Buscar

Testes de Conhecimentos Filosofia, Ética e Cidadania

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teste de conhecimento Filosofia, Ética e Cidadania
Considere as afirmativas e marque a alternativa correta.
A filosofia é a mãe das ciências, pois a partir dela diferentes conhecimentos científicos se constutuíram.
Vimos que a Filosofia não se confunde com Ciência, Religião, Arte, Sociologia ou Psicologia, não se limita à esfera Política, não é História. A Filosofia está na história, pois é produto cultural do homem; um saber do homem situado. A Filosofia busca desvelar as interpretações e limites de cada época. Assinale a alternativa que explica esta afirmação.
O conhecimento filosófico se realiza por reflexão. Sua reflexão é radical. A Filosofia é um pensamento sistemático, não é mera opinião.
A Filosofia é um saber mais abrangente e, a partir dela são fundamentados e desenvolvidos vários projetos e pesquisas, bem como conhecimentos. A Filosofia utiliza diversos métodos em suas investigações. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses métodos.
Argumentação, lógica; experiências do pensamento e procedimentos empíricos.
“A reflexão filosófica sobre o que está por trás de acontecimentos diários que parecem banais desestabiliza preconceitos e aumenta a capacidade dos participantes de avaliar adequadamente os acontecimentos”, pondera a professora de filosofia da USP, Olgária Matos. Nesse sentido, marque a opção que apresenta o conceito de Filosofia.
A filosofia é um saber que busca a fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e práticas.
A Filosofia como uma importante área do conhecimento, antes de tudo, é uma postura diante da vida. E, nesse horizonte, nos oferece um modo de proceder especial para suas indagações que a difere de outras áreas do conhecimento, denominado de:
Método
Estudamos o conceito de Filosofia e suas características. Assim, a partir das afirmativas abaixo, marque a opção correta.
I – Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. O Filósofo é aquele que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
II – A Filosofia indica um conjunto de teorias que afirmam de maneira empírica como se desenvolveu o pensamento científico.
III – A filosofia nasce do espanto ou admiração que significa uma maneira de olhar a realidade com admiração.
IV – A filosofia é um saber que se baseia em dogmas, em verdades reveladas e impostas a todos indistintamente.
Estão corretas as afirmativas I e III.
Os filósofos gregos lançaram à humanidade através do disseminar da necessidade de se ter um pensamento crítico e reflexivo sobre os fatos e acontecimentos. Muitos de seus ensinamentos permanecem presentes até a atualidade e são representados por suas célebres frases.
	Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
	Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.
	A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
Essas frases são de um dos filósofos mais influentes da história da Filosofia. Assinale a quem pertencem.
Sócrates
A Filosofia se baseia na razão, no raciocínio lógico, na decisão racional, ou seja, na medida racional. Por conseguinte, podemos entender que RACIONALIZAR designa:
Buscar compreender, expor ou tratar algo de maneira reflexiva.
Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica (etapa da história da antiguidade grega que se estendeu de finais do século VIII a.C./início do século VII a.C. ao final do século VI a.C./início do século V a.C.), podemos afirmar que:
As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade.
Os primeiros filósofos, estudiosos da natureza, buscando uma explicação casual dos processos e fenômenos naturais, traz um termo da dinâmica da natureza. Essa é a descrição de qual termo:
Physis
Os autores afirmam que a filosofia “nasceu grega”. Isto quer dizer que diferente de outras áreas do saber, nasceu numa região geográfica e num determinado momento histórico. Resulta de uma alteração que os autores denominaram:
Passagem da narrativa mítica à narrativa racional.
Os primeiros filósofos inauguraram a Filosofia iniciando uma ruptura ou a separação entre:
A filosofia e o pensamento mítico.
São condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia:
A invenção do calendário, a invenção da moda, o surgimento da vida urbana e as viagens marítimas.
A Filosofia nasceu por si mesma? Nasceu das contribuições orientais? Como surgiu esse modo de proceder que valoriza o pensamento racional? Por que na Grécia? Acredita-se que a Filosofia surgiu de uma mudança de olhar que os gregos desenvolveram a partir do contato com outras culturas, particularmente a cultura oriental. Esse processo foi denominado de:
Racionalização
Quanto ao surgimento e história da Filosofia, assinale a alternativa correta:
Filosofia com o rompimento do mito e a razão, promovido pelos pré socráticos.
Tales como iniciador do pensamento filosófico. Esse novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas. Para Aristóteles, qual o filósofo, que teria dado o início ao pensamento filosófico? Marque a resposta correta:
Tales
Fundador da primeira Academia na Grécia Antiga, considerava que a educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral; deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Defendia que aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar deveriam compor o currículo dos cursos. Ademais, defendia que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens. Este filósofo é:
Platão
Segundo o estudioso, Jaime Paviani, “A filosofia de Platão nasce de perguntas e de respostas contextualizadas, do exame refutativo, (…) da busca da verdade e do desejo de livrar o homem dos sofismas e da falsa retórica”. Platão nos ofereceu importantes diálogos que nos permitem experimentar o pensamento reflexivo em seu acontecer. Um dos diálogos mais importantes deste filósofo foi intitulado:
República
As indagações fundamentais em torno das quais se configura a ATITUDE FILOSÓFICA (“o que é?”, “como é?”, “por que é?”) devem se mostrar sistemáticas, não se realizando nem ao acaso e muito menos de acordo com preferências e opiniões pessoais. Assim, no que se refere às relações entre a atitude e a reflexão filosóficas, é possível afirmar que:
A reflexão filosófica traduz a necessidade de compreensão, por parte da Filosofia, de nossa capacidade de conhecer e de pensar.
O que a metáfora platônica da caverna representa em nosso mundo material ou mundo sensível?
Representa o nosso campo de existência, o mundo de nossas experiências.
O dito comum “a barba não faz o filósofo” expressa uma ideia interessante sobre a Filosofia e o sentido do pensamento crítico. Marque a opção que apresenta, sob a ótica filosófica o referido dito comum.
O que faz o filósofo é a qualidade de sua reflexão.
O que importa em Filosofia é a problematização do real, ou seja, a indagação, a busca, o caminho, não o seu resultado, porque este poderá não ser alcançado facilmente e apresentar possibilidades de respostas não conclusivas. A partir dessa afirmação, podemos dizer que a filosofia tem uma relação crítica, pois seu saber procura analisar os fundamentos das ideias. Isso porque, dizemos que a filosofia é:
Reflexiva
O que afirma Platão com o mito da caverna? Resumidamente é que haveria uma realidade fundamental e que esta é composta de ideias ou formas abstratas as quais seriam mais substanciais quando comparadas com a realidade material. Por isso, para Platão, a verdade residiria no mundo ideal, ou formal, e não no mundo material. Daí que todo um esforço deveria ser encetado
pelo filósofo, que é alguém que se ocupa com a verdade, no sentido de recusar o corpo e valorizar a alma; dito de outro modo, valorizar o pensamento e os processos relacionados ao intelecto e negar os sentidos. Com base no exposto acima, assinale a afirmativa CORRETA.
Não confie nos sentidos quando se trata de conhecer, de alcançar a verdade.
No que se refere à “dimensão epistemológica” do “mito da caverna” platônico, é possível afirmar que:
O “mito da caverna” pode ser entendido como uma alegoria que trata das duas formas fundamentais de conhecimento presentes na teoria das ideias de Platão.
A ética e a moral representam respectivamente?
Caráter; padrões de comportamento social.
Em um pequeno livro denominado “A filosofia explica as grandes questões da humanidade”, editado pela Casa da Palavra (RJ) e pela Casa do Saber (SP), Clovis de Barros Filho e Júlio Pompeu iniciam o capítulo sobre este tema nos dizendo que falar sobre ética encontra-se referenciado a um conjunto de reflexões que se faz quando é preciso reconhecer a melhor maneira de viver e de conviver, o que, todavia, não significa dizer que “ser ético” implique na obtenção de um “passe livre” para a felicidade. Assim, no que tange a uma possível “definição”/caracterização do que pode ser entendido como ética, podemos afirmar que:
Ética é uma área de concentração de origem filosófica que tem por fim estudar, refletir o sentido do agir humano, ela enquanto matéria filosófica busca compreender em que medida um ato é justo ou não, uma intenção é virtuosa ou não, ou mesmo em que consiste a virtude.
A _________ é teoria, investigação ou ________ de um tipo de experiência humana ou formas de __________ dos homens, o da ___________, considerado, porém na sua totalidade, __________ e variedade.
Ética, explicação, comportamento, moral, diversidade.
O sentido prescritivo da ética significa que:
a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres.
Muito se fala em Ética nos dias de hoje, mas a ética é mal compreendida pelo senso comum e pouco praticada pela maioria da sociedade. Mas qual é o significado da ética?
Ética vem do grego “Ethos”, que significa costume, onde está ligada a preceitos que justificam valores e deveres, fazendo a ética uma teoria, uma explicação da vida.
Assinale a alternativa correta:
A questão moral consigo traz compromissos, notadamente com as relações sociais.
Parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana. Estamos falando da:
ética
Os fatos morais investigados pela ética podem assumir três dimensões diferentes, a saber:
Moral, amoral e imoral.
A excelência moral é (…) um meio-termo entre duas formas de deficiência moral, uma pressupondo excesso e outra pressupondo falta (…) . Sua caracteŕistica é visar às situações intermediárias nas emoções e nas ações (Aristóteles. Ética a Nicômaco). A partir do trecho acima, é INCORRETO afirmar:
A sabedoria prática, para Aristóteles, consiste em evitar o meio-termo em todas as nossas ações.
Para Aristóteles a ética e a política:
São consideradas ciências práticas.
Com relação à temática da ética, do conhecimento, da felicidade e da virtude no pensamento aristotélico, é possível afirmar que:
Para Aristóteles, não é somente o conhecimento do que venha a ser justo ou injusto que é capaz de fazer o indivíduo mais ou menos virtuoso em termos práticos “há que se interrogar qual é o fim (o objeitvo)” da ação humana.
Podemos identificar como um sinônimo para ética das virtudes na alternativa:
Ética finalista.
No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que:
A ÉTICA nada mais é do que AÇÕES PRÁTICAS voltadas para o BEM COLETIVO e a FELICIDADE GERAL, devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos.
Para Aristóteles, o ser humano virtuoso é aquele que consegue ou que possui a justa medida daquilo que deve realizar. Portanto, não falhará nem por excesso, nem por falta. A excelência moral é um caminho de realização, de felicidade. Essa ética é chamada também de:
Eudemonista.
Ética e a política integram, portanto, as ciências práticas que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do bom cidadão. A afirmação apresenta a ideia da ética de:
Aristóteles.
Para Aristóteles a ética não se relacionava:
Irracionalidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais