Buscar

ROTEIRO AULA PRATICA TESTE DA CHAMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS
UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR JOCA VIEIRA
PROFESSOR( A ): MONICA RAVENNA NORONHA DA SILVA
DISCIPLINA: QUIMICA
ROTEIRO: AULA PRATICA 
TESTE DA CHAMA
OBJETIVOS: Observar a coloração característica de vários elementos. Detectar os elementos formadores de um determinado composto, através do ensaio por via seca (ensaio de coloração de chama).
 INTRODUÇÃO
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
 A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.
PROCEDIMENTOS
1. Utilize uma argola composta por um fio de níquel-cromo ou platina. Essa argola tem a finalidade de reter uma pequena amostra da substância. Prenda a outra extremidade do fio na pinça de madeira.
2. Recolha uma pequena amostra do sal a ser testado leve-a à chama de um bico de Bunsen. Observe a alteração da cor da chama.
3. A seguir, lave bem o fio com o auxílio de água destilada e palha de aço e solução de HCl.
OBS: A limpeza da argola deverá ser feita antes de cada procedimento, mergulhando em água e na solução de ácido clorídrico 6 Mol L-1 contida em um vidro de relógio, em seguida, levá-lo à região de fusão da chama do bico de unsen. Repetir o procedimento até que o esteja completamente limpo (fio estará limpo quando não mais transmitir coloração à chama).
4. A chama de sódio mascara a de outros cátions caso o sal testado esteja contaminado com sódio. Para contornarmos este problema, repetiremos o mesmo procedimento do item 3.
Importante: Anote suas observações:
ANEXO: 
Nem sempre o homem pensou que o átomo é como o conheces atualmente. Foi uma ideia que evoluiu ao longo dos anos. Apesar de o primeiro modelo atómico ter sido apresentado já no séc. XIX, a ideia de que a matéria é feita de pequeníssimos corpúsculos surgiu há muito. Explique em ordem cronológica os diferentes aspectos dos modelos atômicos de: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Lembre-se das discussões em nossas aulas e explique suscintamente com suas palavras como os átomos se comportam (núcleo, camadas eletrônicas e movimento dos elétrons). O modelo atômico atual como conhecemos e hoje.
O sal de cozinha (NaCl) emite luz de coloração amarela quando colocada numa chama. Baseando-se na teoria atômica, é correto afirmar que:
Os elétrons do cátion Na+ , ao receberem energia da chama, saltam de uma camada mais externa para uma mais interna, emitindo luz amarela.
A luz amarela emitida nada tem a ver com o sal de cozinha pois ele não é amarelo
A emissão da luz amarela se deve a átomos de oxigênio.
Os elétrons do cátion Na+ , ao receberem energia da chama saltam de uma camada mais interna para uma mais externa e ao perderem a energia ganha, emitem-na sobe a forma de luz amarela. 
Qualquer outro sal também produziria a mesma coloração
OBS:. MEUS AMORES ESSE PROCESSO PRATICO FAZ PARTE DA NOSSA NOTA MENSAL TA, ESTUDEM LEIAM TUDO SEM PREGUIÇA, DENTRO DE UM LABORATORIO SOMOS TODOS CIENTISTAS, RESPONDAM AS QUESTÕES DE FORMA BEM COMPLETA SE FALTAR ESPASSO RESPONDAM EM OUTRA FOLHA, ESTUDEM POIS LOGO APÓS A PRATICA DISCUTIREMOS OS RESULTADOS, TUDO ISSO VAI VALER A NOTA MENSAL XERO!

Continue navegando