Buscar

Estudos Disciplinares II TI

Prévia do material em texto

TI – Estudos Disciplinares II
Questão 01
Distorção é o fenômeno pelo qual transformamos a realidade para que ela se adapte a nossa cultura, crença, aos valores e até mesmo às impressões e intenções momentâneas. Nesta distorção temos a impressão da pessoa a partir de uma só característica. Estamos tratando:
Resposta: b) Efeito Halo
Questão 02
As mudanças ocorridas no mundo dos negócios e das organizações trazem à tona várias questões, dentre elas o papel da liderança. Segundo Soto (2002), as novas realidades macroeconômicas e tendências em um mundo globalizado estão modificando o ambiente comercial e industrial e isso requer organizações competitivas, que possam responder de forma positiva a essa realidade e tendência dos mercados futuros. Nesse conceito, liderar significa:
Resposta: b) Liderar é ter capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas.
Questão 03
Frente aos nossos valores, temos nossas atitudes e as mesmas são adquiridas através da nossa experiência e preconceitos, esse é o conceito inicial de ações que podemos desenvolver nas organizações. O que pode influenciar diretamente a formação de valores de um indivíduo?
Resposta: c) A cultura tem forte influência sobre nossos valores e os valores variam de cultura para cultura.
Questão 04
A liderança deve ser eficiente e eficaz, segundo Drucker (1996): “Eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas, eficiência é fazer certo um processo qualquer”. Qual é a base de uma liderança eficaz segundo Drucker?
Resposta: c) Compreender a missão da organização.
Questão 05
Chiavenato, em 2002, estudou o processo entre pessoas e empresas. Para que se estabeleça um processo de interação entre pessoas e organização, devemos considerar:
Resposta: c) Tratar as pessoas como parceiras da organização.
Questão 06
Em 1960 foi publicado o livro Autocracia e democracia: uma investigação experimental 4, que tinha como conteúdo um novo estudo da abordagem “estilos de liderança”. Kurt Lewin orientou, na década de 30, Ralph White e Ronald Lippitt numa pesquisa que tinha como participantes três grupos de crianças submetidas a lideranças diferentes: autocrática, democrática e liberal. O líder liberal tem como ação primordial:
Resposta: d) Evita fazer comentários sobre as atividades dos membros, a não ser quando interrogado; não tenta avaliar.
Questão 07
Segundo Spector (2002), um grupo de trabalho é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando a objetivos inter-relacionados. Sherif (apud Aguiar, 1997) propõe algumas características que distinguem um grupo de uma coleção de pessoas: interação entre os membros, objetivo e conjunto de normas comuns, conjunto de papéis e uma rede de atração interpessoal. Sobre os fatores básicos para a existência de uma equipe é verdadeiro afirmar:
Resposta: a) Certa divisão de papéis ou tarefas.
Questão 08
A percepção é algo individual e influi na forma como as pessoas se comportam na organização, é a base para o entendimento do comportamento humano nas organizações, se entendermos os fatores que levam a moldar ou distorcer a percepção. Qual a definição de percepção segundo Robbins?
Resposta: a) As pessoas selecionam, organizam e interpretam informações existentes por meio de suas impressões sensoriais.
Questão 09
Motivação é um tema extremamente discutido, complexo e tem sido uma grande preocupação no mundo empresarial. Muitos são os pesquisadores que vêm buscando alternativas para as questões motivacionais. Maslow hierarquiza as necessidades humanas tendo como foco a intensidade dos motivos. Em sua teoria as necessidades primárias podem em algum momento se sobrepor as necessidades secundárias?
Resposta: d) Sim podem se sobrepor porque são necessidades do corpo.
Questão 10
Em 1956, Eric Berne, psiquiatra canadense, depois de “um amistoso divórcio com a psicanálise”, criou uma teoria nova da psicologia, tanto individual como social. Berne foi muito criticado pelos acadêmicos, que o acusaram de ser simplista. Análise transacional se constitui de um conjunto de técnicas que visam à mudança. Chama-se transacional por estudar, analisar as trocas de estímulos e respostas entre os indivíduos, ou transações, entre indivíduos.
Berne se interessava pelo que ocorre entre as pessoas na realidade.  A ferramenta utilizada na Análise Transacional baseia-se em no esquema de personalidade:
Resposta: c) O esquema da personalidade: pai, adulto e criança.

Continue navegando