Buscar

Questões de Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707629533)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	UEL ¿ 2005 - No Brasil e em outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente distintas das de origem européia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as formas de etnocentrismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária ao etnocentrismo.
		
	
	As sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afrobrasileiras encontram-se nos estádios teológico ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa sociedade. ( Baseado em Augusto Comte.)
	 
	¿O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional¿. (Constituição Federal de 1988 na Seção II ¿ Da Cultura, Art. 215.)
	
	¿[...]segundo o que até aqui escrevi acerca dos Coroados [Kaingang] dos Campos Gerais, é evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em inteligência, indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez até em beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia pôr todo o empenho em aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar os casamentos mistos entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer, porém, que é mais fácil matar e reduzir os Coroados à escravidão, do que despender tais esforços em seu favor¿. (SaintHilaire, V. E. Viagem à Comarca de Curitiba ¿1820.)
	
	¿Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional¿. (Estatuto do Índio, Lei No 6001 de 19 de dezembro de 1973, Artigo 1º, ainda em vigor.)
	
	¿Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua acepção mais lata. E assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a branca o progresso, a evolução [...]¿ (Revista Brazil Médico, 1904.)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707679465)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Quanto a antropologia esta centraliza suas observações a partir:
		
	
	Do aparelho ideológico do Estado
	 
	Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades,
	
	Da sociabilidade e das relações de gênero;
	
	Das conceituações interacionistas de comunidades indígenas;
	
	De questões políticas e sociais para a manutenção do poder;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707040210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo: (...) São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses. (...) Extraído de LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 17. O texto acima fala sobretudo de:
		
	
	determinismo geográfico.
	
	determinismo morfo-social.
	
	determinismo ambiental
	
	determinismo cultural.
	 
	determinismo biológico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707099419)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Émile Durkheim, as sociedades modernas transformam-se mediante a evolução da técnica e das relações de produção por ela desenvolvida. Neste contexto, a solidariedade social também se altera, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
		
	
	Na situação em que prevalece a solidariedade orgânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade mecânica.
	 
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.
	
	No período de predomínio dos clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
	
	As sociedades geralmente evoluem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da evolução dos clãs para as hordas.
	
	Onde prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas avançadas de solidariedade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707627695)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os estudos antropológicos acerca do conceito de cultura, marque a resposta coerente com o princípio do relativismo cultural.
		
	
	De qualquer forma, a sociedade do "eu" é a melhor, a superior.
	 
	A cada novo estudo antropológico que se realiza temos como que um movimento no sentido de procurar conhecer o "outro" na forma como este "outro" experimenta a vida.
	
	O que se quer saber é como o "outro" pensa o seu mundo, seu tempo, sua existência, explicando o "outro" pelo nosso mundo, nosso tempo, nossa existência.
	
	O primeiro papel que o índio representa no capítulo do descobrimento do Brasil: ali ele aparece como "selvagem", "primitivo", etc. Isto era para mostrar o quanto os portugueses eram "superiores" e "civilizados".
	
	Relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.

Outros materiais