Buscar

Criminologia2 avaliação parcial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201702706681)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise a reportagem abaixo e assinale a alternativa que se aplica corretamente ao caso do assassinato do jornalista Glauco segundo a criminologia: Portal G1 SP "Santo Daime não causa reações violentas, diz especialista em drogas Professor da Unifesp diz que, apesar disso, uso do chá deve ser assistido. Defesa de suspeito de matar Glauco afirma que chá prejudicou rapaz." "O chá utilizado no ritual do Santo Daime não causa reações violentas em seus usuários. É o que afirma o professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Dartiu Xavier da Silveira. Segundo o médico, a droga, no entanto, pode causar reações adversas em pessoas com distúrbios mentais, caso do estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, de 24 anos. Principal suspeito de assassinar Glauco Villas Boas, de 53 anos, e o filho dele, Raoni, de 25 anos, na sexta-feira (12), o rapaz sofre de esquizofrenia, segundo relatam parentes que não quiseram se identificar."
	
	
	
	A criminologia possui como objeto exclusivo de estudo a pessoa da vítima
	
	Os fatos somente poderão ser analisados juridicamente, utilizando-se dos dispositivos em vigor no ordenamento jurídico nacional
	 Certo
	O caso em tela permite uma análise criminológica e interdisciplinar, visando entender e explicar a realidade, podendo-se utilizar da biologia e da psicologia para melhor análise do caso, além de ampliar a discussão sobre as drogas
	
	A criminologia por não possuir rigor científico não poderá ser utilizada para análise de crimes contra a vida, que são de competência do Tribunal de Júri.
	
	A criminologia só estuda fatos históricos
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201703106408)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A criminologia pode ser conceituada como uma ciência ______, baseada na observação e na experiência, e ________ que tem por objeto de análise o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
	
	
	
	objetiva ¿ monodisciplinar
	 Certo
	empírica ¿ interdisciplinar
	
	humana ¿ unidisciplinar
	
	exata ¿ multidisciplinar
	
	biológica ¿ transdisciplinar
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201702673628)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Numa pesquisa recente foi verificado que os pretos são considerados os que têm menos oportunidades na vida e os pardos os que mais se parecem com um criminoso. (Almeida, Carlos Alberto. A cabeça do brasileiro. Ed. Record). Assim, analisando a assertiva e o positivismo criminológico, marque a opção correta:
	
	
	
	Esta conclusão em nada se refere ao positivismo, pois este era baseado em estudos anatômicos
	 Certo
	Este resultado reflete o estereótipo do criminoso que o positivismo de Lombroso ajudou a legitimar cientificamente no séc. XIX
	
	O positivismo possuia um método empírico e por isso se afasta dos "achismos" presentes na referida pesquisa
	
	Esta espécie de pesquisa já era feita por Lombroso, o que foi a base de toda a sua obra
	 Errado
	O positivismo criticava este olhar preconceituoso que foi muito estimulado pela teoria do etiquetamento.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201703106423)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A _________surgiu na Europa, influenciada pelos fisiocratas e iluministas; possui três fases: antropológica, sociológica e jurídica; priorizou os interesses sociais aos individuais. Em 1876, foi publicado o livro ¿O homem delinquente¿, que instaurou um período científico de estudos criminológicos, assim, é conhecida ainda como ¿surgimento da fase científica da criminologia¿. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
	
	
	
	Escola Clássica
	
	Terza Scuola
	 Errado
	Escola Criminológica
	
	Escola Política Criminal ou Moderna Alemã
	 Certo
	Escola Positiva
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201703106241)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista científico, a teoria ecológica da Escola de Chicago traça um paralelismo entre o crescimento urbano e a criminalidade urbana identificando que os conflitos, os desvios e a criminalidade são conseqüências da fluidez e da falta de controle social provocados pelo distanciamento entre as pessoas, deixa de ser exercido sobre elas. Estabelece esta teoria que esta unidade ecológica influencia criminoginamente no comportamento de seus habitantes, principalmente através de dois fatores, que são:
	
	
	
	áreas de delinquencia e ausência de segurança;
	 Certo
	mobilidade social e áreas de delinquência;
	
	áreas de delinquência e ausência de recursos;
	
	ausência de recursos e de segurança;
	
	mobilidade social e ausência de recursos;
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201703106200)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O incessante movimento dentro da cidades (residência, emprego, ascensão e decadência social) impossibilita a criação de vínculos e identidade entre os seus moradores, diferentemente do que ocorre na zona rural. O anonimato rompe determinados mecanismos tradicionais (informais) de controle do sujeito que pretende praticar um crime, além de não haver qualquer laço de identidade entre o indivíduo e sua vítima, o que facilita a prática do delito. A teoria ecológica possui como principal objeto de estudo a cidade, considerada como unidade ecológica para seus adeptos. Acerca da Escola de Chicago, podemos afirmar que esta:
	
	
	
	Trata-se de uma ação legitimada pela sociedade, pois a vítima provocou o agressor;
	 Certo
	Abre espaço para uma ideia preconceituosa sobre os guetos das cidades;
	
	Não dialoga com a ideia de melhora do ambiente das periferias;
	
	É uma teoria que traduz a ideia de que os espaços de exclusão não existem nas cidades brasileiras;
	
	Operacionaliza a ideia de que o crime está em todas as áreas das cidades;
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201702673492)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A análise crítica do art. 157, parágrafo 3º do CP (latrocínio), que define o crime de roubo seguido de morte, no que tange a sua pena de 20 a 30 anos, demosntra que o legislador conferiu mais peso ao patrimônio do que à vida, uma vez que o homicídio qualificado possui pena mínima de 12 anos. Tal assertiva é analisada e criticada pela:
	
	
	
	teoria do etiquetamento
	
	teoria ecológica
	
	teoria positivista
	
	teoria da anomia
	 Certo
	teoria do conflito
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201702673498)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A lei 8.072/90 define como crime hediondo as condutas previstas no art. 273 do CP: "falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicianis", com uma pena de 10 a 15 anos, o que também é aplicado a quem vende estes produtos, ou mesmo se tratar de cosméticos ou produtos de limpeza, ou quem não tem o devido registro no órgão compettente. Com isto, marque a opção correta que melhor analisa o caso segundo a teoria do conflito.
	
	
	
	Tal medida é legítima pois a conduta é mais grave que envenar água potável, prevista no art 170, cujo artigo também define uma pena de 10 a 15 anos de reclusão.
	 Certo
	Expressa os valores do legislador que atende os interesses da classe dominante, no caso, os laboratórios e grandes empresas.
	
	Trat-se de uma opção legítima do legislador em optar por uma pena maior, ainda que de forma desproporcional
	
	Demonstra a falta de preparo do legislador que, negligentemente, previu uma pena muito alta
	
	É uma hipótese de se reduzir os conflitos na sociedade
	
	
	
	 Código de referência da questão.9a
Questão (Ref.: 201703106176)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre o comportamento ilícito do crioulo do morro dos macacos e o do cidadão portador de diploma de curso superior, haverá grandes possibilidades de sinceramente  considerar o primeiro como um crime merecedor de punição e o segundo como uma mera escorregadela, suscetível de ser tratada com boa vontade e compreensão.(Augusto Thompson). Diante do fato de que a grande maioria das pessoas já praticou ou irá praticar crimes, segundo a teoria do Labelling Approuch ou do etiquetamento aponte como se dá esta seleção entre aqueles que serão submetidos ao sistema penal e os outros que não continuarão na cifra negra da criminalidade:
	
	
	 Certo
	A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nas classes mais pobres;
	
	O grupo busca mudar os valores da sociedade através de suas condutas marginais;
	
	A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nas classes mais abastadas da sociedade;
	
	Observa-se a total falta de valores por parte deste grupo;
	
	Trata-se de uma ação legitimada pela sociedade, pois a vítima provocou o agressor;
	
	
	
	 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201703108996)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O crime é um hábito adquirido, uma resposta a situações reais que o sujeito aprende com o contato com valores, atitudes e pautas de condutas criminais no curso de processos de interação com seus semelhantes, dependendo do grau de intimidade dos contatos e sua frequência. Esse conceito se refere à:
	
	
	
	Teoria do Conflito.
	 Certo
	Teoria da aprendizagem social ou associação diferencial.
	
	Teoria da Anomia.
	
	Teoria Positivista.
	 Errado
	Teoria Subcultural

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando