Buscar

AÇO (slides)

Prévia do material em texto

AÇO
O aço é uma liga metálica, constituída de carbono e ferro, e extremamente procurada por suas características variadas, o que permite sua utilização em diversas áreas e produtos, como em construções, máquinas, ferramentas, utensílios, etc. A composição do aço é de 98,5% de ferro e de 0,5% a 1,7% de carbono, acrescentados de Silício. Em determinados casos, o aço também incorpora o enxofre e o fósforo.
Principais características do Aço
Durabilidade: o aço tem grande durabilidade. É um material resistente justamente por conta dos elementos que apresenta.
Maleabilidade: tem grande flexibilidade, permitindo ser moldado conforme exposto a altas temperaturas, o que permite a produção de peças de aço de variadas formas com mais facilidade.
Elasticidade: o aço é capaz de dilatar-se e voltar ao tamanho original, motivado por temperaturas muito elevadas ou muito baixas.
Resistência: o carbono presente em sua composição aumenta a resistência do aço em comparação a outros metais. Por isso, ele é tão procurado por engenheiros para fazer parte de suas obras.
Condutividade térmica: o aço tem excelente condutividade térmica, sendo capaz de conduzir energia elétrica.
Resistência à corrosão: um aço em especial, conhecido como aço inoxidável, é justamente procurado por ter alta resistência à corrosão, sendo comumente utilizado em panelas e outros utensílios de cozinha.
Principais aplicações do Aço
Uma de suas principais aplicações tem sido na construção civil, Nessa área de atuação, o aço pode ser empregado de duas formas: nas edificações (onde a estrutura base é montada com componentes de aço) ou na forma de armaduras, complementando a estrutura de concreto armado. No concreto armado, além de diminuir o tempo da construção e o custo da obra com mais materiais que seriam gastos, também permite que sejam construídos vários andares, pois é o aço que fornece a resistência à tração ou à força perpendicular ao edifício, como a força dos ventos. Além disso, o aço pode ser aplicado na fabricação de outros tipos de ligas metálicas com diferentes propriedades que podem ser utilizados de acordo com a necessidade. Como exemplo, temos o aço inoxidável, que é composto de 74% de aço comum, 18% de Cr (cromo) e 8% de Ni (níquel).
Tipo de ensaio mais adequado para o Aço
O ensaio de tração é um método de avaliação da resposta estrutural do aço para cargas aplicadas, com resultados expressos como uma relação entre deformação e tensão. No ensaio de tração, um corpo de prova ou provete é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material. Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em toda a sua extensão, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material. A uniformidade da deformação permite ainda obter medições para a variação dessa deformação em função da tensão aplicada.

Continue navegando