Buscar

Aula 13

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO EMPRESARIAL III
CHEQUE - ASPECTOS JURÍDICOS
DIREITO EMPRESARIAL III
CRUZADO: é o cheque em que o emitente apõe dois traços paralelos no anverso do título (LC, art. 44). 
A principal finalidade do cruzamento é impedir que um cliente saque o cheque no caixa, permitindo-se apenas que se pague através de crédito em conta corrente. O parágrafo primeiro do art. 44 dispõe que se diz geral o cruzamento que contenha as duas linhas em branco, ou que apenas contenha a palavra banco (sem especificações) entre as suas linhas. Será especial o cruzamento se existir nome específico do banco entre as linhas do cruzamento.
DIREITO EMPRESARIAL III
VISADO: também é conhecido por cheque bancário, cheque de caixa ou cheque comprado. 
Está previsto no artigo 70 da Lei 7.357/85 (Lei do Cheque), é aquele em que o emitente solicita ao banco (sacado) que vise, certifique, o cheque, atestando haver fundos para pagamento durante o prazo em que o título será apresentado.
DIREITO EMPRESARIAL III
 ADMINISTRATIVO: é o cheque emitido pelo próprio banco. 
A instituição financeira figurará como sacador e sacado. 
Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.
DIREITO EMPRESARIAL III
ESPECIAL: assim denominado porque o banco concedeu ao titular da conta um limite de crédito para saque quando não dispuser de fundos. 
O cheque especial é concedido ao cliente mediante contrato firmado previamente.
DIREITO EMPRESARIAL III
VIAGEM/TURISMO: (traveler check) é um tipo de cheque emitido em quantia prefixada, traz uma quantia expressa, em moeda estrangeira. Serve para atender gastos em viagens internacionais, tendo a vantagem sobre o dinheiro em espécie de ter proteção contra furto, roubo ou perda.
DIREITO EMPRESARIAL III
Falemos, agora, do prazo para apresentação do cheque.
O portador do cheque deve apresentá-lo para pagamento no prazo de 30 dias, quando emitido no lugar em que for pago, ou 60 dias, se emitido em lugar diverso ou no exterior (LC, art. 33).
Esvaido o prazo in a/bis perde-se o direito de executar os coodevedores.
Uma vez expirado este prazo, o beneficiário do cheque tem ainda o prazo de 6 meses para promover a execução (LC, art. 59) ou tentar receber do banco.
DIREITO EMPRESARIAL III
Segundo a Lei do Cheque ...
Art. 59 Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação que o art. 47 desta Lei assegura ao portador.
Art. 47 Pode o portador promover a execução do cheque:
I - contra o emitente e seu avalista;
II - contra os endossantes e seus avalistas, se o cheque apresentado em tempo hábil e a recusa de pagamento é comprovada pelo protesto ou por declaração do sacado, escrita e datada sobre o cheque, com indicação do dia de apresentação, ou, ainda, por declaração escrita e datada por câmara de
compensação.
DIREITO EMPRESARIAL III
Anote-se, pois, que o prazo para execução é contado a partir do término do prazo de apresentação e não da data de emissão. Essa questão é recorrente em concursos.
DIREITO EMPRESARIAL III
Art. 40 O pagamento se fará à medida em que forem apresentados os cheques e se 2 (dois) ou mais forem apresentados simultaneamente, sem que os fundos disponíveis bastem para o pagamento de todos, terão preferência os de emissão mais antiga e, se da mesma data, os de número inferior.
DIREITO EMPRESARIAL III
Se o portador não apresentar o cheque em tempo hábil ou não comprovar a recusa de pagamento na forma acima, perderá o direito de execução contra o emitente, caso se comprove que este tinha fundos disponíveis durante o prazo de apresentação e os deixou de ter, em razão de fato que não lhe seja imputável (art. 47, § 3.o, da LC).
DIREITO EMPRESARIAL III
O protesto do cheque acontece pela ausência de fundos. Se a ação é proposta contra o emitente e seus avalistas, não há necessidade de protesto.
Se proposta contra endossantes e respectivos avalistas, exige-se o protesto.
DIREITO EMPRESARIAL III
O protesto ou as declarações devem ser feitos no lugar de pagamento ou do domicílio do emitente, antes da expiração do prazo de apresentação. 
Mas se a apresentação ocorrer no último dia do prazo, o protesto ou as declarações podem fazer-se no primeiro dia útil seguinte (art. 48 da LC).
DIREITO EMPRESARIAL III
Se, após o protesto, o cheque for pago, o protesto poderá ser cancelado, a pedido de qualquer interessado, mediante arquivamento de cópia autenticada da quitação que contenha perfeita identificação do cheque no Cartório de
Protesto de Títulos (art. 48, § 4.o, da LC).
DIREITO EMPRESARIAL III
CUIDADO!!! Algumas questões propõem o prazo de 6 meses para promover a execução contados a partir da emissão. Está errado! 
O prazo é de 6 meses após o transcurso dos 30 ou 60 dias.
Advirta-se! Olhem este item proposto no concurso para Juiz Substituto TRT 23a, em 2008: a ação de execução do cheque prescreve em seis meses contados da data de sua emissão.
DIREITO EMPRESARIAL III
Após a prescrição do cheque (6 meses a contar a expiração do prazo para apresentação) não é mais possível sua execução. 
Contudo, cabe, nesta hipótese, uma ação de enriquecimento ilícito, também conhecida como ação de locupletamento. 
O prazo para impetrar esta ação é de 2 anos a partir do dia em que findar a prescrição da ação cambial.
Por fim, mesmo que prescreva a ação de locupletamento, caberá a ação por cobrança ordinária, desde que se comprove a relação que deu causa à emissão do cheque.
DIREITO EMPRESARIAL III
Art. 62 Salvo prova de novação, a emissão ou a transferência do cheque não exclui a ação fundada na relação causal, feita a prova do não-pagamento.
DIREITO EMPRESARIAL III
Há que se salientar, ainda, que a morte do emitente ou sua incapacidade superveniente à emissão não invalidam os efeitos do cheque (Lei do Cheque, art. 37).
DIREITO EMPRESARIAL III
CASO CONCRETO: Augusto compareceu a uma revendedora de automóveis com o objetivo de adquirir veículo com pagamento à vista. Foi exigido pela revendedora que o pagamento se desse por cheque visado pelo Banco do Brasil.
1. Qual a providência deve ser tomada pelo banco sacado a ser solicitado o visto pelo correntista?
2. O visto exonera o emitente e os demais coobrigados as obrigações cambiais?
DIREITO EMPRESARIAL III
CASO CONCRETO: 
1. Ao visar o cheque o banco sacado deve fazer reserva na conta corrente do seu valor respectivo, cujo numerário ficará retido para pagamento da cambial - art. 7, Lei n. 7.357/85.
2. Não exonera nenhum dos obrigados da cambial, justamente por falta de dispositivo legal. 
DIREITO EMPRESARIAL III
QUESTÃO OBJETIVA:
Considera-se prescrito o cheque
A) 6 (seis) meses após o prazo de apresentação
B) 6 (seis) meses após a sua emissão.
C) 12 (doze) meses após a sua emissão.
D) 2 (dois) meses após o prazo de apresentação. 
DIREITO EMPRESARIAL III
QUESTÃO OBJETIVA:
Letra A, art. 59, Lei n. 7.357/85.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais