Buscar

Portfólio Tecnologia Inclusão

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
A TECNOLOGIA USADA PARA ALUNOS DE INCLUSÃO
Por Bárbara Dourado Pimentel, RU: 992089
Polo Ilhabela
Data 01/09/2017
 
 Fonte: http://swbrasil.org.br
A tecnologia vem se tornando cada vez mais presente na vida de todos nós, principalmente dos jovens. Com isso, o professor vem usando a tecnologia para entreter seus alunos na sala de aula para possuírem uma aula mais dinâmica e que os alunos se interessem, no caso estão usando a tecnologia como estratégia. Sabemos que a educação inclusiva é bem difícil, então o professor também tem usado a tecnologia para ajudar esses alunos na aprendizagem.
Softwares, equipamentos de comunicação alternativa e diversos outros itens ampliam a habilidade funcional dos jovens, e acabam tornando ferramentas úteis para a aprendizagem.
Uma escola na cidade de São Paulo já usa a tecnologia dentro da sala de aula, mesmo com alunos de inclusão. Os próprios alunos considerados ‘normais’ criam aplicativos, ferramentas, para ajudar alunos de inclusão, como: aplicativos que traduzem para a língua de sinais, ou atividades lúdicas que chamariam a atenção de um aluno autista, por exemplo... Os alunos usam os seus próprios aparelhos para aprender dentro da sala de aula.
Com esse meio de aprendizagem, os alunos de inclusão acabam se envolvendo mais com os outros alunos, pois acabam sendo auxiliados e realizam atividades em conjunto. Com o acesso à tecnologia, a criança tem o auxílio de ferramentas visuais, sonoras e recursos de escrita. Tudo isso pode ajudar a desenvolver o conhecimento de uma criança que até então não tinha muitos meios de aprender. 
Com a tecnologia, o aprendizado também acaba sendo mais rápido, o aluno acaba tendo mais interesse de estudar e aprender, e assim o ensino será mais eficiente. Essa escola vem usando essa estratégia para os alunos de inclusão interagirem mais, o que acaba gerando a inclusão com os outros alunos, e ajuda bastante no avanço do aprendizado.

Continue navegando