Buscar

AVALIACAO A DISTANCIA 2 GESTAO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD 
 
 
AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 2) – 2017.1 
 
 
 
Prezado estudante, 
Vamos fazer dessa avaliação à distância um exercício de estudo para a avaliação presencial. O objetivo principal é reconhecer a importância da Gestão Educacional na perspectiva de um novo paradigma, o Multidimensional, na tentativa de refletir sobre os desafios da atual complexidade dos sistemas educacionais e das correntes pedagógicas contemporâneas. 
Lembre-se que caso não seja possível digitar e imprimir sua avaliação poderá ser realizada em folha de papel almaço, com caneta azul ou preta. 
 
De acordo com o guia da disciplina, a AD “é preparatória para a avaliação presencial, ao mesmo tempo em que serve como verificação do grau de assimilação e compreensão do aluno quanto aos conteúdos trabalhados.” 
Portanto, as atividades a seguir foram pensadas para que você tenha a oportunidade de refletir sobre os conteúdos estudados ao longo das aulas. 
 
 
 
Atividade 1– valor: 5,0 
 
Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1 apresentam, ao final de cada aula, sugestões de atividades. Assim, a Atividade 1 só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aula 
 
Texto base “ Aula 4” - Políticas Públicas e Gestão Educacional . Atividade que atende ao objetivo 1. 
A partir do que você leu em nossa aula, como você conceitua política pública?
Politica publica são as decisões que o governo toma em diferentes áreas pra auxiliar num bem a sociedade para ajudar nas soluções de problemas . A sociedade faz uma solicitação através de seus representantes que são os deputados, senadores para que aja uma melhoria do seu bem estar e esses representantes atendem (nem sempre) essas solicitações através de politicas publicas . sua implantação é responsabilidade do poder Executivo a avaliação pelo ministério publico embora a população tenha uma grande responsabilidade nisso O conceito de Políticas Públicas pode ter sentidos diferentes , o sentido politico que vê a politica publica como um processo de decisão em que existe um grande conflitos de interesse pois é pela política publica que o governo decide oque fazer , e há um outro sentido que é mais administrativo um conjunto de projetos, programas e atividades realizadas pelo governo. 
 
Texto base “AULA 5” - Gestão democrática e participativa. Atividade que atende ao objetivo . ( de acordo com o tutor e só objetivo 1)
Diga, com suas palavras, o que você entende por gestão participativa na escola. Você conhece alguma escola que tenha uma gestão participativa? Identifique uma característica que leva você a considerar esta escola como tendo uma gestão participativa.
A gestão participativa nas escolas envolve os professores, funcionários, alunos, pais ou qualquer membro da comunidade que esteja interessado na melhoria do processo pedagógico escolar , a gestão participativa é um envolvimento de todos do grupo interessados na melhoria no processo decisório da escola tornando-o mais produtivo gerando um comprometimento maior com a escola .eu conheço uma escola que tem gestão participativa sim ,em uma primeira característica é que o diretor ‘’gestor’’ não tem uma postura de chef e sim um ‘’líder’’ que ouvi as opiniões aceita sugestões e críticas ,que junto com a comunidade, pais, alunos e funcionários visam o melhor para escola e todos que participam dela a participação dos pais em conselhos escolares e reuniões pedagógicas porem essas reuniões não são somente para falar de seu filho e sim para falar da escola como um todo 
 
Texto base “AULA 6” – Conselhos Escolares, democratização da escola e construção da cidadania. Atividade que atende ao objetivo 2. 
Acesse o site http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/ democracia-gestao-escolar-490189.shtml e veja como é definido o Conselho Escolar, como funciona e como fazer acontecer nas escolas. A partir disso, elabore um planejamento para implantar o Conselho Escolar em seu colégio (caso não exista) ou aprimorar o seu funcionamento se este já existe. Você deve enfatizar a importância da existência dos Conselhos Escolares para a democratização da escola e construção da cidadania.
xx
 
 
Texto base aula 7 - Gestão Escolar e Construção da Cidadania- Atividade que atende ao objetivo1. 
1.a. Faça entrevistas com crianças procurando levantar o que elas pensam sobre ser criança nos dias de hoje. É importante elaborar previamente um roteiro da entrevista que permita recuperar algumas informações como idade, escolaridade dos pais ou outros itens que forem considerados importantes na sua pesquisa. Com base no material levantado, elabore um mural com trechos de textos que chamaram sua atenção sobre as percepções das crianças a respeito de infância; ilustre da forma que achar melhor, com fotos, se tiver, ou recortes de revistas, por exemplo. Exponha-o na sua escola. 1.b. Agora, imagine que você é um gestor escolar antenado com o que dizem seus alunos. Proponha uma ação dentro dos princípios da gestão participativa para desenvolver em sua escola.
xx
 
Texto base para a aula 8 – Gestão pedagógica para uma educação inclusiva. Atividade que atende aos objetivos 1 e 2. 
Esta é uma autoentrevista, que será dividida em duas 
etapas. A primeira delas é para você pensar sobre como deve ser uma gestão pedagógica para proporcionar uma educação inclusiva. Lembre-se de que você é um gestor de sua sala de aula, portanto não é apenas o diretor da escola o responsável pelos processos de inclusão. Leia as perguntas e responda, de acordo com o que você leu, com o que pensa a respeito e com suas refl exões desenvolvidas ao longo de seu curso: Como tem sido a sua trajetória pessoal em relação à atualização de sua prática pedagógica?
xx
O que signifi ca efetivamente, para você, a noção de inclusão?
Inclusão é o acolhimento ao ensino escola sem exceção e independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas sem recursar-se a ensinar , trazer aquele aluno ou aqueles alunos para o convívio escolar sem que haja nenhum tipo de preconceito , fazer com que em sala de aula aquela criança seja igual a todas as outras 
 Quais são as características de uma gestão pedagógica que possibilite a inclusão?
Trazer ferramentas para sala de aula que sejam acessíveis a todos , inserir atividades em que todos participem ,valorizar seus alunos e seus trabalhos feitos . trazendo a união e harmonia para a escola , e necessário pensar no aluno como um todo criando condições de atender suas diversidades dentro da escola 
 
 
Atividade 2– valor: 5,0 
 
 Neste segundo momento de nosso curso, você buscará analisar no campo diferentes processos de gestão tendo como foco principal a participação dos diversos setores que compõe a comunidade escolar e a construção de uma educação inclusiva. 
Entreviste três profissionais que atuem na mesma instituição escolar, por exemplo, Diretor, professor e pedagogo ou participantes da comunidade escolar pais, alunos. Neste momento, a entrevista pode ser aberta e incluir as mesmas pessoas da entrevista anterior. (AD1) 
Reflita sobre as entrevistas que você realizou e redija um texto, com no mínimo 30 linhas, sobre a perspectiva dos entrevistados. Procure orientar seu texto a partir das seguintes questões: o processo de produção que se desenvolve na escola participativo ou não? Qual o papel da gestão na construção de uma escola inclusiva? Os entrevistados possuem a mesma perspectiva de sobre participação na instituição? 
 
Lembre-se: Nessa redação você deverá contemplar citações, a seu critério, retiradas dos três textos lidos, porém de forma harmoniosa, articulada e crítica, tendo o cuidado de não produzir uma colcha de retalhos, ou seja, uma seqüência de fragmentos desconexos.

Outros materiais