Buscar

Teoria Econômica Exercicio 1

Prévia do material em texto

Sobre a oferta, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A demanda de um determinado produto pode ser definida como a única quantidade possível de ser consumida em um determinado período de tempo.
b. A oferta um determinado produto pode ser definido como a única quantidade possível de ser produzida em um determinado período de tempo.
c. A demanda de um determinado produto pode ser definida como o conjunto das diversas quantidades que os consumidores estão dispostos a adquirir desse produto, em um determinado período de tempo.
d. A demanda é tão somente a quantidade de dinheiro que possuo para adquirir um determinado bem.
e. A oferta de um determinado produto pode ser definida como o conjunto das diversas quantidades que os ofertantes estão dispostos a produzir desse produto, em um determinado período de tempo.
Resposta: Alternativa B
São características da globalização:
Resposta correta: A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
Sobre o fluxo circular de renda, analise as afirmações que seguem e na sequência assinale a alternativa correta:
I - A riqueza é produto do trabalho realizado pelas famílias quando utilizam os fatores de produção por meio das empresas. Estas duas instituições estão envolvidas em um sistema de três variáveis. A primeira variável representa o fornecimento dos fatores de produção. A segunda representa o consumo. Ambas estabelecem a relação da família no sistema econômico. A terceira variável, a produção de bens e serviços, estabelece a relação da empresa no sistema econômico.
II - De forma simplificada, as empresas produzem bens e serviços que serão consumidos pelas famílias, mediante a um pagamento. Por outro lado, as famílias oferecem trabalho e capital (fatores de produção) para as empresas, pelo qual recebem também um pagamento, estimulando a produção (fluxo circular de renda).
III - O produto resultante da relação entre famílias e empresas está relacionado a um determinado nível de desenvolvimento científico e tecnológico.
 Escolha uma: a. Somente a afirmativa III está correta.
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..
A intervenção do Estado na economia se faz necessária para estabilizar os preços, empregabilidade, a renda e outras variáveis macroeconômicas relevantes. Seguindo a visão de Keynes, a intervenção parcial do estado foi a melhor solução e teoria para podermos corrigir o erro existente, porem para que seu funcionamento seja de grande eficácia, e necessário que os países possuam uma boa gestão e visão de melhorias para a população.
Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Interven%C3%A7%C3%A3o-Parcial-Do-Estado-Na-Economia/50451767.html. Acesso em 20 jan.2016.
Acerca da intervenção do Estado na economia, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A presença de externalidade positiva ou negativa não justifica uma intervenção do Estado na economia.
b. Setores econômicos com monopólio natural não justificam por si sós a necessidade de intervenção econômica do Estado.
c. A existência de bens públicos, tais como as escolas públicas e privadas, justifica a presença do Estado na economia.
d. Falhas de mercado são decorrentes do desequilíbrio de fornecimento de bens e serviços para a sociedade. Como se trata de situação normal em uma sociedade, não justifica a intervenção do Estado na economia.
e. O livre funcionamento dos mercados pode ocasionar problemas como inflação e desemprego, o que justifica a necessidade de intervenção do Estado na economia.
Resposta Certa: E

Continue navegando