Buscar

AV1 de História e Fundamentos da Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE3496_AV1_201603427015 (AG) » HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201603427015 - MONICA RODRIGUES TAVARES
	Professor:
	ALISSON HYGINO SILVA
	Turma: 9005/AJ
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 1  Data: 14/05/2016 16:07:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201603477746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conselhos profissionais exercem um relevante papel na sociedade. O Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) foi criado pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975. Marque a alternativa correta referente às atribuições do COFFITO, dentre outras atividades:
		
	 
	Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas que envolvam profissionais Fisioterapeutas
	
	Traçar, junto com os demais conselhos profissionais de saúde, as políticas de saúde que serão realizadas nas esferas Federal, Estadual e Municipal
	
	Definir a carga horária e estabelecer as diretrizes curriculares nacionais para a formação do profissional Fisioterapeuta
	
	Vetar leis que não atendam aos interesses da profissão e do profissional fisioterapeuta
	
	Avaliar as condições das instituições de ensino superior e realizar o exame de suficiência em fisioterapia instituído pelo Ministério da Educação
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603545772)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São atividades privativas do fisioterapeuta?
		
	 
	Executar métodos e técnicas de fisioterapia com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
	
	Prescrever medicamentos, executar cirurgias e estabelecer diagnóstico clínico
	
	Executar métodos e técnicas de fisioterapia com a finalidade de apenas reabilitar
	
	Executar métodos e técnicas de medicina preventiva com a finalidade de conservar ou melhorar a qualidade de vida das pessoas
	
	Executar métodos e técnicas de fisioterapia com a finalidade de promover apenas a prevenção de saúde.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603480589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a utilização dos recursos físicos na assistência à saúde iniciou-se por volta de 1879, na época da industrialização, devido ao grande número de acidentados do trabalho, e seus objetivos eram voltados para a assistência curativa e reabilitadora. Em 1956 surgiu o primeiro curso com duração de dois anos para formar fisioterapeutas que atuassem na reabilitação. Qual fato histórico teve fundamental importância para a criação dessa nova profissão no país?
		
	
	O governo brasileiro, através do SUS, trazia uma preocupação com essa nova profissão, que despontava na Europa e nos EUA, favorecendo a criação desse curso.
	
	Após a II guerra surgem as escolas de cinesioterapia, no Brasil, para tratar e/ou reabilitar o grande número de lesados e mutilados que retornavam da guerra para esse país.
	
	Muitas mulheres estavam se inserindo no mercado de trabalho e em decorrência desse fato, acumulavam funções (doméstica e externa), apresentando lesões diversas.
	
	Haviam muitos adolescentes, nessa época, em fase de crescimento e o número de jovens portadores de escoliose chamava a atenção das autoridades.
	 
	A incidência de poliomielite atingia índices alarmantes e como consequência o número de indivíduos portadores de sequelas motoras necessitava de uma reabilitação para a sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603482757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿O campo profissional parece voltado apenas para uma pequena parte de um objeto de trabalho: a doença¿ (REBELATTO; BOTOMÉ, 1999, p.18). O autor alerta com tal afirmação que: I. A formação do fisioterapeuta, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES/2002), enfatiza o estudo das doenças, direcionando o futuro profissional para este objeto de trabalho - a doença; II. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; III. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir de ações que abrangem os três níveis de atenção à saúde da população. Marque a alternativa correta:
		
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	As afirmações I e III estão corretas
	 
	As afirmações II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603482745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O profissional Fisioterapeuta deve ser capaz de realizar ações de avaliação, diagnóstico, planejamento, intervenção, reavaliação e alta. Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
		
	 
	INTERVENÇÃO - ela é implementada e modificada de forma a se atingir os objetivos acordados na fase de planejamento das ações. A intervenção fisioterapêutica pode incluir o uso de terapia manual (manipulações e mobilizações); cinesioterapia (incluindo o treino funcional e a estimulação motora); o uso de agentes físicos (eletrofototermoterapia), mecânicos ou naturais; o oferecimento de auxílio técnico, ensino e aconselhamento ao paciente, além de documentação, coordenação e comunicação dessas ações. A intervenção pode também ser dirigida à prevenção de debilidades, limitações funcionais, incapacidades e lesões, incluindo a promoção e a manutenção da saúde e a melhora da qualidade de vida da população.
	 
	PLANEJAMENTO - inicia-se, com a determinação da necessidade da intervenção fisioterapêutica e conduz à elaboração e ao desenvolvimento de um plano de intervenção, que inclui o estabelecimento de metas e resultados objetivos e mensuráveis, os quais são explicados, negociados e construídos em colaboração com o paciente, seus familiares ou cuidadores. Pode também conduzir à referência a outros profissionais, nos casos em que a Fisioterapia não esteja indicada.
	 
	AVALIAÇÃO - inclui o exame, através da coleta de dados, de indivíduos ou grupos, com perdas reais ou potenciais da capacidade de movimento, limitações funcionais, debilidades, incapacidades ou outras condições de saúde que afetem o movimento. Na avaliação, o Fisioterapeuta aplica testes e medidas e avalia o resultado do exame, através de análise e síntese, no contexto de um processo de raciocínio clínico
	 
	REAVALIAÇÃO e ALTA - o paciente é reexaminado, com o objetivo de se avaliar os resultados das metas e objetivos terapêuticos instituídos na fase de planejamento e para determinar suas condições de alta ou término do processo de intervenção o paciente deve ser encaminhado ao profissional médico que prescreveu a intervenção fisioterapêutica.
	 
	DIAGNÓSTICO - a partir da avaliação, o Fisioterapeuta faz um diagnóstico cinético-funcional, que representa o resultado do processo de raciocínio clínico e normalmente é expresso em termos de disfunção do movimento, podendo também se enquadrar nas categorias de debilidades, limitações funcionais, incapacidades, deficiências ou síndromes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603482763)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
		
	 
	"Cabe ao Sindicato defender a sociedade e impedir que ocorra o exercício ilegal da profissão".
	 
	"O Conselho Profissional é uma autarquia pública federal que tem como finalidades a regulamentação e fiscalização profissional".
	 
	"O Conselho Profissional tem como missão principal lutar pela melhoria das condições de trabalho, remuneração profissional, das relações entre patrões e empregados, entre outras atividades".
	 
	"A principal renda dos Sindicatos é constituída do pagamento obrigatório das anuidades dos seus respectivos registrados".
	 
	"O Sindicato é uma entidade de representação de segmentos da Sociedade Civil organizada".
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603480558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A formação do Fisioterapeuta, num curso de graduação, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competênciase habilidades:
		
	
	atuação tecnicista, reabilitadora, administrativa e de liderança.
	
	atuação no tratamento de doenças incapacitantes e administração.
	 
	atenção à saúde, tomada de decisões, administração e educação continuada.
	
	reabilitação da saúde, administração e tomada de decisões.
	
	atuação no tratamento e reabilitação, administração e liderança
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201604274882)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um homem com 58 anos comparece ao consultório do Fisioterapeuta com dor lombar. Em relação a esse paciente, o Fisioterapeuta decide, então, tomar as seguintes providências: I - elaborar diagnóstico funcional; II - prescrever antiinflamatórios para iontoforese; III - solicitar radiogramas. Segundo o Código de Ética Profissional da Fisioterapia, aprovado em 1978, é(são) proibida(s) ao Fisioterapeuta a(s) providência(s)
		
	 
	II, somente
	
	I, II e III.
	
	I e II, somente
	
	II e III, somente
	
	III, somente
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603481492)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
		
	 
	"De acordo com o Art. 196 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".
	 
	"A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a primeira constituição brasileira a referir-se explicitamente à saúde como integrante do interesse público fundante do pacto social".
	 
	"As Leis Orgânicas da Saúde (LOS), 8.080/90 e 8.142/90, foram elaboradas para regular, fiscalizar e controlar as ações e serviços de saúde, conforme o mandamento constitucional".
	 
	"São princípios do SUS: UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE, EQUIDADE e CRIATIVIDADE".
	 
	"A Lei 8.080/90 define legalmente o Sistema Único de Saúde (SUS) como o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas do Poder Público".
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603482917)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista profissional é permitido ao fisioterapeuta, EXCETO:
		
	
	A decisão sobre qual tratamento deverá ser utilizado;
	
	Solicitar exames complementares acompanhados de laudos técnicos especializados, para acompanhamento evolutivo do tratamento proposto;
	
	Definir o número de sessões, a frequência do tratamento assim como seu encerramento (alta do cliente);
	
	Avaliar, elaborar o programa de tratamento, tratar e dar alta ao paciente;
	 
	Atribuir ou delegar atos de sua competência a pessoa não habilitada à prática da fisioterapia;

Outros materiais