Buscar

RESUMO DE CUSTOS E DESPESAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS
AULA 05 – SISTEMAS E POSICIONAMENTOS DOS CUSTOS
Custos Diretos - São os gastos necessários à produção, facilmente identificáveis no produto e mensuráveis em cada unidade do produto. Exemplo: Em uma fábrica de móveis, a madeira é um material essencial para a produção e pode-se medir quanto será utilizado de madeira para fabricar cada peça, portanto, os gastos com esse produto utilizado na fabricação de móveis é um custo direto.
Custos Indiretos - São gastos necessários à produção, mas nem sempre podem ser identificados e mensurados em cada unidade do produto. Exemplo: Depreciação das máquinas.
Custos Variáveis - São gastos necessários à produção e diretamente variáveis com o volume de produção. Quanto maior ela for, maior será o custo. Os custos diretos são sempre variáveis, mas nem todo custo variável é direto. Exemplo: A madeira.
Custos Fixos - São gastos necessários à produção de bens ou serviços e passíveis de mudança de valor, mas não acompanham o volume de produção, por isso são considerados fixos em relação ao volume. Exemplo: Se a fábrica de móveis estiver funcionando em um galpão alugado, o gasto com aluguel do galpão é um custo fixo, pois é necessário para que se possam produzir os móveis, mas independe do volume que se produza nesse galpão.
Despesas Fixas - São gastos necessários para colocar os produtos e serviços no mercado, mas não estão relacionados a nenhum volume. Exemplo: Os gastos com administração de vendas são necessários para controlar as vendas e o faturamento, mas são gastos fixos, não acompanham o volume de vendas.
Despesas Variáveis - São gastos necessários para colocar os produtos e serviços no mercado e acompanham determinado volume. Exemplo: Os gastos com comissões de vendedores são despesas variáveis, pois são necessárias para colocar o produto no mercado e acompanham o volume de vendas.

Continue navegando