Buscar

Ecologia impactos ambientais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ECOLOGIA - IMPACTOS AMBIENTAIS
 CHUVA ÁCIDA E DESMATAMENTO
INTRODUÇÃO
CONCLUSÕES
 
	
CCPJM - Colégio Padre Júlio Maria- Boa Esperança - MG
 CPJM - Colégio Padre Júlio Maria- Boa Esperança - MG
 
c
OBJETIVO
	
 
http://www.brasilescola.com/brasil/reducao-desmatamento-na-amazonia.htm Acesso em 01 de Julho de 2015
http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/03/24/quer-acabar-com-desmatamento-comece-combatendo-corrupcao-e-crime-organizado
/ Acesso em 01 de Julho de 2015
PARCERIA: UNIFEI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
EFEITOS NEGATIVOS DO DESMATAMENTO
 
Desmatamento é o processo de destruição das florestas através da ação do homem. Ocorre, geralmente, para a exploração de madeira, abertura de áreas para a agricultura ou pastagem para o gado. A queimada ilegal é o processo mais utilizado para o desflorestamento.
– Destruição da biodiversidade;
– Genocídio e etnocídio das nações indígenas;
– Erosão e empobrecimento dos solos;
– Enchente e assoreamento dos rios;
– Diminuição dos índices pluviométricos;
– Elevação das temperaturas;
– Desertificação;
– Proliferação de pragas e doenças.
Concluímos que, para solucionar esses problemas, incentivar a utilização de transportes coletivos, descentralização industrial, dessulfurar gases de combustão, utilizar combustíveis limpos em veículos, intensificação nas operações de fiscalização, repressão às madeireiras, aos grileiros de terra e aos pecuaristas, restrição de créditos para infratores das leis ambientais, elaboração de uma lista contendo os municípios nos quais ocorre a maioria dos desmatamentos.
Rafaella Corrêa1+, Rafaela Moscardini2, Marina Moscardini3+, Aurélio Barbosa4, Julia Monteiro5, Loyane Alves6
 EFEITOS NEGATIVOS DA CHUVA ÁCIDA
 Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas. Mesmo em ambientes não poluídos, as chuvas são sempre ácidas. Os principais responsáveis são o trióxido de enxofre, resultante da combinação do dióxido de enxofre com o oxigênio, e o dióxido de nitrogênio lançado na atmosfera, ao se combinarem com água em suspensão, se transformam em ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso. Esses ácidos têm elevada capacidade de corrosão. Quando se precipitam,estes ácidos,provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Polui rios e fontes de água, podendo prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares.
 
Apresentar a população os efeitos destrutivos do desmatamento e da chuva ácida , esclarecendo suas causas e consequências.
Elucidar sobre possíveis formas de minimizar esses impactos e ações de manejo na recuperação de áreas degradadas.
Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente. Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais,desmatamento,extinção de espécies,, inundações,erosões,poluição,mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio,chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida. 
Nosso trabalho aborda dois temas referentes aos impacto ambientais : chuva ácida e desmatamento.
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais