Buscar

Relatório Teor Alcoólico da Gasolina

Prévia do material em texto

Introdução
A cinética química é um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos.
A + B           C + D
Reagentes              Produtos
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formadosObjetivo
Verificar a massa específica da gasolina e o teor de álcool existente na mesma. Verificar se o teor de álcool está dentro das normas técnicas.
Materiais e reagentes
Proveta de 100ml, Beker, Pipeta, Balança Analítica, Bastão de Vidro, Água Destilada e Gasolina.
Metodologia
Primeiro, utilizando a balança, obteve-se a massa da proveta vazia. Após isso encheu-se a proveta com 20 mL de gasolina com ajuda da pipeta e obteve-se a massa da proveta cheia utilizando novamente a balança. Com estas informações calculou-se a densidade da gasolina.
Na proveta com a gasolina adicionou-se, com ajuda da pipeta, 20 mL de água destilada.
Com a ajuda do bastão de vidro, agitou-se bem as fases formadas na proveta. Esperou-se 5 minutos para que a solução estabiliza-se e pude-se verificar os novos volume das substâncias. Com isto calculou-se o teor de álcool contido na gasolina.
Resultados e Discusão
Proveta vazia = 74,840 g
Proveta com 20 mL de gasolina = 88,513 g
Massa gasolina = 88,513 – 74,840 = 13,673 g
Massa específica (densidade) da gasolina = ρgasolina = m/V
				 ρgasolina = 13,673/20 = 0,68 g/mL
	Conseguiu-se perceber que pela gasolina ter densidade menor que a da água, a água fica na parte inferior por ser mais pesada, visto a mistura da água ser heterogênea bifásica.
	Após agitar-se a solução e esperar-se o tempo de 5 minutos, foi-se verificado que a gasolina passou a ter um volume igual a 15 mL e a água 25 mL. Com isso pode-se afirmar que na gasolisa contia-se cerca de 5 mL de álcool anidro, ou seja, 25% do seu volume inicial.
T% - Teor de Álcool
			T% = (Válcool / Vgasolina ) . 100%
			T% = (5 mL / 20 mL) . 100%
			T% = 25%
	Com isso pode-se afirmar que a gasolina testada está de acordo com as normas da ANP, onde se diz que o teor alcoólico da gasolina dever ser igual a T% = (25 ± 1)%
Conclusão
A partir deste experimento pode-se observar o comportamento de uma substância polar e apolar, quando misturada. Também pode-se verificar se a gasolina encontrava-se dentro das normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Referências Bibliográficas
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. “Determinação do teor do álcool na gasolina”, UOL. Disponivel em <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/determinacao-teor-alcool-na-gasolina.htm> . Acesso no dia 04 de Outubro de 2016
DE SOUZA, Líria Alves. “Classificação das forças intermoleculares”, UOL. Disponivel em 
<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-das-forcas-intermoleculares. htm> . Acesso no dia 04 de Outubro de 2016
Química Experimental
 
Universidade Estácio de Sá
Teor de Álcool na Gasolina
Profª: Rafaela Landeiro Turma: 3118

Continue navegando