta dos mesmos, de forma correta, que não os danifique-os, e, de forma consciente. Para que se faça a classificação desses seres, existe a Taxonomia, que os classificam de acordo com suas características. Essa classificação se divide em Reino, Filo, Classe, Ordem, Gênero e Espécie, porém, a mais utilizada é a classificação de espécie.
Atualmente, ainda não disseminada em muitos lugares, já existe a cultura de utilizar os insetos como fonte alimentar. Essa cultura se chama Entomofagia. Na Entomofagia, os insetos são ingeridos como fonte proteica e de nutrientes essenciais que são utilizados para suprir as necessidades do organismo. A criação de insetos, é muito mais sustentável que a criação de gado, por exemplo, que emite muitos gases estufa, poluem muito mais, demandam mais alimento e água e danificam muito mais o ambiente, sendo esses artrópodes utilizados até mesmo na produção de ração para outros animais.
Para a criação, os insetos são armazenados em caixas para que sejam tratados de forma que fiquem aptos ao consumo. São alimentados com resto de alimentos (ex.: frutas, legumes e verduras) ou dejetos (ex.: esterco). Quando estão no ponto certo para serem consumidos, são desidratados ou podem ser consumidos vivos.
São montadas, também, as caixas entomológicas, que servem para exposição e/ou estudo desses pequenos animais. Para a montagem dessa caixa, é exigida a coleta desses animais, a morte e a conservação, para que estejam em um estado de conservação que seja visualmente agradável aos que veem. Essa conservação pode ser de duas maneiras:
-Líquida: animais conservados em álcool 70%;
-Seca: animais conservados em caixas.

Outros materiais