Buscar

DIDATICA AVA. APREN.3docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505308251)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Saber conviver tornou-se mundialmente conhecido como um dos pilares da educação para o século XXI, apresentado no Relatório Delors (UNESCO). No âmbito da atuação do profissional de educação física, valorizar o saber conviver como uma expressão de respeito ao multiculturalismo representa desconstruir verdades corporalizadas, integrar saberes da cultura corporal, questionar a hierarquização das diferenças de habilidade, amar e respeitar o ser humano e a vida. Nessa perspectiva, assinale a opção em que é apresentada a atitude adequada do profissional de educação física no trabalho com um grupo de ginástica que envolva pessoas de diferentes gerações.
		
	
	A - Dividir a turma por aproximação de faixas etárias, visando facilitar o diálogo entre os participantes e a harmonia entre as gerações.
	
	C - Chamar freqüentemente a atenção dos obesos presentes no grupo para que superem a resistência à prática regular da ginástica para a manutenção da boa forma física e a beleza do corpo.
	
	E - Propiciar sistematicamente avaliação das metas de desempenho de cada um na ginástica, divulgando para todos, por meio de cartazes e de mensagens eletrônicas, os resultados alcançados individualmente.
	
	B -Criar trilha sonora especial com bandas musicais de sua preferência porque, assim, ele poderá trabalhar com mais entusiasmo e contagiar o grupo com a sua alegria.
	 
	D- Socializar os saberes da experiência cultural de cada um dos participantes com relação à ginástica, como forma de valorização da diversidade cultural.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505300194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmativas abaixo sobre as influências educativas, colocando I para intencionais e NI para não-intencionais. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA correspondente.
( ) educação escolar
( ) família
( ) igreja
( ) amigos
		
	
	NI NI NI NI
	
	I I I I
	
	I I I NI
	
	I NI I I
	 
	I NI NI NI
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504365876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENADE 2005) Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
		
	 
	incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
	
	impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas.
	
	dizer que o conteúdo é verdadeiro no livro porque foi escrito por um autor.
	
	desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
	
	recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504357667)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atividade cotidiana na sala de aula, como elemento organizador "escolar" do sistema de ensino, supõe o reconhecimento de saberes, ou o de saber fazer, e de competências específicas. Fala-se, assim, do "agir profissional", de saberes de ação e de gestos profissionais. Neste contexto, existem vínculos possíveis entre saberes na atividade e os saberes sobre a atividade?
		
	
	Sim, a realidade do trabalho docente independe de uma prática, ou mais exatamente, de saberes que tomam corpo na ação.
	
	Não, a compreensão do trabalho docente engloba a complexidade da ação e de sua contextualização.
	
	Não, pois a realidade do trabalho docente não depende de uma epistemologia, mas de uma prática.
	 
	Sim, a prática docente pode ser apresentada em sua dupla dimensão: agir de maneira intencional, consciente em uma situação na qual se é ao mesmo tempo idealizador e o ator reflexivo.
	
	Não, pela observação cotidiana em sala de aula, é possível descrever como essa prática é organizada.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505308250)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um profissional de educação física, tendo sido designado para atuar em uma instituição, verificou que, no bairro em que esta se localiza, viviam pessoas de diferentes culturas e orientações religiosas. Ao desenvolver um conteúdo de atividade corporal em que posições invertidas e rolamentos eram auxiliados pelo contato físico de companheiros, alguns participantes se negaram a aderir à atividade por não admitirem tocar ou serem tocados pelos parceiros. Diante dessa situação hipotética, que procedimento deveria ser adotado pelo referido profissional?
		
	 
	E - Mudar a atividade, escolhendo outra que facilite a integração e a tolerância a diferenças, pautando a intervenção em uma postura de respeito à diversidade de costumes e valores.
	
	D - Elogiar a disposição de cooperar dos alunos que fazem a segurança na atividade, esperando que esse comportamento resolva o problema da auto-exclusão.
	 
	B - Mudar a atividade, escolhendo outra em que o toque surja disfarçadamente, para mostrar aos participantes que aquele espaço de atividades é um laboratório de relacionamento social que ocasiona choques culturais nem sempre relevantes.
	
	C - Exigir a participação de todos na atividade que consta do planejamento, para reforçar a posição de que o ambiente esportivo deve ser um espaço isento de crenças e preconceitos vinculados ao corpo.
	
	A - Argumentar com os alunos que o contato físico é indispensável para a realização desses movimentos com segurança e que o corpo representa uma linguagem universal de comunicação; em seguida, cobrar a participação de todos na atividade.

Continue navegando