Buscar

av1 antropologia.rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

av1 antropologia.rtfd/computador.gif
__MACOSX/av1 antropologia.rtfd/._computador.gif
av1 antropologia.rtfd/page_4.gif
__MACOSX/av1 antropologia.rtfd/._page_4.gif
av1 antropologia.rtfd/peq_ok.gif
__MACOSX/av1 antropologia.rtfd/._peq_ok.gif
av1 antropologia.rtfd/quadrado.gif
__MACOSX/av1 antropologia.rtfd/._quadrado.gif
av1 antropologia.rtfd/quadrado_x.gif
__MACOSX/av1 antropologia.rtfd/._quadrado_x.gif
av1 antropologia.rtfd/TXT.rtf
1a Questão (Ref.: 201707779371)Acerto: 1,0  / 1,0É corriqueiro ouvirmos dizer que devido ao Brasil ser um país tropical, o clima quente leva as pessoas a terem mais preguiça, não trabalharem direito ou viverem no ócio, e que essa seria a causa de nosso subdesenvolvimento. Essa perspectiva é típica de uma corrente de pensamento na Antropologia.
Assinale a alternativa que corresponde a essa corrente de pensamento:quadrado.gif ¬determinismo biológicoquadrado.gif ¬determinismo culturalquadrado.gif ¬determinismo econômicoquadrado.gif ¬determinismo socialquadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬determinismo geográficocomputador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.
 page_4.gif ¬2a Questão (Ref.: 201707963372)Acerto: 1,0  / 1,0Em relação ao Relativismo Cultural considere as afirmações abaixo: 1) Todas culturas devem ser consideradas válidas. 2) Os preconceitos derivados das convenções culturais nos leva a não aceitar a cultura do outro. 3) Inexiste medida absoluta para informar julgamentos. 4) A avaliação do costume do outro representa obstáculo ao conhecimento antropológico. São corretos os itens:quadrado.gif ¬Apenas 3 e 4 são corretosquadrado.gif ¬Apenas 2 e 3 são corretos;quadrado.gif ¬Apenas o 3 e 4 são corretos;quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬Os itens 1.2,3 e 4 são corretos;quadrado.gif ¬Apenas o 1 e 2 são corretos;
 page_4.gif ¬3a Questão (Ref.: 201707727322)Acerto: 1,0  / 1,0No século XVII, surge o Racionalismo e fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Entre essa forma de pensar é CORRETO citar:
I. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento.
II. A autoridade deveria ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
III. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
 quadrado.gif ¬Somente I e III estão corretasquadrado.gif ¬Somente II e III estão corretasquadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬Todas estão corretasquadrado.gif ¬Somente II está corretaquadrado.gif ¬Somente I está corretacomputador.gif ¬ Gabarito Comentado.
 page_4.gif ¬4a Questão (Ref.: 201707913507)Acerto: 1,0  / 1,0Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬Renascimentoquadrado.gif ¬Feudalismoquadrado.gif ¬Iluminismoquadrado.gif ¬Teocentrismoquadrado.gif ¬Imperialismocomputador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.
 page_4.gif ¬5a Questão (Ref.: 201707913541)Acerto: 1,0  / 1,0Segundo Émile Durkheim os fatos sociais devem ser tratados como "coisas", devem ser observados com distanciamento, objetividade. Na concepção do autor isto se deve:quadrado.gif ¬ao cuidado de evitar a manipulação teórica e o plágio, nos resultados obtidos nas diferentes formas de pesquisa de campo.quadrado.gif ¬às características dos fatos sociais, que devem ser percebidos como subjetivos conforme as pesquisas da Física e da Química.quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬à necessidade do cientista social não se envolver com o objeto de estudo, mantendo a objetividade e a neutralidade científica.quadrado.gif ¬às características metodológicas da Sociologia que precisa se apresentar como uma ciência engajada, visando mudanças sociais radicais.quadrado.gif ¬ao sentido intuitivo da pesquisa sociológica, para equipará-la ao patamar das ciências naturais e exatas.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.
 page_4.gif ¬6a Questão (Ref.: 201707782285)Acerto: 1,0  / 1,0Em sua obra "A Divisão do Trabalho Social", Émile Durkheim afirma que enquanto seres socializados possuímos, simultaneamente, uma consciência individual e uma consciência coletiva, sendo que para o autor:quadrado.gif ¬todo este processo é regido por leis biológicas, cuja identificação é o objeto de estudo da Sociologia que se apresenta como uma ciência positiva.quadrado.gif ¬ambos os campos interagem de modo dialético, sendo impossível delimitar qual deles é preponderante.quadrado.gif ¬são os indivíduos que dão significado a sua existência e exercem supremacia sobre a coletividade.quadrado.gif ¬a consciência individual sempre prevaleceria sempre sobre o coletivo.quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬existiria sempre uma preponderância do coletivo sobre o individual.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.
 page_4.gif ¬7a Questão (Ref.: 201707174428)Acerto: 1,0  / 1,0No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação:
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens.
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens.
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder.
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais.
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira:quadrado.gif ¬2 - 3 - 4quadrado.gif ¬1 - 2 - 5quadrado.gif ¬2 - 4 - 5quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬1 - 2 - 3quadrado.gif ¬1 - 3 - 4computador.gif ¬ Gabarito Comentado.
 page_4.gif ¬8a Questão (Ref.: 201707863558)Acerto: 1,0  / 1,0Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:quadrado.gif ¬As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.quadrado.gif ¬A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.quadrado.gif ¬A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.quadrado.gif ¬A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais
sobre a consciência coletiva.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.computador.gif ¬ Gabarito Comentado.
 page_4.gif ¬9a Questão (Ref.: 201707777001)Acerto: 1,0  / 1,0Os operários que, desprovidos da propriedade das fábricas e dos meios de produção, "vendiam" aos burgueses, donos destes estabelecimentos, o único bem que possuíam, que seria a sua força de trabalho. Assim, neste modo de produção, como afirmava Marx, as principais contradições seriam aquelas existentes entre a burguesia "dona dos meios de produção" e o proletariado, que compreenderia os operários e trabalhadores de um modo geral.
Esta definição se refere ao modo de produção:quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬Capitalistaquadrado.gif ¬Imperialquadrado.gif ¬Socialistaquadrado.gif ¬Feudalquadrado.gif ¬Escravista
 page_4.gif ¬10a Questão (Ref.: 201707399118)Acerto: 1,0  / 1,0Para Karl Marx o trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também do fruto deste trabalho. O trabalho é, então, percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. (...) Eles veem a dominação de uma classe sobre a outra como fatos naturais. (Rodrigues, Alberto Tosi, Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 40). A este processo Marx deu o nome de:quadrado.gif ¬divisão social do trabalho.quadrado.gif ¬coerção.quadrado.gif ¬dominação tradicional.quadrado_x.gif ¬ peq_ok.gif ¬alienação.quadrado.gif ¬injustiça.
__MACOSX/av1 antropologia.rtfd/._TXT.rtf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando