Buscar

Faculdade Anhanguera de Jacareí

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Anhanguera de Jacareí
Curso: Pedagogia 7º Semestre
Disciplina: Leitura e produção de Texto
Aluna: Neiva Cabral de Souza RA: 8831399010
Professora: Silvia Helena Nogueira
Resumo do artigo: Entre o plágio e a autoria: Qual o papel da universidade?
 No texto “Entre o plagio e a autoria: qual o papel da universidade?”, Obdália Santana Ferraz Silva, professora da Universidade do Estado da Bahia, expõe seu posicionamento a respeito do plágio acadêmico. Dá inicio a seu trabalho com enfoque na pergunta de Michael Foucault. O que é um autor? questionando com isso o contexto atual em que estamos vivendo, onde a tecnologia é um traço marcante, de acordo com a autora os textos que pesquisamos podem servir de fonte de criação ou simplesmente de reprodução.
 A cópia de textos se tornou uma prática comum ao longo da Historia ,isto acontece devido a facilidade de busca, Considera-se que um grande numero de estudantes se apropriam de grandes obras, a um foco maior nos graduandos de letras e professores em formação que fazem o uso de hipertextos para elaboração de textos acadêmicos. O que eles acreditam ser plagio e de que maneira a universidade trabalha a questão da cópia. Assim partiu a ideia de como trabalhar esta questão com um grupo de alunos da universidade publica do Estado da Bahia realizando uma pesquisa.
Observou se nesse estudo a presença muito forte da internet na vida destes graduandos os quais muitos afirmaram utilizar o os hipertextos digitais para suas pesquisas, principalmente na elaboração de trabalhos exigidos pela universidade por ser na verdade o caminho mais fácil e rápido, muitos utilizam deste método para suprir a falta de “tempo para realizar exaustivas pesquisas bibliográficas” e pela variedade de opções oferecidas pelos links.
Está facilidade de material encontrada na internet “aparentemente” pública de conteúdos on-line e a disponibilidade dos hipertextos digitais faz com que muitos graduandos deixe de realizar uma pesquisa fundamentada em conhecimentos e terminam por plagiar, ”Fica difícil não plagiar com tantas oportunidades”(GB) declara um aluno envolvido na pesquisa.Com o resultado em mãos da pesquisa a autora enfatiza que tal pratica se caracteriza como uma violação de propriedade intelectual.
 A autora enfatiza a relevância deste trabalho pois para ela o Plagio se tornou um ato grave, pois quando isto acontece o graduando está subtraindo de si a capacidade de criação, de demonstrar que é capaz, carregando sobre si algo de outro. cada dia isto se torna cada vez mais presente nas escolas, universidades, é preciso orientar desde o inicio de sua formação. 
Referencia bibliográfica: Silva,Obdália Santana Ferraz – UNEB-beda_ferraz@yahoo.com.br
GT: Alfabetização.Leitura e Escrita /n.10
Agencia Financiadora: Sem Financiamento.