Buscar

Doutrina caso 08 DPC IV

Prévia do material em texto

Nome: Thiago Renan M. da Veiga Mat. 201202104118
Jurisprudências sobre multa de atreintes, senão vejamos: 
RECURSO DE APELAÇÃO – EXECUÇÃO DE TÍTULO JUDICIAL - EMBARGOS DO DEVEDOR – COBRANÇA DE MULTA DIÁRIA (ASTREINTES) - DESCUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL – ABSTENÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO – POSSIBILIDADE - EXCESSO DE EXECUÇÃO – OCORRÊNCIA. 1. O descumprimento da ordem judicial autoriza a cobrança da multa cominatória. 2. A fixação das astreintes não está em consonância com os critérios de proporcionalidade e razoabilidade. 3. Redução para o patamar condizente com as circunstâncias do caso concreto. 4. Embargos à execução de título judicial, parcialmente, acolhidos. 5. Sentença, ratificada. 6. Recurso de apelação, apresentado pela parte embargada, desprovido.
 (TJ-SP - APL: 00002151420158260660 SP 0000215-14.2015.8.26.0660, Relator: Francisco Bianco, Data de Julgamento: 05/05/2017, 5ª Câmara de Direito Público, Data de Publicação: 05/05/2017)
No mesmo sentido:
ACÓRDÃO EMENTA. CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PLANO DE SAÚDE. TRATAMENTO DOMICILIAR (HOME CARE). SUBSTITUIÇÃO DA EMPRESA. POSSIBILIDADE. RECLAMAÇÕES CONSTANTES. PRESERVAÇÃO DA SAÚDE DO SEGURADO. MULTA. ASTREINTES. REDUÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. 1. O serviço de tratamento médico domiciliar na modalidade home care é considerado desdobramento do atendimento hospitalar, expresso no contrato, de maneira que não se admite a limitação por parte da seguradora, devendo ser prestado de maneira adequada e satisfatória. Precedentes do STJ e do TJES. 2. Deve ser mantida a decisão de 1º grau que determina a substituição da empresa responsável pelo fornecimento do serviço de saúde domiciliar ao segurado, quando o contratante demonstra aparente direito decorrente da prestação do serviço de maneira insatisfatória, sobretudo como forma de preservação da saúde. 3. A necessidade de dilação probatória para a aferição da qualidade do serviço prestado pela empresa credenciada do plano de saúde impede a reforma da decisão agravada, sobretudo diante dos bens jurídicos em colisão e da cognição restrita do Agravo de Instrumento. 4. A multa por descumprimento de decisão judicial, em muito similar ao instituto das astreintes do sistema jurídico francês, constitui uma técnica de execução por coerção, tendo a finalidade de exercer pressão psicológica para impor o cumprimento da decisão judicial. Muito embora a fixação da multa processual (astreintes) não se submeta à preclusão, deve ser alterada ou suprimida de ofício apenas quando se revelar desproporcional ou inadequada. Precedentes do STJ.
(TJ-ES - AI: 00028939420168080004, Relator: SAMUEL MEIRA BRASIL JUNIOR, Data de Julgamento: 11/04/2017, TERCEIRA CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 20/04/2017)
Para melhor apreciarmos sobre a redução do valor das “atreintes”, temos a seguinte doutrina:
“É o artigo 537 do novo regramento processual civil que regulamenta o instituto de modo específico. Pela sua redação, e já considerando o entendimento da doutrina e jurisprudência sobre o assunto, o juiz poderá fixar a multa, de ofício ou a requerimento da parte, em procedimento cognitivo, executivo, em tutela provisória ou na sentença, desde que seja compatível com a obrigação e que se determine prazo razoável para o cumprimento da decisão.”
Neste sentido, é o artigo em referência, a saber:
Art. 537.  A multa independe de requerimento da parte e poderá ser aplicada na fase de conhecimento, em tutela provisória ou na sentença, ou na fase de execução, desde que seja suficiente e compatível com a obrigação e que se determine prazo razoável para cumprimento do preceito.
http://emporiododireito.com.br/a-multa-astreinte-e-sua-eventual-reducao/

Continue navegando