Buscar

INFORMATICA APLICADA A EDUCAÇÃO AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0368_AV_201602287783 » INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201602287783 - GEIZY JANINE DE ARAUJO SILVA
	Professor:
	MARIA ADELAIDE MAIO RODRIGUES
	Turma: 9014/AD
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2016 10:37:50
	�
	 1a Questão (Ref.: 201602442985)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1. A partir do fragmento abaixo e do estudo de nossas aulas, mostre por que devemos entender que a presença das TICs na escola não significa, automaticamente, melhoria da aprendizagem: ¿Há um novo reencantamento pelas tecnologias porque participamos de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual. Comunico-me realmente ¿ estou conectado efetivamente com milhares de computadores ¿ e ao mesmo tempo, minha comunicação é virtual: eu permaneço aqui, na minha casa ou escritório, navego sem mover-me, trago dados que já estão prontos, converso com pessoas que não conheço e que talvez nunca verei ou encontrarei de novo (...)¿
	
	
Resposta: A Presença das TICS nas escolas não significam, automaticamente melhorias na aprendizagem, pois muitas escolas não conseguem acompanhar as transformações tecnológicas. É preciso que as escolas e os educadores se atualizem, sejam mais criativos, e coloquem isso na realidade do aluno. Pois o aluno pode até saber mais de tecnologia, mas é o professor o mediados do conhecimento. É Diferente na EAD o aluno ele precisa ser responsável, ter autonomia com os estudos, e acredito que dessa forma ele obtem uma boa aprendizagem, pois esse tipo de estudo, exige mais do aluno. Diferente da presencial que o professor é o transmissor do conhecimento diretamente.
	
Gabarito: O aluno deverá: a) relacionar ¿tecnologia¿ com ¿utilização desta tecnologia¿; b) mostrar a necessidade de mudanças de paradigmas frente à utilização das TICs na escola/sala de aula; c) reforçar a ideia de que toda ¿tecnologia¿ (do lápis ao computador) é apenas ¿ferramenta/mediação¿, e que o homem e sua relação com o conhecimento são a meta do processo educativo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta coerente.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201602440476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Ana Prudente, da Fundação Friedrich Ebert "...a Internet é um espaço aberto e de fácil acesso para indivíduos, empresas, governos e organizações sociais. Nem sempre os motivos são louváveis, nem sempre as informações são confiáveis, nem sempre os dados dos usuários são protegidos, nem sempre o material que circula pela rede é legal (...)".
A partir desta afirmativa, reflita e aborde algumas aplicações e tendências da Internet no contexto educacional brasileiro.
	
	
Resposta: Acredito que as escolas devem preparar melhor os professores para que eles possam orientar melhor os alunos, nessa descoberta que é a internet em um todo. Pois através da internet é possível conhecer um "mundo" de informações e nas escolas isso deve ser aproveitado da melhor forma. Os professores precisam ser criativos e usar a internet dentro de um planejamento pedagógico, pois o professor econtrará nas tecnologias ferramenta maravilhosas de ampliar interação, contrinuindo assim parta o ensino-aprendizagem.
	
Gabarito: O educador contemporâneo tem o grande desafio de utilizar, de maneira correta, as novas mídias e o reflexo destes novos recursos no mundo da escola.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta coerente.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201603024080)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista.
A afirmativa acima esta correta, porque:
	
	 
	Uma mente aberta, interativa, participativa e com planejamento, encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação, contribuindo assim para o ensino-aprendizagem.
	
	Com o uso das tecnologias digitais as funções do professor serão modificadas e esse profissional será substituído por esses novos recursos digitais.
	
	As tecnologias digitais, cada vez mais sedutoras, por si só, contribuem com o desenvolvimento da aprendizagem.
	
	Com o uso das tecnologias digitais, não é necessário um planejamento, pois elas contribuirão para o crescimento, evolução, e comunicação plena do aluno.
	
	Utilizando as tecnologias digitais nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias, estas contribuirão para o aprendizado pleno.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201602424716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No decorrer das nossas aulas apresentamos uma visão geral do que é um Sistema Operacional, onde verificamos que há um tempo surgiu um programa chamado Windows, podemos afirmar que:
	
	 
	Este programa é uma interface gráfica bem mais fácil de ser utilizada pelo usuário comum
	
	Para utilizar o programa Windows, é necessário conhecer o Linux.
	
	Antes do lançamento do Windows, na década de 90, usava-se o Linux
	
	O Windows, com a dificuldade de uso, afastou o computador do usuário
	
	O usuário só pode contar com um único sistema operacional, que é o Windows.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201603030103)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O editor de texto Word, tem inúmeras funções e com isto possibilita diferentes aplicações. Normalmente os alunos ao criarem suas capas de trabalho, realçar um título, utilizam o botão WordArt. Escolha uma das opções que descreve como acessar a ferramenta adequadamente.
	
	
	Deve inserir a barra de ferramenta
	 
	Deve clicar no botão WordArt na barra de ferramentas desenho
	
	Deve apontar no pa´gina o local onde quer inserir e clicar
	
	Deve clicar em inserir desenho e em seguida no botão
	
	Deve editar o objetodo WordArt antes de inserir
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201602562999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O usuário tem acesso a um programa que permite o tratamento de imagens e a criação de vários desenhos para diversos tipos de trabalho. Uma grande vantagem deste programa, __________________________, é que as pessoas iniciantes no Sistema Operacional podem se aperfeiçoar nas funções básicas de outros programas, tais como: abrir, salvar, desfazer, novo. Assinale a resposta que completa a frase.
	
	
	Software de Apresentação
	 
	Paint
	
	planilha eletrônica
	
	editor de texto
	
	wordPad
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201602424691)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um software de apresentação é talvez uma das ferramentas mais poderosas no computador ¿ ele permite a comunicação de ideias. Quais seriam as principais vantagens do seu uso como processo de comunicação?
	
	 
	Por ser um software virtual pode ser útil na transmissão de informações.
	
	Promover a comunicação verbal, uma vez que é uma forma não discursiva que pode ser transmitida.
	
	Promover apenas a comunicação verbal com os colegas da sala de aula.
	
	O aluno comunica-se melhor com a máquina do que com os colegas em sala de aula.
	 
	Promove a circulação da livre expressão do aluno expansão da informação na criação de slides.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201602563432)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como afirma Pierre Lévy (através de Behrens*), a linguagem digital, segundo Pierre Lévy (1999), apresenta-se nas novas tecnologias eletrônicas de comunicação e na rede de informação. O paradigma na era digital, na sociedade da informação, enseja uma prática docente assentada na construção individual e coletiva do conhecimento.Sabemos que a Internet é a principal ferramenta para desenvolvermos esses conhecimentos, por tanto para utilização correta da Internet, o usuário deve conhecer as regras virtuais de convivência, como:
	
	
	a construção coletiva
	
	o ciberespaço
	
	o cibercultura
	
	o editor de texto
	 
	a Netiqueta
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201602442545)Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação a comunicação eletrônica no processo de ensino, todas as alternativas correspondem a recursos que podem ser utilizados para interação e troca de mensagens entre professores e alunos, exceto a:
	
	
	Redes Sociais.
	
	Correio Eletrônico.
	
	Windows Live Messenger (MSN).
	
	Fóruns de discussão.
	 
	Windows Media Player.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201602563443)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos ressaltar uma nova cultura de aprendizagem, chamada Cibercultura. A Cibercultura por sua vez é composta por uma infinidade de componentes existentes na rede de computadores. São muitas as tecnologias que nos possibilitam ver, analisar, sentir, recriar um novo mundo e uma nova relação com ele. Assim podemos afirmar que:
I- A expressão Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, ressalta a possibilidade de trabalhar com a interface Educação/Comunicação com mediação tecnológica, onde o aluno não é um mero receptor de informações. Apesar da distância, ele é participativo no processo de aprendizagem. A interação entre professor e aluno é um requisito essencial para todos que buscam o conhecimento.
II- As tecnologias evoluem em nossa sociedade, principalmente no campo da informação e da comunicação. Sendo assim, essas novas redes de comunicação transformam também as pessoas. A educação, por sua vez, busca atender a essas novas exigências, que se manifestam no campo político, econômico, social e cultural.
II- Os novos paradigmas de educação apontam para um ensino globalizado, que valorize a construção do conhecimento, interatividade, respeito às diferenças etc. E isso implica uma nova concepção de aprendizagem: a criação de uma forma de ensino que se constitua dentro de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Para tal, os AVAs são concebidos de forma a possibilitar o estímulo, a criatividade e a inovação no processo de aprendizagem.
Analise as frases acima, após assinale a opção correta.
 
	
	 
	Todas estão corretas
	
	Apenas a II é verdadeira
	
	Apenas a III é falsa
	
	Apenas a I é correta
	
	Todas são falsas

Outros materiais