Buscar

trabalho mercado financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

3-Aponte duas aplicações financeiras explicando suas principais características.
O Tesouro Direto é um programa de negociação de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet. Para o pequeno investidor, o Tesouro Direto é considerado uma opção de investimento de baixo custo e segura, já que os títulos públicos são considerados os ativos com menor risco em uma economia.
Vantagens de Investir no Tesouro Direto 
Os Títulos do Governo são ótimas formas de investir na renda fixa pois oferecem retorno competitivo a um baixo risco. O risco da aplicação em Títulos do Governo está ligado ao perfil da dívida pública.
Em aplicações de renda fixa com retornos maiores, como por exemplo em alguns fundos Multimercados, o risco também é muito superior. Além disso esses tipos de investimentos geralmente demandam um aporte inicial muito alto. Um bom exemplo para ilustrar isso são as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário). A maior parte das LCIs que você vai encontrar no mercado vão exigir um investimento inicial que começa com pelo menos R$ 2 mil. No Tesouro Direto a história é bem diferente. É possível começar a investir a partir de R$ 30 se você realizar as compras agendadas.
CDB
CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esses certificados são títulos que os bancos emitem para captar dinheiro das pessoas. Dessa forma, o banco remunera com juros, que varia de acordo com o valor emprestado, a quem emprestou.
Tipos de CDB
Existem basicamente 2 tipos de CDB. Os pré-fixados e os pós-fixados.
Pré-Fixados: Você sabe exatamente quanto irá receber no vencimento. Exemplo: um título que possui uma taxa pré-fixada de 10% a.a. significa que você receberá exatamente 10% ao ano ao emprestar um valor X.
Pós-fixados: Você receberá um valor de acordo com o indexador. No geral, é utilizado o valor do CDI como base para o CDB. CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e ele é medido de acordo com o valor médio diário que os bancos emprestam dinheiro entre si. Exemplo: Investimos em um CDB que paga 95% do CDI. Se o CDI estiver pagando 10% ao ano, o nosso CDB irá render 9,5% ao ano. Você não deve esquecer que o CDI pode variar anualmente.
Vale a pena investir no CDB?
O CDB é um investimento interessante para quem deseja ter rentabilidade melhor que a poupança. Mesmo sendo cobrado o imposto de renda, um CDB que paga 100% do CDI tem rendimentos melhores que a poupança.
No entanto, é muito importante que você sempre verifique quanto do CDI está pagando a sua aplicação.