Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	
	Avaiação Parcial: CCJ0145_SM_201702457711 V.1 
	 
	Aluno(a): ITALO CHARLES OLIVEIRA DA SILVA
	Matrícula: 201702457711
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 24/10/2017 18:26:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703539558)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conceito sociológico do Direito corresponde:
		
	
	Às pesquisas acadêmicas dos doutrinadores do direito e sociólogos de romperem com o conservadorismo normativo característico das leis e ampliarem o escopo da pesquisa para áreas sociais e trabalhistas
	
	corresponde à ligação existente entre a norma jurídica e comunidades pobres onde o Direito não é exercido pelo Estado, mas sim por grupos internos.
	
	A sociologia do Direito é um ramo das Ciências Sociais que busca entender a construção da norma jurídica a partir de uma perspectiva psicológica, socializante, em que cada indivíduo é responsável em criar sua própria norma jurídica.
	
	Às orientações ideológicas partidárias que compreendem posições de Direita e de Esquerda na composição dos conflitos na esfera legislativa
	 
	ao conjunto de norma de conduta universal, abstrata, obrigatórias e mutáveis impostas ao grupo social, destinadas a disciplinar as relações externas dos indivíduos, prevenindo e compondo o conflito.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702524211)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dos nossos tribunais, podemos concluir que: I. é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficar sujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas; II. o jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais, para resguardar sua imagem; III. o jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamento científico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito; IV. a produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático, isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas; V. a participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito de forma mais adequada aos anseios da sociedade. Assinale a alternativa correta:
		
	
	II, III e V
	
	I, II e III
	
	III e IV
	 
	III e V
	
	I, III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702533782)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito à função social do Direito podemos afirmar que: Assinale a alternativa incorreta.
		
	
	com base em uma perspectiva tradicional, as principais funções do Direito são prevenir e compor litígios
	
	a decisão judicial não é a única forma de resolver os problemas sociais. Em algumas circunstâncias, outros mecanismos de composição dos conflitos podem ser igualmente saudáveis para o convívio social.
	
	pode-se dizer que são três os principais critérios para a composição dos conflitos: autoritário, voluntário e jurídico
	 
	as características da composição jurídica são a publicidade, a posterioridade e a universalidade
	
	o ato de contratar não é disciplinado apenas pela simples vontade dos contratantes, pois está sujeito a interesses sociais
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702524180)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Ferdinand Lassalle, existem:
		
	
	uma Constituição Normativa e uma Constituição Modelar, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder.
	
	uma Constituição Pétrea e uma Constituição Constituinte, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel
	 
	uma Constituição Formal e uma Constituição Real, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder
	
	uma Constituição Rudimentar e uma Constituição Fictícia, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703288669)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da eficácia social das normas jurídicas, pode-se afirmar que as normas mais eficazes são: I) Somente aquelas cumpridas de forma espontânea II) Somente aquelas que guardam um vínculo real com a sociedade que as instituiu e que expressam necessidade social e que correspondem aos anseios populares III) Somente aquelas que não são condicionadas pela coação estatal Das afirmativas acima, estão INCORRETAS:
		
	
	II e III
	
	I e II
	 
	I e III
	
	todas
	
	nenhuma
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702525175)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(...) descrever o significado e a função que exerce o pensamento crítico no Direito não só no sentido de questionar e desmitificar o que legalmente está posto (o injusto e ineficaz), mas, sobretudo, como um instrumento pedagógico que possibilite a construção das premissas fundantes que conduzem a um Direito 'novo'. É natural, em face da crescente problematização, que se faça a aproximação e o paralelo entre a 'crítica jurídica' e a pratica do 'Direito Alternativo'. (WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução ao Pensamento Jurídico Crítico. 5 ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 152-153) Marque a alternativa incorreta:
		
	
	pluralismo jurídico
	
	inserção da teoria crítica no direito;
	
	crítica jurídica
	 
	positivismo jurídico
	
	direito alternativo
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703266314)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao quadro eleitoral e partidário existente no país na atualidade, é possível afirmar que: I- As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, somente.
	
	II, somente.
	 
	III, somente.
	
	II e III, somente.
	
	I e II, somente.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702717601)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promove, por meio da Divisão da Justiça Itinerante e Acesso à Justiça, o projeto Justiça Itinerante, que garante a expansão da prestação jurisdicional e leva o Poder Judiciário até o cidadão. O programa consiste na visita regular de um Órgão Jurisdicional Itinerante a determinadas localidades, para prestação jurisdicional nas áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil e Especial Cível. (...) Os atendimentos são realizados em uma unidade volante dotada de equipamentos, mobiliário e pessoal. Integram a equipe de todos os ônibus um juiz de Direito, um promotor de Justiça e um defensor público, além de serventuários do Judiciário, Ministério Público e da Defensoria.(...) www.tjrj.jus.br em 19.09.2013. Depreende-se da notícia acima, que o programa da Justiça Itinerante do TJRJ, tem como objetivo
		
	 
	democratizar o acesso à Justiça e reduzir a lentidão da prestação jurisdicional;
	
	aumentar o índice de produtividade do defensor público;
	
	aumentar o índice de produtividade do promotor de justiça;
	
	aferir a atuação dos magistrados junto às comunidades, etapa obrigatória para seu vitaliciamento;
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703169331)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A independência ou autonomia dos Poderes do Estado não contraria o imperativo de harmonia entre eles. Trata-se do interesse público. Apesar de especializados em suas atividades fins, ocorremsituações, em que cada um dos Três Poderes recebe atribuições por lei que pareceriam, num rápido olhar, próprias a outro. Um exemplo disso é o Poder Judiciário que realiza atos administrativos e de controle interno, por intermédio:
		
	
	do Tribunal de Contas da União (TCU).
	
	do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB).
	 
	do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
	
	do Ministério da Justiça (MJ).
	
	do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703203557)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Dalmo de Abreu Dallari: "não há dúvidas de que, na sociedade moderna, o melhor modo de seleção de juízes é o concurso público, aberto, em igualdade de condições, a todos os candidatos que preencham certos requisitos fixados em lei, excluída qualquer espécie de privilégio e discriminação". Aponte, então, o sistema de escolha dos magistrados no Brasil:
		
	 
	O sistema de concurso público é o critério adotado entre nós para escolha dos juízes de primeiro grau.
	
	Os métodos de seleção de juízes federais e estaduais são diferentes. Os juízes federais são indicados pelo Presidente da República, inclusive os da Suprema Corte, condicionada a nomeação à aprovação do Senado.
	
	O Supremo Tribunal Federal, com papel relevante na uniformidade do direito nacional, é composto de trinta juízes e quinze suplentes, designados pela Assembleia Federal, com mandato de seis anos
	
	Além do concurso público, os juízes são nomeados pelo Executivo ou designados pelo Legislativo

Continue navegando