Buscar

Lisossomos.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lisossomos
Lisossomos 
O que é lisossomo, funções principais, origem, organela do citoplasma, biologia celular, citologia, enzimas digestivas, autofagia, renovação celular
Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes. No interior dos lisossomos podemos encontrar grande quantidade de enzimas digestivas.
O que são Lisossomos
 
 
Onde são formados
 
 
Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma).
Funções dos lisossomos:
 
- Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células;
 
- Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia.
 
Lisossomos
FUNÇÃO HETEROFÁGICA :
Digerem material capturado do exterior por fagocitose ou por pinocitose.
FUNÇÃO AUTOFÁGICA: 
Digerindo partes desgastadas da própria célula.
Estrutura e origem dos lisossomos
 
Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruição) são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. As enzimas são produzidas no RER e migram para os dictiossomos, sendo identificadas e enviadas para uma região especial do aparelho de Golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas.
Enzimas digestivas dos lisossomos
As enzimas digestivas presentes em grande quantidade no interior dos lisossomos, são originadas no retículo endoplasmático rugoso (outra organela presente no citoplasma).
 
Doença Relacionada com os Lisossomos
Silicose
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.
A silicose comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares furando células e rompendo os lisossomos que derramam suas enzimas que destroem as células, ação conhecida como apoptose e como conseqüência os alvéolos. A silicose causa dificuldade respiratória e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas, incapacitando o trabalhador.
Doenças Associadas a Enzimas Lisossomais
Doenças Lisossômicas de Depósito
Doenças causadas pela inativação de uma enzima envolvida na degradação das macromoléculas de lisossomos que leva ao acúmulo progressivo do seu substrato
O substrato acumulado é tóxico e leva a desorganização generalizada dos componentes celulares
As DLD dividem-se em 4 principais grupos, de acordo com a principal substância acumulada no interior dos lisossomos (1) esfingolipidoses, (2) mucopolissacaridoses (3) mucolipidoses (4) glicoproteinoses
Tratamento e Profilaxia
A silicose não tem cura, sendo que o tratamento tem como foco administrar e aliviar os sintomas , complicações e evitar infecções respiratórias.
O único método de se evitar a silicose é a utilização de EPI´s com máscara e luvas .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais