Buscar

Normas do Relatório de Bases

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Alfenas . Unifal-MG
Campus Poços de Caldas����
Normas para Elaboração de Relatórios de Atividades Práticas
O presente documento estabelece as normas gerais para elaboração dos relatórios das atividades práticas desenvolvidas na unidade curricular Bases Experimentais das Ciências Naturais (DCT-21).
1) Tipo de Papel: papel A4
2) Margens do documento: 3 cm à esquerda e superior, 2,5 cm à direita e na parte inferior.
3) Cabecalho do documento: Todas as páginas do relatório deve conter o cabeçalho abaixo especificado.
4) Fonte e Parágrafo no Relatório: O relatório deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Os títulos das secções (p.ex., Introdução, Objetivos, etc) deverão estar em negrito.
5) Organização do Relatório: Na primeira linha da primeira folha deverá ser escrito o título do Experimento, todo em letras maiúsculas e negrito. Depois deixe duas linhas em braço e coloque o nome completo de todos os integrantes da equipe. Exemplo abaixo:
Quatro linhas após o nome do último membro da equipe deve ser iniciado o relatório propriamente dito. Neste relatório deverão constar obrigatoriamente as seguintes secções:
- Introdução → nesta secção deve ser incluída a ideias centrais sobre o tema do experimento, de forma que o leitor possa tomar conhecimento do que será desenvolvido no experimento.
- Objetivo(s) → aqui deverá constar qual o(s) propósito(s) do experimento. Deve-se responder a questão: “Para que que fazer o experimento?”.
- Materiais e Métodos → nesta secção deverá ser descrito como os experimentos foram conduzidos ou montados, de forma que os experimentos possam ser reproduzidos por outras pessoas.
- Resultados → aqui devem ser apresentados os resultados obtidos com os experimentos através de tabelas, quadros ou figuras. É importante lembrar que para cada tabela, quadro ou figura apresentados deverá ser também colocado um parágrafo, no qual é descrito estes resultados.
- Considerações Finais → nesta secção, a equipe deverá colocar as idéias que surgiram após montagem e execução dos experimentos.
- Referências Bibliográficas → refere-se a todo material informativo utilizado no desenvolvimento do experimento, na análise dos resultados do experimento e nas considerações finais. As normas de citação e referências bibliográficas seguiram o padrão ABNT que constam no Manual de Normalização para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses da Unifal-MG, disponível no endereço eletrônico http://www.unifal-mg.edu.br/pesquisa/files/file/pdf/manual_normalizacao.pdf.
6) Tamanho do Relatório: O relatório deverá ter, no máximo, 15 páginas, incluindo tabelas e figuras.
7) Critérios de Avaliação do Relatório: 
 (1) Assiduidade e Participação no Experimento (até 3 pontos). Cada membro do grupo será avaliado individualmente, de acordo com sua presença no desenvolvimento do experimento;
(2) Formatação do Relatório (até 2 pontos). Será verificado se as normas aqui apresentadas foram seguidas na elaboração do relatório; 
(3) Conteúdo do Relatório (até 5 pontos). Refere-se a todo material informativo utilizado no desenvolvimento do experimento.
A entrega da versão impressa é de total responsabilidade dos membros do grupo. 
Prof. Dr. Romero Francisco Vieira Carneiro
Coordenador da unidade curricular DCT-21 (2014.1-noturno)

Outros materiais