Buscar

Sistema Construtivo: Taipa de Mão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Construtivo: Taipa de Mão
Andrea, Paulo, Priscila e Suzi
IFSUDESTE MINAS GERAIS – RIO POMBA
ZOOTECNIA
Disciplina: Construções Rurais
Professora:Bruna Bastos
Rio Pomba
2017
PAU-A-PIQUE ou TAIPA DE MÃO
 O termo taipa, genericamente empregado, significa a utilização de solo, argila ou terra como matéria-prima básica de construção. A origem, provavelmente árabe do vocábulo, entrou para a língua portuguesa por influência;
Técnica construtiva que utiliza a terra crua como principal componente, juntamente com madeira, bambu ou cipó para criar uma trama que sustentará a construção;
 A trama feita com ripas de madeira tem seus espaços vazios preenchidos com terra umedecida. Possui função estrutural e de vedação.
PLANTA BAIXA
As principais vantagens das construções com terra são:
Diminuição da variação de temperatura no interior das edificações ou baixa amplitude térmica;
Técnica de construção ecológica;
Acabamento natural de alto padrão estético e de grande durabilidade;
Baixo custo;
Não necessita de mão de obra especializada.
Apesar de todos os pontos fortes, existem também pontos fracos, que são os seguintes:
O material sofre desgaste quando em contato com água;
O processo de cura é bastante lento, para evitar fissuras e rachaduras, e, se não bem feito, deixa a edificação vulnerável às intempéries, roedores e insetos (o mais conhecido é o Triatoma infestans, vulgarmente conhecido como barbeiro, mosquito transmissor da doença de Chagas.);
Não é recomendável para edificações com mais de um pavimento.
Fundação
Materiais: CONCRETO OU PEDRAS.
Fundações (botas)
Fundação impermeabilizada, acima do solo;
A fundação da construção deve ser de concreto ou pedras, estes materiais impedem que a parede de terra fique em contato direto com o solo, evitando problemas que se originam devido a umidade. Recomenda-se que a fundação fique, no mínimo, a 30 cm do solo..
Cobertura
Materiais: CONVENCIONAL. 
O telhado é instalado antes do início da construção das paredes, permitindo que esta fique protegida da incidência do sol e da chuva, portanto seu beiral deve possuir mais de 50 cm de comprimento. A cobertura pode ser produzida com a utilização de madeira local.
PAREDE (PREPARAÇÃO) 
O entramado é a estrutura de madeira que serve para segurar a terra na parede de taipa. Ele é formado por madeiras mais grossas (barrotes) na vertical e mais finas (varas) na horizontal. Ela possui efeito de vedação e deve possuir varas fixadas nos dois lados do barrote.
Trama
PAREDE (ABERTURAS) 
Materiais: BAMBU OU MADEIRA 
Com a estrutura posicionada, escolhem-se os locais onde serão posicionadas as aberturas e instala-se os caixilhos de madeira ou bambu
PREPARO DA TERRA
Não pegar terra superior do solo;
A terra avermelhada é bastante recomendada e geralmente pode ser encontrada cerca de 30cm abaixo da superfície;
Após a mistura coloca-se água na terra e com o pé amassar o barro até ficar homogêneo.
Usa-se uma lona para o barro não perder água para a terra e os pés são eficientes nas mistura.
APLICAÇÃO DO BARRO À TRAMA
É importante que fiquem pessoas dos dois lados da parede jogando o barro simultaneamente. O barro deve ser jogado com certa força para entrar na trama e unir os dois punhados jogados simultaneamente.
ACABAMENTO E SECAGEM
Após a secagem, o barro trinca muito pois perde água. Então é preciso preencher as rachaduras e dar acabamento. O barro para acabamento pode ser mais fino - com uma proporção maior de argila. Nessa etapa, pode-se adicionar cal ou açúcar à marra para que ela ganhe elasticidade, o que evita as rachaduras e prolonga sua vida útil.
Conclusão
Esse trabalho possibilitou entender que a terra é um material construtivo com diversas potencialidades, desde o uso de material disponível no local e de baixo custo, bem como de equipamentos e de ferramentas simples. 
A taipa de mão trata-se de um processo construtivo, em que não há desperdício de material, usando-se apenas o necessário, e não acumulando grande quantidade de entulhos, após o término da obra.
 Além disso, durante a construção e no processamento dos materiais, é utilizada pouca energia, o que pode contribuir na economia das reservas energéticas do planeta, cada vez mais escassas. 
Outro aspecto importante está relacionado com a possibilidade do uso de materiais renováveis, como as madeiras de reflorestamento e bambu, que são materiais naturais e não poluentes. Pode-se ter como resultado final, um produto ecologicamente equilibrado, e de qualidade similar às construções desenvolvidas com os materiais convencionais. Na história encontram-se exemplos que vão desde monumentos até vilas com edificações com função de abrigos emergenciais. 
Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia
Referências bibliográficas 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_a_pique
http://www.archdaily.com.br/br/tag/arquitetura-em-terra
http://www.biohabitate.com.br/construcao-e-arquitetura-de-terra-crua/
http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/09_ida/idabanco4/cadastro/p_cadastro/processo/Corpo_centro_processo_2.php?idProcesso=13
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando