Buscar

atividade filosofia

Prévia do material em texto

A Filosofia estabeleceu um novo critério para alcançar a "verdade", não mais recorrendo aos mitos e ao discurso religioso. Através da intuição racional e da lógica, os filósofos creem encontrar as causas explicativas da "realidade" no próprio mundo, e não fora dele. A origem de todas as coisas fundamenta-se num princípio originário ou "arché".
Assinale a única afirmação ERRADA.
		
	
	
	
	 
	Anaximandro defendeu que o princípio primordial de toda a realidade será o á-peiron, que significa o infinito (privado de limites).
	
	
	Anaxímenes escolhe o ar infinito como princípio primordial, porque se presta melhor às variações e transformações necessárias à diversidade das coisas.
	
	 
	Heráclito, o obscuro, indicou o número como princípio da physis, o que o levou a concordar com a teoria de Parmênides que entendeu que o seu era uno, imóvel e perfeito.
	
	
	Para Pitágoras os números são o princípio de todas as coisas. Se o número é ordem, tudo é ordem ou kósmos, em grego.
	
	
	Tales identificou a água como princípio, pois constatou que o elemento líquido está presente em todo lugar em que há vida.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		 Um dos textos mais conhecidos de Platão é o que versa sobre o mito da caverna. No texto é descrita uma caverna, na qual a luz somente pode penetrar através da entrada estreita, que permite uma iluminação muito precária. Dentro dela, geração após geração de prisioneiros está condenada a não enxergar a realidade lá fora como ela realmente é. Tudo que os prisioneiros conseguem visualizar fora da caverna são imagens destorcidas das coisas. Contudo, como jamais viram outra coisa, os prisioneiros acreditam que o que veem são as coisas mesmas. Eles também não sabem que a luz que veem é do sol, pensam que se trata de uma fogueira muito alta. Não sabem igualmente que há seres humanos reais fora da caverna. Platão indaga acerca do que faria um prisioneiro, caso fosse libertado. A conclusão é que certamente ele teria dificuldades de compreender a realidade lá fora, mas, após estar convencido do que vira, voltaria para falar com os companheiros e tentar libertá-los. Ao contar a verdade sobre as coisas, certamente não seria levado a sério, talvez fosse tratado como um louco, entretanto, quem sabe, ao menos alguns não poderiam dar-lhe crédito e também sairiam da caverna?
Transportando a alegoria da caverna para a realidade atual, pode-se dizer que:
		
	
	
	
	
	por ser imaginária, a caverna só poderá desaparecer com o desaparecimento da opressão do homem.
	
	
	a caverna da atualidade não é tão opressora quanto aquela da alegoria, pois a ignorância se reduziu com o passar do tempo.
	
	
	por ter caráter alegórico, as ideias sobre a caverna permanecem atuais, apesar de terem se passado tantos séculos.
	
	
	o homem do século XXI continua aprisionado, mas a caverna é diferente, porque seus contornos e definições físicas são imaginárias.
	
	 
	a caverna representa o processo de incompreensão da realidade que mantém a maioria das mulheres e dos homens alienados e oprimidos em toda a historia até aqui.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Segundo Chauí (2003, p. 16), quem não se contenta com as crenças ou opiniões preestabelecidas, quem percebe as contradições e incompatibilidades entre elas, quem procura compreender o que elas são e por que são problemáticas está exprimindo um desejo, o desejo de saber. E é exatamente isso o que, na origem, a palavra filosofia significa, pois, em grego, philosophia quer dizer:
		
	
	
	
	
	conhecimento amoroso.
	
	 
	conhecimento.
	
	
	sabedoria com amor.
	
	
	sabedoria.
	
	 
	amor à sabedoria.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A maioria dos filósofos concorda que os homens virtuosos possuem mais chances de serem felizes. Segundo Platão, o homem virtuoso precisa realizar as escolhas de vida de acordo com:
		
	
	
	
	 
	a razão.
	
	
	a religião da família.
	
	
	o pensamento sofista.
	
	
	o pensamento mitológico.
	
	
	os desejos.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Os primeiros filósofos foram denominados como pré-socráticos. Um deles é reconhecido como sendo o primeiro filósofo e escolheu a água como elemento primordial na sua explicação da natureza. Escolha a alternativa correta. Estamos fazendo referência a:
		
	
	
	
	 
	Heráclito de Éfeso
	
	
	Empédocles de Agrigento
	
	 
	Tales de Mileto
	
	
	Demócrito de Abdera
	
	
	Pitágoras de Samos
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Pensando a relação entre filosofia e educação podemos pensar que
		
	
	
	
	
	filosofia são campos antagônicos por buscarem objetivos diversos
	
	
	a educação não necessita do suporte da reflexão filosófica
	
	
	A filosofia não contempla temas educacionais
	
	 
	á uma necessidade imperiosa da filosofia no campo educacional como forma de se buscar respostas que possibilitem a diversidade de caminhos
	
	
	a filosofia não permite o avanço da discussão sobre a educação em razão de ser a filosofia uma especulação apenas contemplativa
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Sob quais condições a Filosofia nasceu fincada no chão da sociedade grega?
		
	
	
	
	
	Sob as condições religiosas, artísticas e econômicas.
	
	 
	Sob as condições políticas, econômicas e culturais.
	
	
	Sob as condições culturais, religiosas e artísticas.
	
	
	Sob as condições culturais, religiosas e políticas.
	
	
	Sob as condições políticas, artísticas e culturais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Ao discutir a utilidade da Filosofia, Chauí (2003, 19) faz diversas afirmativas. Observe as frases abaixo:
I - Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata.
II - Ninguem pergunta "Para que as ciências?", pois todo mundo imagina ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica.
III - Todo mundo imagina ver a utilidade das artes, tanto por causa da compra e venda das obras de arte, como porque nossa cultura vê os artistas como gênios iluminados que merecem ser valorizados.
IV - O trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da filosofia, mesmo que o cientista não seja filósofo.
Segundo a autora, estão corretas:
		
	
	
	
	
	as frases III e IV.
	
	
	as frases II e III.
	
	 
	as frases I e II.
	
	 
	as frases I, II, III e IV.
	
	
	as frases I, II e III.
	 Gabarito Comentado

Continue navegando