Buscar

Aula 02 Prospecção Geotécnica parte 1

Prévia do material em texto

Prospecção Geotécnica – Sondagens (Aula 2) 
Tem a finalidade de esclarecer as condições geológicas da subsuperfície e seus elementos estruturais. São classificados em indiretos (geofísicos) e diretos (mecânicos), a importância de se conhecer estes métodos está ligada basicamente à avaliação que cada método pode fornecer. 
Métodos indiretos ou geofísicos 
Tipos: Gravimétrico, Magnético, Elétrico e Sísmico 
Tem a finalidade de fornecer valores de alguma propriedade física permitindo detectar a posição e algumas propriedades da rocha. 
Procedimentos: Medir na superfície do terreno campos de força, de acordo com o método usado, com o objetivo de detectar possíveis anomalias nesses campos. 
Métodos diretos ou mecânicos 
Permitem a observação direta do subsolo ou através de amostras coletadas ao longo de uma perfuração ou a medição direta de propriedades in situ: escavações, sondagens e ensaios de campo, definindo a litologia e dos elementos estruturais. 
Sondagens – Os métodos mais utilizados são sondagens a trado, poços de inspeção, galerias, sondagem à percussão, sondagem rotativa, sondagem usando a perfuração rotopercussão. 
Abertura de poços, trincheiras e galerias de inspeção: 
Escavações manuais ou por escavadeiras com o objetivo de expor e permitir a direta observação visual do subsolo, com a possibilidade de coletas de amostras indeformadas, normatizadas pela NBR 9604/86. 
Poços – Escavação vertical de seção circular ou quadrada, permitindo uma descrição detalhada das diversas camadas do solo e rochas, e a coleta de amostras, em profundidade até 20m (limitada pela presença do lençol freático). 
Trincheiras – Escavação horizontal, relativamente rasa, permite uma seção contínua horizontal. 
Galerias de inspeção – seções horizontais apropriadas para rochas ou solos muito consistentes. 
Trados - Processo simples, rápido e econômico para investigações preliminares das camadas mais superficiais dos solos. Permite a obtenção de amostras deformadas ao longo da profundidade (de metro a metro – no máximo 15m), são utilizadas com mais frequência em obras rodoviárias, na determinação do nível d’ água e na perfuração inicial de sondagens mecânicas. Existem três tipos de trados: concha, cavadeira, helicoidal ou espiral. Normatizadas pela NBR 9603/88.
Vantagens: Rápida e barata, colhe um volume razoável de amostra suficiente para a realização de ensaios de caracterização e compactação, não exige equipamento nem mão de obra especializada. 
Desvantagens: Rasas, geralmente inadequadas para projetos de fundações, não colhe amostras indeformadas, permitindo somente a realização de ensaios onde a estrutura de amostra não precisa ser preservada, não da ideia de índice de resistência, como o SPT. 
Sondagens a Percussão (Métodos Mecânicos) 
Obtêm-se amostras deformadas do solo e índices de resistência a penetração, até 40 m de profundidade, tipos de ensaios são: SPT, ensaio de lavagem por tempo e ensaios de permeabilidade. São normatizadas pela NBR 6484/97 e NBR 7250/82. 
Sondagem SPT 
Sondagem mais popular, rotineira e econômica. Medida de resistência dinâmica conjugada a uma sondagem de simples reconhecimento, objetivando a classificação tátil – visual do solo, obtenção da resistência dinâmica e a profundidade do nível d’ água. 
 Procedimento: 
Abertura do furo 
Cravação de 45 cm do amostrador padrão (queda do martelo a 0,75m de altura) 
Coleta da amostra 
Índice de penetração/cm 
NSPT= N° de golpes/ 30 cm finais 
Após realizado o procedimento de sondagem SPT, é emitido um relatório com as seguintes informações: 
- Descrição das camadas 
- Cota superior do furo 
- Profundidades de coletas das amostras 
- Profundidade do nível d’ água 
- Resistência a penetração/cm (30 cm finais), ou NSPT 
- Locação dos furos 
- Plano de Referência (RN Topográfico) 
Número e Locação dos Furos: 
- Área do terreno:
02 furos para 200 m2
03 furos para dimensões entre 200 – 400 m2
- Área de projeção em planta: 
Até 1200 m2: 1 para cada 200 m2
1200 – 2400 m2: 1 para cada 400 m2 que exceder de 1200m2
> 2400 m2 : critério particular
Espaçamento máximo entre Furos: 100m
Locação: Distribuir os furos ao longo do terreno para obter, da melhor forma possível as variações do subsolo. 
 Classificação da compacidade dos solos – NBR7250: 
 
Sondagem Rotativa 
Quando a sondagem de simples reconhecimento (SPT), atinge extrato rochoso, matacões ou solos impenetráveis à percussão. 
Informações obtidas: tipos de rochas e de seus contatos, elementos estruturais presentes e o estado da rocha (grau de fraturamento e de alteração ou decomposição).
· Grau de fraturamento: Número de fraturas por metro linear de sondagem;
· Fratura: Qualquer descontinuidade separando blocos;
· Diáclase: Descontinuidade com distribuição espacial regular.

Continue navegando