Buscar

caso concreto Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 1: Sim, nos termos do Art.22, inc. I, alínea a do CPC; compete a justiça brasileira processar e julgar as ações de alimentos quando o credor tiver domicilio ou residência no Brasil, que é o caso supramencionado. 
Semana 2: Não. Neste caso a ação é de direito e obrigação pessoa l, o foro é de domicílio do Réu (ART. 46), devendo a ação ser distribuída na Comarca de Olinda/PE. 
 B) Não, pois o erro quanto ao critério é incompetência relativa, por esse critério normas das partes (Competência de natureza territorial Relativa ). 
Semana 3: A- Sim, de acordo com o a rt 53, inc. I, alínea b, é competente o foro, para a ação de divórcio, separação, anual ação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável, o último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz. 
 B) O juiz deverá decidir imediatamente a alegação de incompetência e deverá remeter os autos ao juízo competente (no caso supramencionado para a vara de família). Conforme o art. 64 §§1º e 2º, do CPC. 
Semana 4: a- Sim, o réu pode recusar o ingresso no processo do cessionário. Artigo 109, § 1º NCPC. 
 B)  Sim, o cessionário é vinculado. Artigo 109 § 3º NCPC. Entende-se os efeitos da sentença proferida entre partes originários ao adquirente ou cessionário. 
 Semana 5: a)O fato apresentado não caracteriza uma das hipóteses de impedimento elencadas no artigo 144 do Novo CPC. Todavia trata-se de um caso de suspeição, conforme preceitua o artigo 145, I, NCPC. 
 B) Deverá ser arguida no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato (art. 146 do NCPC). 
 Semana 6: a) Sim, trata-se do Litisconsórcio facultativo e Multitudinário, amparado no artigo 113, § 1º da lei 13.105/15. Motivo argumentado pela ré. 
 B) Litisconsórcio Facultativo, cada litigante poderia propor ação individualmente. Encontra fundamento no artigo 113, § 1º , I do NCPC. Visto que houve comunhão de direitos relativamente à lide. 
Semana 7: a) Assistência qualificada, Artigo 119 NCPC. 
B) Voluntária, tendo em vista a iniciativa de ingresso partiu do próprio Joao que tem relação jurídica com uma das partes, desejando que vença. 
 C) João tem interesse jurídico pois como sócio pode ser afetado reflexamente pelo resultado do processo.

Continue navegando