Buscar

teste de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Considerando-se a conjuntura da política externa dos Estados Unidos desde a gestão John Kennedy até a gestão Lindon Johnson, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	os governos Kennedy e Johnson foram marcados pelo acirramento do macartismo e, consequentemente, pelo aumento de tensão com o bloco socialista.
	
	
	a implantação do Programa de Aliança para o Progresso, por Johnson, caracterizou-se pela doação de alimentos, particularmente leite, para a América Latina.
	
	 
	o incidente conhecido como "Invasão da Baía dos Porcos", no governo Kennedy, caracterizou-se como uma fracassada tentativa americana de invadir Cuba.
	
	
	a escalada americana no Vietnã, Laos e Camboja, no governo Johnson, deve ser entendida pela retirada das tropas inglesas, paralelamente à influência chinesa nessas regiões.
	
	
	a desestabilização da maioria das democracias latino-americanas pela CIA, com o objetivo de implantar governos ditatoriais "confiáveis", marcou o governo Kennedy.
	
	
	
		2.
		Em 1962 uma frota soviética se encaminhava para Cuba com um carregamento de ogivas nucleares, que seriam instaladas na ilha e apontadas para o território estadunidense. Este episódio deu origem a crise dos mísseis, que gerou o rompimento definitivo das relações entre Estados Unidos e Cuba. Qual o principal impacto deste rompimento para o desenvolvimento da sociedade cubana?
	
	
	
	
	
	A política externa estadunidense em relação à Cuba passou a ser de afastamento, desde então não houve qualquer iniciativa política em relação ao país. O travamento das relações diplomáticas impediu, inclusive, a concessão de asilo político aos oposicionistas do regime. Passaram a vagar ilegalmente pelos EUA.
	
	
	Foi a partir de 1962, que o governo estadunidense passou a estimular a fuga de cubanos da ilha. Já na primeira década, cerca de 45 milhões de cubanos havia deixado a ilha em busca de abrigo político em Miami. Este número representa mais de 60% do habitantes do arquipélago. O despovoamento criou problemas para o mercado de trabalho, o que determinou as medidas de estímulo aos comunistas do mundo inteiro para irem para Cuba, criada pelo governo daquele país.
	
	
	Com a crise, os EUA tomaram uma decisão radical, devolveram a Cuba uma área a oeste da ilha, que alugavam para a instalação de uma base militar. Isso representou um rombo de US$ 2 milhões nas contas cubanas, valor do aluguel pago.
	
	 
	A partir daí foi implementado um vigoroso embargo econômico, que impediu o acesso de Cuba aos principais mercados ocidentais, tanto para o comércio, como para o financiamento de suas ações de desenvolvimento. O comércio cubano se restringiu ao mundo socialista, o que limitou a ampliação da sua indústria e agricultura.
	
	
	Na prática nada mudou, o açúcar cubano e os charutos continuaram entrando no comércio estadunidense pela via ilegal e o governo cubano ainda passou a se beneficiar das remessas de dinheiro das famílias cubanas ilegais nos EUA. Todos os recursos eram secretamente retidos para financiar o sistema capitalista da ilha.
	
	
	
		3.
		A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na América Latina na busca por um futuro melhor para os povos latino-americanos. Em relação à Revolução Cubana, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	
	em represália à Revolução liderada por Fidel e Che Guevara, os EUA suspenderam a compra do açúcar cubano, criando dificuldades econômicas e forçando Cuba a se aproximar da URSS.
	
	
	com a vitória da Revolução, empresas foram estatizadas e as propriedades rurais submetidas à reforma agrária.
	
	
	na década de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava-se fundamentalmente na produção de açúcar.
	
	
	teve início em 1959 e o seu significado para a América Latina equivale ao significado que a Revolução Russa (1917) teve para a Europa e a Revolução Chinesa (1949) para a Ásia.
	
	 
	no processo da Revolução, o governo corrupto e repressivo de Fulgêncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Após a Segunda Guerra Mundial, com o início da Guerra Fria, diversos movimentos de esquerda ganham destaque nas mais diferentes partes do planeta e, sobretudo, na América Latina. Que fatores podemos atribuir ao crescimento destes movimentos?
	
	
	
	
	
	O crescimento do populismo e a concessão de direitos aos trabalhadores
	
	 
	O desenvolvimento da classe trabalhadora e a ascensão de partidos comunistas inspirados na União Soviética.
	
	
	A revolução Cubana e o fortalecimento do peronismo argentino.
	
	
	O repúdio ao capitalismo norte americano por parte dos trabalhadores e da classe média latino americana
	
	
	A popularização do anarquismo e dos sindicatos
	
	
	
		5.
		Sobre a Revolução Cubana, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Em Cuba governava o ditador Fulgência Batista, que lutou contra os revolucionários cubanos, apoiados pela União Soviética.
	
	
	Fidel Castro e Che Guevara organizaram nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.
	
	
	Em 1959, Fidel Castro implantou um regime político baseado no nacionalismo e na expropriação de terras dos proprietários estrangeiros.
	
	
	Fidel Castro comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953, sendo preso e só anistiado em 1955.
	
	
	Do México, Fidel Castro organizou junto com Che Guevara uma invasão a Cuba em 1956.
	
	
	
		6.
		A respeito da história contemporânea de Cuba, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	 
	A revolução cubana liderada por Castro e Guevara funcionou como uma espécie de modelo para outros movimentos revolucionários de esquerda que se desenvolveram na América Latina nos anos 60.
	
	
	Precocemente industrializada no contexto latino-americano, Cuba não teve dificuldades em se auto-sustentar economicamente após a revolução socialista.
	
	
	a reação dos EUA a instituição de um governo socialista na América Central foi imediata e como conseqüência podemos apontar o apoio a um golpe militar bem sucedido contra o governo de Fidel.
	
	
	A chamada "crise dos mísseis cubanos" desencadeou-se quando a URSS descobriu que os EUA estavam construindo uma base para lançamento de mísseis de médio alcance naquela ilha.
	
	
	Sob a liderança de Fidel Castro, a Cuba pós-revolucionária manteve viva a pluralidade política, consubstanciada pelo rico e multifacetado sistema partidário.
	
	
	
		7.
		A revolução cubana foi um fato marcante no processo histórico do continente americano. A relação da ilha com os Estados Unidos foi uma das questões emblemáticas do século XX. Escolha a opção que estabeleça corretamente a cronologia dos fatos nesta relação.
	
	
	
	
	
	Apoio estadunidense a independência de Cuba - invasão do quartel de Moncada - Emenda Platt
	
	 
	Apoio dos EUA à independência ¿ confisco de propriedades produtoras de açúcar ¿ concessão de Guantânamo.
	
	
	Crise dos mísseis ¿ declaração de guerra ao eixo ¿ afirmação do caráter comunista da revolução.
	
	 
	Tomada do poder pelos revolucionários ¿ confisco das propriedades produtoras de açúcar ¿ crise dos mísseis.
	
	
	Declaração de Guerra ao Eixo - Crise dos Mísseis - Emenda Platt
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Leia o texto a seguir. A Revolução Cubana foi um dos processos históricos decisivos para o destino das nações latino-americanas na década de 60 e nas seguintes, bem como para a condução adotada pelo imperialismo no tratamento das questões envolvendo o subcontinente. Tendo sido conduzida por um grupo que não tinha, em princípio, o objetivo de uma transformaçãorumo ao socialismo, o processo revolucionário, na medida em que desencadeou uma série de reformas muito profundas, paulatinamente afastou-se dos grupos dominantes locais e dos interesses norte-americanos presentes na Ilha. (GUAZZELLI, C. B. História Contemporânea da América Latina: 1960-1990. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1993. p. 14.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Após a instauração do socialismo em Cuba, suas relações com os Estados Unidos deterioraram-se, culminando com o embargo norte-americano ao comércio com esse país e com a malograda tentativa de invasão da ilha. II. A Revolução Cubana significou um novo alento para os movimentos sociais latino-americanos, e, nas práticas e ações, a década de 60 ficou marcada pelo sentimento de possibilidades que este movimento causou na América Latina. III. Fidel Castro, ao assumir o poder em Cuba, tomou como princípio e prática política o programa elaborado pelo grupo que o apoiou no período revolucionário, denominado "Aliança para o Progresso", e as ideias ali contidas foram cruciais para o desenvolvimento cubano. IV. O rompimento de Cuba com o imperialismo norte-americano teve como consequência, nas décadas de 60 e 70, o apoio dos EUA à garantia da autonomia e consolidação da democracia plena nas diversas nações hispano e luso-americanas.
	
	
	
	
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	 
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e III são corretas.

Continue navegando