Buscar

A RODA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A RODA
	A roda, sem ela a humanidade não teria chegado tão longe, graças a sua criação, o homem conseguiu expandir seus horizontes e dominar o mundo.
Rosangela Aparecida de Oliveira – RU 1543134
Centro Universitário UNINTER – Polo GV
Qual foi a maior inovação tecnológica já criada? A roda? Luz elétrica? Telefone? Microscópio? A televisão? O computador? Smartfone? Talvez não haja resposta definitiva para essa pergunta, muitas inovações revolucionaram a humanidade de alguma maneira. A humanidade mudou mais nos últimos dois mil anos do que em qualquer outro período da historia. É quase impossível imaginar como seria a vida nos dias de hoje sem as inovações tecnológicas surgidas nesse período, ao longo desses anos exploramos o mundo, conseguimos domar a eletricidade, vimos a sociedade progredir em saltos com a indústria, demos a largada à era digital com o computador, mas antes disso veio a roda.
A roda
Cinco quilômetros de ida e cinco quilômetros de volta, dez quilômetros. É a distância que um homem adulto e saudável consegue percorrer em um dia, usando apenas os recursos de seu corpo. O homem primitivo vivia em constante mudança, tinha necessidade de ir de um lugar para outro, sendo lento e não muito forte, nem sempre conseguia chegar em tempo hábil ao lugar escolhido ou movimentar pesos que estavam além de sua capacidade, de inicio usava animais domesticados, mas mesmo esses animais, tinham limites que não conseguiam ultrapassar. Uma das formas de vencer esses limites teria sido inventada pelos egípcios, que começaram a usar troncos de árvores como cilindros para assim conseguirem movimentar cargas de pesos muito elevados. Acredita-se que o eixo fixo com discos de madeira maciços nas pontas, surgiu através dessa técnica, criando assim a roda. 
 Evolução da roda. 
Embora seja difícil detectar com precisão a época certa, há registros de que a humanidade já utilizava a roda há mais de 7,5 mil anos. O registro mais antigo do uso da roda em “veículos” foi encontrado numa placa de argila na Suméria, datada do ano 3500 a.C. onde pode ser visto o desenho de uma carroça que, segundo os historiadores, seria um carro fúnebre construído com uma tábua central e duas tábuas arredondadas presas de ambos os lados. Mais tarde, cerca do ano 2000 a.C., os sumérios colocaram raios no lugar da estrutura maciça. 
Os veículos com rodas eram puxados nos primeiros tempos por animais como, bois, asnos e cavalos, com isso o trabalho do homem era reduzido e ele se cansava menos. No começo a roda era fabricada utilizando uma peça inteira de madeira comprimida e pesada. Para que ela se tornasse rápida e de fácil manejo, foram feitas inúmeras aberturas, dando origem à roda com raios. Os automóveis mais antigos possuíam rodas com raios de madeira ou arame, mais tarde essas rodas foram substituídas pelas de aço estampado, mais leve, mais resistente e de menor preço, com tudo isso podemos perceber que a invenção da roda revolucionou os transportes na pré-história e iniciou uma sequência de notáveis aperfeiçoamentos. 
 Primeiros veículos, puxados a boi, e a cavalo.
Assim caminha a humanidade. Sem os meios de transporte seria impossível ter produtos do cotidiano, levar pessoas e cargas mais longe, mais depressa e com menor esforço. A roda foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano, aumentou nosso poder de trocar mercadorias e ideias. 
A evolução das rodas dos automóveis veio diretamente das rodas das antigas carruagens puxadas a cavalos.
As rodas fazem os veículos deslizarem suavemente, sem se arrastar no chão, dão a ele impulso continuo. Infelizmente, apesar de a roda continuar a ser considerada, por inúmeros cientistas, como tendo sido o maior invento de todos os tempos, nos dias de hoje sua importância é subestimada. No entanto, se considerarmos que ela é o princípio básico de todos os dispositivos mecânicos, a coisa muda de figura. Quatro das principais fontes de energia têm por base a roda: a eletricidade, o vento, a água e a força animal. A verdade é que sem a invenção da roda a humanidade não teria chegado muito longe. Neste exato momento existem bilhões de rodas, de diversos tamanhos e com diversas funções, fazendo com que a sociedade caminhe, mantendo nossa vida possível através do seu movimento. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (pesquisa da internet)
http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2013/10/b800-inovacoesb-que-mudaram-o-mundo.html
http://origemdascoisas.com/a-origem-da-roda/
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-invencao-da-roda.html

Continue navegando

Outros materiais