Buscar

Querela Nullitatis

Prévia do material em texto

Querela Nullitatis
A querela nullitatis é uma ação que tem por finalidade anular uma sentença em que se encontre alguma nulidade, podendo ser introduzida a qualquer momento, não prescrevendo nem sofrendo de decadência, mesmo após o trânsito em julgado da decisão final. Sua aplicação tem como base a existência de situações que firam os pilares do sistema de processo. 
A sobrevivência da querela nullitatis em nosso ordenamento jurídico, mesmo não tendo previsão legal, se dá em razão da falta de ações próprias, capazes de sanar vícios considerados insanáveis. Dentre os defeitos capazes de tornar a sentença inexistente, tem-se: vício na citação,  surgimento de prova nova após o prazo decadencial da rescisória, afronta direta a princípios constitucionais. Tendo sido declarada como inválida a citação, todo o processo estará viciado. 
Ação rescisória x Querela nullitatis
Ação rescisória é uma ação autônoma que tem por objetivo desconstituir os efeitos da sentença depois de transitado em julgado, ou seja, para aquelas sentenças que não caibam mais recursos e que tenham algum vício que poderá torná-la anulável. 
A ação rescisória se difere da querela nullitatis insanabilis, basicamente, no que se refere ao prazo decadencial, prescricional e cabimento. Deverá a ação rescisória ser proposta no prazo de dois anos a contar do trânsito em julgado da sentença a ser atacada, já a querela nullitatis pode ser proposta a qualquer tempo. Em relação ao cabimento, a ação rescisória está restrita ao que está enumerado ao rol do artigo 485 do CPC e a querela nullitatis tem a capacidade de sanar qualquer vício, desde que derivado de matéria constitucional. 
A querelas nullitatis ou ação declaratória de inexistência de sentença, que faltando norma regulamentadora, propicia diversos entendimentos, que entram em conflito, fazendo assim com que a matéria, apesar de ter origem remota (Direito Medieval), fique quase que no total desuso, muito em razão do desconhecimento.
Breno Maia, terceiro período, manhã, sala C.

Continue navegando