Buscar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Prévia do material em texto

TEORIA DA CONTABILIDADE – AULA 1
		1.
		A crítica mais abrangente do mercantilismo que denunciou a falsa identificação, feita por muitos teóricos dessa corrente contabil, entre dinheiro e riqueza. Com efeito, o forte protecionismo alfandegário e comercial, e a subordinação da economia das colônias à da metrópole, não tinham como fim último o desenvolvimento da manufatura nacional, mas, como foi assinalada, a maior acumulação possível de metais nobres. Assinale o pesquisador que mais criticou o mercantilismo na época do capitalismo:
	 
	Adam Smith
		2.
		De acordo com as normas brasileiras, goodwill negativo tem uma denominação contabil propria, que é a diferença entre o valor pago e o valor contábil dos ativos da empresa adquirida. Assinale a alternativa que deveria ser nominada a questão contextualizada, segundo as normas internacionais.
	 
	Deságio
		3.
		Em cada um dos períodos agrícola, industrial e do conhecimento, as forças motrizes da economia foram sofrendo alterações, alternando-se entre pressupostos condizentes com as épocas. Nessa nova Era que vivenciamos, surge um novo recurso como força motriz da economia que é o Conhecimento. Aliado ao conhecimento outro recurso, que permitiu a quebra de barreiras físicas, tornou a economia um mercado único. Assinale que outro recurso é este:
	 
	Tecnologia da Informação
		4.
		Período em que a terra era a base da economia (descentralizada) e cada comunidade produzia a maioria de suas necessidades. A energia era a muscular "humana e animal", trabalhando no campo, e toda a produção era artesanal. Os estoques de matérias primas eram limitados e os meios de comunicação e de transportes eram quase inexistentes. O texto acima se refere a qual aspecto da formação contábil?
	 
	Era Agrícola
		5.
		O governo passou a reconhecer como contadores, somente pessoas qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que causaram numerosas falências e a consequente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores. Já no século atual, o extraordinário crescimento dos negócios exigiu a criação de serviços especiais e um aprendizado legal. Assinale os primeiro país europeu a fazer restrições à prática da contabilidade por um indivíduo qualquer.
	 
	Itália
		6.
		Pesquisadores deram um nome especial ao estudo da contabilidade iniciado em 1840 e que vale até os dias atuais. Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, foi quem assim o definiu pela primeira vez, em 1923, enfocando a contabilidade como uma ferramenta básica para uma gestão equilibrada. Assinale o período considerado nesta questão textual:
	 
	Contabilidade do Mundo Cientifico
		7.
		Consequência da ampliação de horizontes econômicos propiciada pelos descobrimentos marítimos do século XVI, apesar de apresentar variantes de país para país, esteve sempre associado ao projeto de um estado monárquico poderoso, capaz de se impor entre as nações europeias. Assinale o movimento praticado pelas empresas da época visando uma Revolução Industrial.
	 
	Mercantilismo
		8.
		De acordo com Schimit (2002) e Schimidt e Santos (2008), muitas escolas do pensamento contábil contribuíram para o arcabouço evolutivo da Contabilidade: Assinale algumas dessas escolas:
	 
	Todas as escolas citadas deram sua contribuição
TEORIA DA CONTABILIDADE – AULA 2
		1.
		Não parte de posições doutrinarias sobre qual é o tipo de decisão que leva a resultados adequados e não entra em critérios de julgamento tanto sobre a ética de determinado procedimento como sobre o uso dos poderes societários, mas procura entender as necessidades expressas de cada usuário e fornecer uma resposta adequada. A única ressalva de que envolve, por parte do contador, para utilizar uma grande gama de informações é sobre as restrições de mensuração da própria Contabilidade. Assinale a abordagem mais caracterizada por esta contextualização:
	 
	Sistêmica
		2.
		Por exemplo, durante períodos de recessão, os relatórios contábeis poderiam ser elaborados obedecendo a um conjunto de princípios que favorecessem uma retomada do processo econômico, por meio da distribuição de mais dividendos ou de maiores gastos de capital. Que abordagem estaria situada nesta questão?
	 
	Macroeconômica
		3.
		Contadores diferentes poderiam ter diferentes ideias sobre tais conceitos. Por exemplo, alguns poderiam conceber que todos os usuários seriam bem servidos se a base de avaliação fosse a custos históricos, na premissa de que são objetivos e, portanto, verdadeiros, justos e não enviesados. Para outros, todavia, o custo histórico pode ser enviesado em algumas circunstancias, no sentido de que não fornece uma avaliação do custo de reposição dos fatores de produção, na data dos balanços. Assinale a abordagem mais adequada a essa contextualização:
	 
	Ética
		4.
		A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens, dentre elas a abordagem sistêmica. Escolha dentre as afirmações abaixo a que a representa:
	 
	Processo de comunicação que implica no reconhecimento dos tipos de informação necessária para cada principal usuário da informação contábil e a avaliação da habilidade dos usuários em interpretar a informação adequadamente.
		5.
		Muita pesquisa será necessária, ainda, no campo da teoria do comportamento, antes que esta abordagem possa ser aplicada, com maior intensidade na Contabilidade. Desempenha, por enquanto, um papel não relevante, embora a tendência pareça ser a de seu uso crescente, principalmente na pesquisa. Esta abordagem repousa no julgamento subjetivo do que é bom ou mau comportamento ou reação. Que abordagem estamos nos referenciado neste contexto amplo?
	 
	Comportamental
		6.
		Em ciência, sempre utilizamos dois raciocínios, embora, para uma disciplina chegar ao "status" de ciência reconhecida, a abordagem do processo ____________________ deva se constituir na base formal de sua apresentação. Isto ainda está longe de acontecer na Contabilidade, e talvez a mais arrojada (e não devidamente apreciada) tentativa neste sentido tenha sido a realizada por Mattessich, Richard (1964). Qual a abordagem sugerida pelo pesquisador?
	 
	Dedutivo
		7.
		Na Inglaterra e Grã-Bretanha, certa abordagem tem uma aplicação parcial quando se obrigam as sociedades anônimas a evidenciarem, claramente, eventuais contribuições para entidades de caridade e para organizações políticas. Estamos pautando nosso texto numa abordagem:
	 
	Sociológica
		8.
		Parte do problema com a inter-relação não é que intensifica um debate em curso no mundo da contabilidade sobre qual modelo conceitual é melhor. Pesquisadores renomados no estudo dos meandros teóricos da Contabilidade, na Universidade de Chicago, afirmam que essa abordagem deve ser mostrada para ser necessário e vantajoso e para ela realmente funcione. O problema com esse tratamento é que baseia na medição do rendimento de uma empresa na sua capacidade de casamento de ativos e passivos no balanço, em vez de os recursos reais da empresa. Assinale a abordagem caracterizada pelos estudos no texto apresentado:
Não-articulada
	
	TEORIA DA CONTABILIDADE – AULA 3
		1.
		Quando afirmamos que as entidades necessitam enfatizar toda e qualquer informação que propiciem a real avaliação de sua situação patrimonial e suas mutações, bem como as devidas inferências acerca do futuro, estamos nos referindo a(o):
	
		 
	Objetivo da contabilidade
		2.
		O objetivo fundamental da Contabilidade é:
	 
	Prover os usuários das demonstrações contábeis com informações que os ajudem a tomar decisões.
		3.
		Observe as afirmações abaixo,baseada nos textos de sua bibliografia:
A imagem da profissão contábil no Brasil ou em países subdesenvolvidos (ou em desenvolvimento) está muito aquém que nos países desenvolvidos.
A profissão contábil no Brasil encontra-se atualmente dividida entre contabilidade de custos, gerencial e financeira, mas todas se direcionam para um mesmo fim, que é manter a saúde da empresa.
Com o surgimento da informática e do software, os meios mecanizados se tornaram obsoletos e foram prontamente descartados.
Estão corretas:
	 
	Todas corretas
		4.
		O olhar para o futuro constrói os passos do presente. Quando pesquisadores dão eloqüência a esta frase, estão se referindo:
	 
	A uma viagem para a era da tecnologia em que as novidades vão acontecendo numa rapidez inenarrável
		5.
		A finalidade da Contabilidade é :
	 
	Permitir a seus usuários a obtenção de informações de natureza econômica e financeira a cerca da entidade
		66
		A finalidade mais importante da contabilidade é:
	 
	auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
		7.
		Atualmente quem tem a informação mais rapidamente esta á frente no mercado globalizado e altamente competitivo. O profissional contábil deve fazer demonstrativos que sejam de utilidade no poder de decisão de uma organização. Cabe ao profissional contábil buscar ferramentas ágeis e úteis. Assinale a área adequada que um bom profissional de contabilidade poderá ocupar.
	
	Controladoria, Auditoria Interna, Consultoria, Finanças, Todas alternativas respondem a esta questão.
	
	
		8.
		Uma das seguintes especializações relacionadas abaixo não são exercidas por um Contabilista. Assinale a opção que a indique.
	
	Análise das demonstrações financeiras, Perícia, Auditoria, Controladoria.
	 
	Corretagem.
TEORIA DA CONTABILIDADE – AULA 4
		1.
		A luz de nossos estudos sobre o objeto cientifico da Contabilidade, dizemos que este se constitui num conhecimento ..............................., pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação. Assinale o termo que completa a frase proposta:
	 
	Contingente
		2.
		Autores renomados afirmam que o objetivo cientifico da teoria contábil, pelo menos sob o enfoque denominado de positivo (a antítese do enfoque normativo) ou descritivo é de explicar, primeiro, e predizer o comportamento do atual ambiente econômico e social caracterizando-se pela sua dinâmica e complexidade. Assinale os fatores condizentes com esses estudos dos pesquisadores:
	 
	Todos os fatores se aplicam as aos estudos
		3.
		A investigação científica se inicia quando se descobre que os..........................., originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.
	 
	Conhecimentos existentes
		4.
		Dentro das convenções da Epistemologia, a Contabilidade preenche, pois, todos os requisitos, como _______________________, pois determina o verdadeiro objeto de estudos da Contabilidade, no campo da ciência. Assinale a terminologia mais própria a complementação do texto.
	 
	Conhecimento científico
		5.
		Dentre as Teorias da Contabilidade, assinale a que entende o Patrimônio como objeto da Contabilidade, separando as contas que representam a situação estática (contas patrimoniais) das contas que representam as receitas e despesas (contas de resultado):
	 
	Teoria Patrimonialista
		6.
		Estudar a teoria contábil é adentrar num universo de conhecimento intelectivo que retrata toda história da evolução do homem. Assinale a temática vinculada ao contexto desta frase.
	 
	Objetivo cientifico
		7.
		Ao estudarmos contabilidade, que uma ciência considerada como a ciência das contas, aprendemos sobre as contas patrimoniais ( bens, direitos e obrigações) e as contas do resultado ( despesas e receitas). Qual é a classificação da Teoria da Contas?
	 
	personalista, materialista e patrimonialista
		8.
		Quando se procura a fidelidade na representação de construções conceituais por meio de modelos teóricos representativos da realidade, estamos nos referindo a(o):
	 
	Ideal da objetividade
TEORIA DA CONTABILIDADE – AULA 5
		1.
		Qual o princípio que pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas?
	 
	Princípio da competência
		2.
		Um princípio contábil precisa ser ao mesmo tempo:
	 
	Relevante, objetivo , praticável.
		3.
		São conhecidos como postulados ambientais:
	 
	Entidade e continuidade
		4.
		A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Para o contador, esta assertiva é:
	 
	Absolutamente verdadeira
		5.
		As situações concretas e a essência das transações contábeis devem prevalecer sobre seus aspectos formais . Essa previsão constante da Resolução n.750/93 do CFC está se referindo á:
	 
	A Primazia da essência sobre a forma
		6.
		Delimitar conceitos, atribuições e direções são características das convenções contábeis, que conforme o IPECAFI compreendem:
	 
	Objetividade, materialidade, conservadorismo e Consistência ou Uniformidade
		7.
		O princípio fundamental de contabilidade da oportunidade aplicado à contabilidade indica que:
	 
	as informações devem ser registradas e disponibilizadas no tempo oportuno para permitir ação, refletindo a integridade do patrimônio da entidade e suas mutações relativas aos impactos.
		8.
		Qual é o princípio que se refere ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas?
	 
	Princípio da oportunidade

Continue navegando