Buscar

Fórum 01

Prévia do material em texto

Na aula 01 começamos a aprender sobre as propriedades dos materiais elétricos. Primeiro nós aprendemos um pouco sobre a Lei de Ohms que matematicamente escrevemos desta forma: V=R.I .
Vimos também exemplos de Condutores que são materiais que sempre fornecem elétrons livres, para condução ex: Ouro, cobre. Isolantes que são materiais que não fornecem elétrons livres, para a condução, ex: Madeira, borracha. Semicondutores são materiais que apresentam comportamento duplo: Como isolantes e condutores. Os supercondutores são materiais que apresentam resistência elétrica à passagem de corrente igual a zero e formação de um campo magnético sem dissipar energia, quando resfriado em temperaturas criogênicas, ex: Nióbio.
Esse estudo sobre os supercondutores permitiu o avanço em muitas pesquisas e não somente a transmissão de energia (principal motivo do estudo) esses estudos permitem hoje: construção de magnetos que geram campos magnéticos extremamente fortes, para a construção dos aceleradores de partículas. Em imãs, permitindo que eles possam flutuar sobre a superfície de um material supercondutor, usados nas construções dos trens balas. 
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/os-supercondutores.htm
Na aula 2 começamos a aprender sobre mobilidade elétrica, que é uma grandeza que representa a facilidade no transporte de cargas no interior de um material.
Vimos também uma tabela que mostra o valor da condutividade para metais e ligas metálicas mais usadas.
	METAIS
	CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
	PRATA
	6,8 x 10^7
	COBRE
	6,0 x 10^7
	OURO
	4,3 x 10^7
	FERRO
	3,8 x 10^7
	LATÃO
	1,0 x 10^7
	PLATINA
	1,6 x 10^7
	AÇO CARBONO
	0,94 x 10^7
Depois vimos que a variação de resistividade elétrica depende de alguns fatores tais como: Temperatura, presenças de impurezas e elementos na liga e aplicação de deformação mecânica sobre o material.
Por último vimos sobre semicondutores, que são classificados como:
Semicondutores Intrínsecos – Possuem carga neutra, ou seja, a quantidade de portadores de cargas negativas e positivas é igual, ocorrendo à compensação de cargas.
Semicondutores Extrínsecos – Possuem excesso de cargas negativas ou excesso de cargas positivas, esse excesso ocorre por conta de um material dopante colocado no semicondutor intrínseco original. Os semicondutores extrínsecos são a base para a construção de todos os dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos semicondutores.
Na aula 3 vimos sobre semicondutividade que por conservação de cargas, a produção do elétron livre (carga negativa) exige a produção de uma carga positiva, para manter neutralidade do semicondutor intrínseco. A carga positiva é resultante do vazio/volume deixado pela saída do elétron e é chamada de “buraco”.

Continue navegando