Buscar

Gabarito da prova DIREITO EMPRESARIAL UNOPAR 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da prova
Prova: 1833963 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - DIREITO EMPRESARIAL – 1 CHAMADA SEGUNDO SEMESTRE 2017 - UNOPAR
	Questão
	Resposta
	1
	A 
	2
	D 
	3
	D 
	4
	D 
	5
	D 
	6
	A 
	7
	B 
	8
	B 
	9
	B 
	10
	D 
	11
	
11 Enunciado - 
A propriedade Industrial tem o seu foco de interesse voltado para a atividade empresarial. Tem por objeto patente de invenção e de modelo de utilidade, marca, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão a concorrência desleal, sendo regulamentada pela Lei nº 9.279/96.
Disserte sobre o conceito de marca e sua importância para a pessoa jurídica.
Resposta Esperada - 
Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
O art. 122 da lei de propriedade industrial prevê que "são suscetíveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais".
Deste modo, a marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas.
Se a marca for registrada, passa o seu titular a deter um direito exclusivo que lhe confere o poder de impedir que terceiros utilizem, sem o seu consentimento, sinal igual ou semelhante, em produtos ou serviços idênticos ou afins (ou seja, o registro permite, nomeadamente, reagir contra imitações).
	12
	
12 Enunciado - 
Para que a falência, seja decretada é necessário que o devedor seja um empresário. Dessa forma, somente o empresário(pessoa física ou pessoa jurídica) poderá ter a sua falência decretada (Lei 11.101/2005, art.1º). (Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16998. Acesso em: 25 de junho de 2017).
Discorra resumidamente sobre a finalidade do instituto da falência.
Resposta Esperada - 
Caracteriza-se a falência como um processo de execução judicial dos bens do devedor garantindo assim ao credor o direito à liquidação parcial ou total de seu direito, por meio da arrecadação do patrimônio disponível, verificar os créditos, liquidar o ativo, buscando assim saudar o passivo, em rateio, de acordo com as preferências contidas na legislação brasileira. Podendo ser visto, inclusive como um processo de execução coletiva, tendo como resultado ao credor a arrecadação e venda judicial com a distribuição aos credores de acordo com o elenco de credores e sua classificação.

Continue navegando