Buscar

AD1 IDPP aulas 1 a 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após estudar as aulas 1 a 4 desta disciplina, escreva um texto on-line, respondendo às questões que se seguem:
 
Estabelece o art. 4º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), que: “quando a lei for omissa o juiz recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios gerais do direito”. Com suas palavras, em um máximo de 20 linhas, diferencie entre ANALOGIA e PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO.
(2,5 pontos)
 
Na evolução histórica do Estado, identificamos no caderno didático os seguintes estados: Antigo, Grego, Romano, Medieval e Moderno. Assim sendo, discorra sobre o ESTADO ROMANO e suas características.
(2,5 pontos)
 
Explique, com base nos estudos realizados no caderno didático e no material que o complementa, de onde vem a ideia de dividir-se, para fins acadêmicos, o Direito em Público e Privado, o que justifica o nome desta disciplina. Explique, ainda, em razão desta divisão, quais os ramos do direito que podem ser  estudados em IDPP.
(2,5 pontos)
 
O elemento humano do Estado tem sido designado pelos termos: POPULAÇÃO, NAÇÃO e POVO. Explique a diferença entre esses termos, esclarecendo por que devemos preferir o POVO para designar o elemento humano do Estado.
 
(2,5 pontos)

Outros materiais