Buscar

Neuroanatomia 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603150138)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A questão refere-se a um órgão do sistema nervoso supra-segmentar, deriva da parte dorsal do metencéfalo e fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, contribuindo para a formação do tecto do IV ventrículo. Repousa sobre uma determinada fossa do osso occipital e está separado do lobo occipital por uma prega da dura-máter denominada tenda. Liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo inferior e à ponte e mesencéfalo pelos pedúnculos médio e superior, respectivamente. Do ponto de vista fisiológico, difere fundamentalmente do cérebro porque funciona sempre em nível involuntário e inconsciente, sendo sua função exclusivamente motora (equilíbrio e coordenação). A questão refere-se ao:
		
	
	mesencéfalo
	
	cérebro
	 
	cerebelo
	
	ponte
	
	bulbo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603148965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A artéria basilar, proveniente da artéria vertebral, apresenta ramificações para artérias cerebelares que irrigam o cerebelo. Um paciente que apresente tumoração nesta região, comprimindo estes vasos e diminuindo o suprimento sanguíneo deverá apresentar qual alteração?
		
	
	Perda da memória
	 
	Alteração do equilíbrio corporal
	
	Perda da movimentação do membro inferior esquerdo
	
	Diminuição da acuidade visual
	
	Alteração auditiva
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603148957)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A fala é a manifestação da mensagem pelo canal vocal, constituindo-se de linguagem expressiva, apresentando diversos centros corticais para o seu controle. Qual das áreas abaixo é a responsável pelo mecanismo de interpretação sensorial da palavra?
		
	
	giro pós central
	
	cúneos
	
	área de Broca
	 
	área de Wernicke
	
	sulco parieto-occipital
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602975172)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente apresentando distúrbio comportamental caracterizado como MÓRIA ( alegria imotivada, hipersexualidade) apresenta como diagnóstico " tumor em lobo cerebral". A lesão está localizada em :
		
	
	Lobo parietal
	
	Lobo occipital
	 
	Lobo frontal
	
	Lobo temporal
	
	Cerebelo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602965318)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A introdução de anestésicos nos espaços meníngeos da medula é uma prática médica comum em diversos tipos de cirurgia especialmente cirurgias das extremidades inferiores, períneo, cavidade pélvica e algumas cirurgias abdominais. Identifique, dentre as opções abaixo, a principal diferença entre a anestesia raquidiana e a peridural:
		
	
	A anestesia peridural só é utilizada em mulheres no momento do parto, enquanto a raquidiana é utilizada em ambos os sexos.
	
	Na anestesia peridural anestesia-se prioritariamente o local onde será feita a intervenção cirúrgica.
	 
	Na anestesia raquidiana, o anestésico é introduzido no espaço subaracnoideo, enquanto na peridural o anestésico é introduzido no espaço peridural.
	
	A anestesia raquidiana é utilizada apenas em cirurgias para corrigir problemas relativos ao raquitismo, enquanto a peridural é utilizada para diversas outras finalidades.
	
	Na anestesia raquidiana se utiliza uma quantidade de anestésico muito menor sendo, portanto, mais econômica.

Continue navegando