Buscar

1 Atividade Discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Atividade Discursiva 2
“A Constituição de 1988 adota como fundamentos do estado democrático de direito: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político. E é a primeira a estabelecer os objetivos fundamentais da República que estabelece em alguns uma proposição positiva para a concretização da democracia econômica, social e cultural, para a efetivação na prática da dignidade da pessoa humana” (p. 64). O trecho do capítulo 2 do livro da disciplina reforça algumas características da Constituição de 1988. Quais foram as principais mudanças em relação aos direitos humanos no país a partir da Constituição Cidadã? Discuta com base no
livro da disciplina.
Recentemente, há um debate de que a democracia está fragilizada no Brasil. Por quê?
As principais mudanças em relação aos direitos humanos que ocorreram no país após a Constituição Cidadã foram:
Mantiveram a tradição republicana do regime representativo, presi-dencialista e federativo, voltando os Estados membros a gozarem de considerável autonomia. Concedeu autonomia ao Distrito Federal a aos Municípios, recebendo estes o status de entes da federação.
Tripartição dos poderes com independência e harmonia entre eles.
Tipo rígida, com matérias inseridas no rol das denominadas cláusulas pétreas que não poderão ser modificadas por emendas constitucionais, tais como: a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes, os direitos e garantias individuais. 
Ampliação e fortalecimento considerável dos direitos fundamentais, garantindo, entre outros, o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Estabeleceu a educação fundamental como obrigatória universal e gratuita.
Destacou o direito ao meio ambiente, atribuindo a sua defesa como competências concorrentes entre a União, Estados e Municípios.
Voto direto, secreto, universal e periódico como cláusula pétrea. Estendeu o direito de voto facultativo para os analfabetos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
Previu três novos remédios constitucionais: Habeas data, mandado de segurança coletivo e mandado de injunção.
Acerca de muitos anos nosso país sofre com corrupção política, mas após o início da Operação Lava Jato em Março de 2014 comandada pela Polícia Federal autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, grandes fraldes de corrupção foram descobertas, em cada uma de suas várias fases mais fraldes eram descobertas chegando à Ex-Presidente Dilma, grandes empresas como Petrobras, Odebrecht e, JBS, o Ex-Presidente Lula e o Presidente atual Michel Temer, entre outros. 
Os últimos acontecimentos envolvendo as delações, sobretudo da JBS, precipitaram uma grande crise política que causou uma forte instabilidade no mercado. Os pronunciamentos do presidente foram um contra-ataque. A delação é grave, porque aumenta a pressão não só sobre o presidente, mas também sobre Lula e Dilma e também sobre um grande número de políticos citados de 28 partidos.
As consequências econômicas para o Brasil estão atreladas ao impacto nos investimentos. O escândalo de corrupção que atinge o presidente Michel Temer ameaça dificultar a saída do país da recessão embora ele seja culpadodessas acusações.
O Brasil precisa de grandes reformas na Política e na Cultura brasileira pois a sociedade também possui uma parcela de culpa, só assim conseguimos enfrentar esta crise política e melhorar a situação brasileira.

Outros materiais