Buscar

Questionário de consolidação de conteúdo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA 2 
1. Pesquisar quais os tamanhos máximos de quadros suportados por cada tecnologia de enlace de dados. 
Entre 64 e 1518 bytes 
PPP: 296 
IEEE 802.3: 1.492 
FDDI F: 4.352 
Ethernet: 1.500 
ATM: 9.180 
Frame Relay: 1.600 
X. 25: 576
2. Apresente as principais características e as vantagens e desvantagens dos endereçamentos IPs “Classes Cheias” (Classfull) e os “Sem Classe”(Classless).
A vantagem de se utilizar o endereçamento classe cheia é a facilidade de memorizar os endereços Ips e de distribuição destes endereços, mas, ao mesmo tempo, estamos tendo um grande desperdício de números Ips e um número muito grande de broadcast. No entanto se utilizarmos o IP sem classe, podemos utilizar somente a quantidade necessária de endereçamentos IPs, diminuindo muito o broadcast da rede e a única desvantagem é a 
atribuição dos endereços IPs e memorização desses endereços. 
3. ARP é citado como um ponto fraco em segurança. Explique por que ?
Quando um computador deseja enviar uma mensagem, ao procurar um IP na tabela ARP e não encontra, ele envia uma requisição do endereço para todos os computadores da rede. Dessa forma, o computador que possuir o IP solicitado responde à mensagem indicando que é o IP em questão e então o endereço MAC é adicionado na tabela ARP. Se uma falsa 
resposta é dada, um endereço MAC é associado a um IP que na realidade não é o correspondente e então é adicionado na tabela ARP, gerando um ataque de ARP Poiso Ning que consiste em modificar a tabela ARP de um computador se passando por outro. Com isso uma pessoa pode conseguir desviar mensagens que seriam destinadas a outro computador. Isto é conhecido como Man In The Middle. 
4. Um computador que usa DHCP para obter endereço IP pode operar como um servidor. Em caso afirmativo, como o cliente pode alcançar o servidor.
Sim, mas tem de ter algumas condições garantidas. Mesmo através de DHCP você forçar que determinada máquina tenha sempre o mesmo endereço atribuído. Esta é a solução mais simples. Existe ainda a possibilidade de ao receber o endereço IP, ele fará a atualização de DNS e assim ter o mapeamento sempre garantido. No primeiro caso os clientes devem atender por IP ou nome, uma vez que o resultado da query DNS será sempre a mesma e no segundo caso devem usar apenas o nome para aceder ao serviço. Essa não é a solução mais indicada. O que deve ser feito é reservar alguns endereços da pool de DHCP e atribuí-los de forma manual, contornando o problema de ter de receber o IP por DHCP.

Outros materiais