Buscar

Avaliando o aprendizado 1

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0007_SM_201702466434 V.1 
	Aluno(a): MATHEUS MOTA DE QUEIROZ
	Matrícula: 201702466434
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 01/09/2017 19:43:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702533199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os princípios norteadores do Direito Penal, assinale a opção correta:
		
	 
	O princípio da legalidade, em sua compreensão atual, constitui-se também em alerta ao legislador contra o abuso de expressões imprecisas e obscuras, naquilo que se convencionou denominar de princípio ou postulado da taxatividade.
	
	Compete ao direito penal atender os anseios sociais de punição para pacificar todos os conflitos sociais.
	
	Os tipos penais são criados pelo legislador, excepcionalmente, entretanto, o juiz pode, usando analogia, criar tipos penais.
	
	o princípio da legalidade admite, por exceção, a revogação da lei pelo direito consuetudinário.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702533334)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao princípio da insignificância, é correto afirmar:
		
	
	Incide nos crimes da Lei de Drogas, no caso de ser ínfima a quantidade de droga apreendida.
	
	Não pode ser reconhecido quando estivermos diante de alguma excludente de ilicitude
	 
	Quando reconhecido, tem o condão de afastar a tipicidade material.
	
	Tem por objetivo afastar a culpabilidade por ausência de potencial consciência da ilicitude
	
	Incide nos crimes patrimoniais, praticados com ou sem violência à pessoa, e leva em consideração o pequeno valor do proveito do crime
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702533825)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Ante a constatação de que em toda sociedade existe o fenômeno dual hegemonia-marginalização, e que o sistema penal tende, geralmente, a torná-lo mais agudo, impõe-se buscar uma aplicação das soluções punitivas da maneira mais limitada possível. Igualmente, a constatação de que a solução punitiva sempre importa num grau considerável de violência, ou seja, de irracionalidade, além da limitação do seu uso, impõe-se, na hipótese em que se deva lançar mão dela, a redução, ao mínimo, dos níveis de sua irracionalidade." (ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. Parte Geral. 7ª ed. São Paulo: RT, 2008).
 A partir dos estudos realizados sobre o controle social penal e suas missões no Estado Democrático de Direito, assinale a opção CORRETA acerca das funções não declaradas do sistema penal, bem como do(s) princípio(s) limitador(es) do poder estatal mencionado(s) no trecho transcrito.
		
	 
	a seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
	
	A seletividade do sistema penal a partir da exclusão da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
	 
	A seletividade do sistema penal a partir da reprodução da desigualdade social e o princípio da máxima intervenção do Direito Penal.
	
	A exclusão da desigualdade social por meio do princípio da mínima intervenção do Direito Penal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702537806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA acerca dos conceitos e missões do Direito Penal.
		
	
	O poder legiferante penal independe dos bens jurídicos postos na Constituição Federal para determinar quais serão os bens tutelados.
	
	O Direito Penal existe (finalidade do Direito Penal) exclusivamente para a proteção dos bens jurídicos mais relevantes, por isso, diz-se que a proteção penal possui primazia, prima ratio, sobre todas as outras formas de solução de conflitos.
	
	O Direito Penal cumpre apenas uma função ilegítima, segundo a doutrina nacional, de privar o indivíduo de liberdade, bem como de restringir demais direitos e garantias fundamentais.
	 
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito Penal tem incidência, evita que a vítima assuma por si só a tarefa de "castigar" o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito Penal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702533477)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ-PR. Juiz Substituto. Aplicado em 17/06/2007) Para a afirmação de atipicidade material pela aplicação do princípio de intervenção mínima, qual dos aspectos subsequentes NÃO deve ser levado em consideração:
		
	 
	Os antecedentes do autor.
	
	As condições da vítima.
	
	O bem jurídico.
	
	A gravidade da conduta.

Continue navegando