Buscar

Teoria do Conflito e Crime

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 1a Questão (Ref.: 201202568753)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A Lei 10.826/2003, conhecida como estatuto do desarmamento, aumentou a pena do crime de porte ilegal de arma para dois a quatro anos, quando a lei anterior definia uma pena máxima de dois anos, o que possibilitava a competência dos Juizados Especiais Criminais. Além disso, criminalizou o porte de munição e acessório e os definiu como inafiançáveis. Segundo a teoria do conflito, quais seriam os fundamentos desta mudança legislativa?
		
	
	É uma tendência comum o uso dos crimes de perigo abstrato, afim de se estar em sintonia com os preceitos do Estado Democrático de Direito
	
	Tendo em vista os conflitos nas ruas das cidades, exigiu-se um maior rigor para combater a criminalidade
	 
	É uma decisão política para diminuir o número de processos dos juizados especiais criminais
	 
	Assim, voltou a se possibilitar a prisão em flagrante, facilitando o controle das classes perigosas, os menos favorecidos que possam ameaçar o bem-estar da classe dominante
	
	Visa reduzir os conflitos mercantis decorrentes do comércio de armas
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202636826)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	As teorias do conflito tentam entender o crime dentro de uma estrutura social espaço-temporal. Essa interpretação pode ser compreendida segundo um viés:
		
	
	Orgânico;
	 
	Político;
	
	Psicológico.
	
	Heterodoxo;
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202970347)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Esta teoria parte da premissa que o crime é fato político,ou seja, ele não existe como fato natural, mas sim pela desobediência de uma norma elaborada através de decisões políticas , que geralmente defendem ou refletem os interesses da classe dominante. Estamos nos referindo à:
		
	
	Teoria Positiva.
	
	Teoria Subjetiva.
	
	Teoria do Comportamento.
	
	Teoria Subcultural.
	 
	Teoria do Conflito.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202568755)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Essa teoria desmistifica o conceito de que, por vivermos numa democracia, as leis produzidas e as decisões tomadas por nossos governantes são a princípio legítimas, por representarem a vontade e os interesses do povo. Acreditar em tal premissa seria no mínimo ingenuidade. Isso se dá principalmente pelo fato de que quem se encontra no poder, lá deseja permanecer e porque camadas marginais sempre foram um incômodo. Assim, verifica-se uma relação de conflito permanente, onde a lei e a pena seria tão-somente um novo grau deste mesmo conflito de poder, onde as autoridades agem mediante a criação, interpretação e aplicação coativa das normas. Tal assertiva se aplica a que teoria?
		
	
	Teoria do Processo Social
	
	Teoria Ecológica
	 
	Teoria do Conflito
	
	Positivismo
	
	Teoria do Etiquetamento
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202967605)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	No dia 20 de outubro de 2013 cinco rapazes de classe média, moradores de bairro classe alta identificados como lutadores de artes marciais, surraram um estudante de direito que se encontrava numa bar com uma camisa escrita ¿se seu namorado não faz direito, eu faço. Um dos rapazes, que estava com a namorada, achou ofensivos os dizeres da camisa e agrediu, junto com seus amigos, o estudante fisicamente. Segundo as teorias, analisando os valores envolvidos, como interpretar a conduta desses cinco rapazes?
		
	
	O grupo busca mudar os valores da sociedade através de suas condutas marginais;
	
	Trata-se de uma ação legitimada pela sociedade, pois a vítima provocou o agressor;
	
	São rapazes sem valores, sem moral e sem caráter, ¿bactérias¿ que merecem ser excluídas da sociedade;
	 
	Não há falta de valores por parte deste grupo, mas valores distintos da maioria;
	
	A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nas classes mais abastadas da sociedade;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202568750)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O art. 320 do CP define o crime de condescendência criminosa, que é uma espécie de prevaricação que ocorre quando o funcionário público deixa de responsabilizar subordinado que praticou infração, no exercício do cargo, ou não levou o fato ao conhecimento da autoridade competente, punindo com uma pena de 15 dias a 1 mês, bem inferior que a pena de 3 meses a 1 ano da prevaricação, que trata da conduta genérica de deixar ou praticar indevidamente ato de ofício. Analisando o caso, marque a opção correta segundo a teoria do conflito.
		
	
	É uma hipótese de se reduzir os conflitos dentro do funcionalismo público
	 
	Expressa os interesses do legislador, que também é funcionário público
	
	É uma medida adotada pela Teoria Ecológica que prima pelo princípio da proporcionalidade
	
	Trata-se de uma opção legítima do legislador em optar por uma pena menor, recompensando a condescendência
	
	Demonstra a falta de preparo do legislador que, negligentemente, previu uma pena muito pequena
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202568760)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Originalmente, diante da pressa do legislador em editar a Lei 8.072/90 (Lei de Crimes Hediondos), o crime de homicídio (que procura proteger o maior dos bens jurídicos, que é a vida) não foi incluído no rol dos crimes hediondos. A situação era paradoxal à época, pois a extorsão, mediante seqüestro que era o crime que afligia as elites paulistas e cariocas, é que impulsionou o legislador infraconstitucional a criar a Lei de Crimes Hediondos para proteger o patrimônio dessas elites. A inclusão do homicídio deu-se diante do clamor público pela morte brutal da atriz Daniela Perez, quando a sua mãe percorreu o país com um abaixo-assinado para incluir o crime de homicídio (qualificado) no rol do artigo 1º da Lei 8.072/90 (época também em que houve os crimes de Vigário Geral, Carandiru, Candelária): a alteração deu-se através da Lei 8.930/94. Tal situação reflete que teoria dentro da criminologia:
		
	
	Teoria do Eiquetamento
	 
	Teoria do Conflito
	
	Positivismo
	
	Teoria Ecológica
	
	Teoria do Processo Social
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202634430)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A Teoria Subcultural inicia seus estudos com Cohen e sua análise da delinquência juvenil e as escolas que a defendem recebem críticas, por ser esta uma teoria muito reducionista. Trata-se de um estudo criminológico específico, destinado a estudar o delito como opção coletiva. Assim, quanto às teorias subculturais, marque a opção correta:
		
	
	Ao estudar a delinqüência juvenil, verificou a ausência de valores nestes grupos
	
	o crime é um fato que se caracteriza pela desobediência a normas de caráter natural, desenvolvidas pela sociedade ao longo de sua evolução
	
	Ela é plenamente aplicável à analise de crimes individuais, praticados por uma só pessoa
	 
	Esta teoria demonstra que a sociedade é formada por um mosaico de grupos e subgrupos com valores distintos
	
	Na contracultura busca-se questionar e mudar a realidade de forma articulada através da exteriorização de seus valores minoritários de maneira idêntica à subcultura
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando