Buscar

CDI AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é CDI - Investpédia
Os bancos e instituições financeiras devem, ao final de cada dia, reequilibrar suas reservas.
No caso dos bancos, um dos motivos para que isso ocorra, são os chamados depósitos compulsórios, que são depósitos que os mesmos são obrigados a manter junto ao Banco Central. Por meio dos compulsórios, que são um importante instrumento de política monetária, o BC consegue controlar a quantidade de dinheiro em circulação na economia.
Para reequilibrarem suas contas, os bancos compram e vendem títulos entre si por meio do mercado interfinanceiro. Quando essas trocas ocorrem apenas com títulos públicos e pelo prazo de um dia, as mesmas são negociadas e registradas no Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Ao se obter a média ponderada dessas operações, chega-se à famosa Taxa Selic Over, da qual a Taxa Selic é derivada. O nome over advém de overnight, justamente pelo prazo de apenas um dia da transação.
Quando as trocas de reservas entre bancos ocorrem com títulos privados, as mesmas são efetuadas na Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), que é um sistema muito semelhante ao Selic e que passou a funcionar em 1986, porém, que opera com títulos privados. Essa é a principal diferença entre os sistemas Selic e Cetip.
O CDI
Na Cetip, o principal título negociado é o CDI, cuja sigla significa Certificado de Depósito Interfinanceiro, ou Interbancário, como também é conhecido. Além dele, e em menor escala, também são negociados outros títulos, como CDBs, Debêntures, etc., desde que sejam privados, e não públicos.
O CDI possui as mesmas características de um CDB, porém, como já explicado, não pode ser vendido para outros investidores, e serve apenas para empréstimos entre bancos e instituições financeiras. Além disso, nesse mercado não há incidência de impostos.
A Taxa DI Over (CDI Over) é obtida ao se calcular a média ponderada de todas as taxas de transações efetuadas na Cetip entre instituições de conglomerados diferentes.
Como a taxa para esse prazo é muito pequena, convencionou-se divulgá-la de forma anualizada. Por exemplo, no momento em que este artigo é escrito, a Taxa DI Over é de 0,042778% e a Taxa DI anualizada é de 11,38%. No Excel o cálculo seria: =(((1+(0,042778/100))^252)-1)*100
Vale ressaltar, que na Cetip, diferentemente do Selic, os prazos de negociação podem ser maiores do que apenas um dia, embora isso seja mais raro de acontecer.
A relação entre Taxa CDI (Taxa DI) e Taxa Selic
Ambas são taxas que advém das negociações entre bancos e instituições financeiras por prazos muito curtos e com títulos muito líquidos. Por isso, embutem um baixíssimo risco para os participantes do mercado interfinanceiro.
Em geral, a diferença entre elas é muito pequena e representada pela própria natureza dos títulos públicos e privados. Um banco que toma dinheiro emprestado no interfinanceiro por meio da Cetip, pagará uma Taxa DI (CDI) maior do que se tivesse tomado um empréstimo com títulos públicos no Selic. Isso acontece pois o risco de um título privado é maior que o de um título público.
No título público o risco é do governo. Em outras palavras, ele representa o risco do país "quebrar". Já no título privado, o risco é de o banco "quebrar".
Mas, como se pode perceber Tabela de Taxas de Juros do Banco Central, essa diferença é praticamente insignificante, pois dificilmente chega a 0,05 ponto percentual, ficando na média entre 0,02 e 0,03.
Analogamente, a tabela mostra valores maiores da Taxa Selic Over, pois quem empresta títulos públicos para a instituição que precisa recompor suas reservas recebe uma taxa maior do que quem empresta títulos privados por meio da Taxa DI Over. Novamente, fica evidenciada a diferença de risco entre títulos públicos e privados.
Como o CDI influencia nosso dia-a-dia
Na prática, o CDI também serve para medir o custo do dinheiro para empréstimos entre os bancos. Por isso, assim como a Taxa Selic, serve de referencial mínimo para a formação de juros no mercado, afinal, ambas são praticamente idênticas.
Apesar de a Taxa Selic ser oficialmente a taxa básica de juros da economia, em geral, o mercado financeiro utiliza o CDI como benchmark para seus produtos. Ou seja, os fundos de renda fixa, fundos DI e boa parte dos outros fundos de investimento, utilizam o CDI como referência para compará-lo com seus resultados.
Ao adquirir um produto ou fundo de investimento que possui o CDI como benchmark, o mínimo que se espera é que seu resultado seja muito próximo ou superior ao dele, dependendo das características de cada produto, se ativo ou passivo.
Passivo é aquele investimento que busca se igualar ao benchmark e ativo é aquele que busca superá-lo.

Outros materiais