Buscar

Apresentação Rompimento da Barragem de Mariana (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Rompimento da Barragem de Mariana (MG)
Aluna (os): Mirivan Soares
 Daíse Castro
 Hudson Coelho
 Sival Canário 
Manaus
2017
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Prof.ª : Paula Pedrosa
A forte dependência da mineração foi acompanhada de um afrouxamento dos órgãos de controle e fiscalização do Estado de Minas Gerais, que não têm estrutura adequada para acompanhar uma atividade tão grande e intensa...
...vinte dias após a tragédia, o Legislativo mineiro aprovou projeto de lei proposto pelo governador Fernando Pimentel (PT) que acelera a concessão de licenças ambientais a empresas de mineração.
Matéria da Folha de São Paulo
De quem são as Barragens??
A mineradora Samarco é a empresa que beneficia o minério na região, aumentando seu teor de ferro para depois exportar a outros Países.
Fundada em 1977, ela é uma empresa de capital fechado controlada por duas acionistas: a anglo – australiana BHP Billiton Brasil Ltda e a brasileira Vale S.A , cada uma controla metade.
Quem concedeu a licença para a mineradora?
O órgão licenciador é a Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam/MG). Vinculado a Secretária de Estado de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Quais as obrigações ambientais de uma empresa que explora minério?
 As mineradoras devem seguir normas técnicas de segurança e estão sujeitas à legislação ambiental e licenciamento ambiental. 
Uma das obrigações é ter um plano de recuperação de áreas degradadas pela atividade.
Fonte: google imagens,2017
05 novembro de 2015
O pior acidente da mineração brasileira e o maior acidente com barragens no mundo;
Antes
Depois
Fonte: google imagens,2017
A Tragédia: com o rompimento da barragem, ocorreu uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avançava pelo Rio Doce.
Fonte: google imagens,2017
Principais impactos sociais e econômicos: 
600 famílias desabrigadas;
17 pessoas mortas;
Suspensão do fornecimento de água nas cidades que margeiam o rio Doce;
Proibição da pesca para 1.250 trabalhadores;
O investimento necessário para reposição das perdas ocasionadas pelo desastre, está orçado por uma consultoria dos EUA em US$ 5,2 bilhões. (maior da história para este tipo de evento). 
http://temas.folha.uol.com.br/o-caminho-da-lama/capitulo-1/mineracao-abre-cratera-faz-pico-de-montanha-sumir-e-cria-bairros-fantasmas-em-regiao-de-minas.shtml
Principais impactos sociais e econômicos: 
80% da arrecadação da cidade vem da atividade mineradora;
São 9 milhões por mês só com Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS);
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html
Principais Impactos Ambientais: 
O acidente em Mariana liberou 62 milhões de m³ de rejeitos de mineração (32 milhões de m³ segundo a Samarco), que eram formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama;
A lama que atingiu as regiões próximas à barragem formou uma espécie de cobertura no local, que, ao secar, forma uma espécie de cimento (um “solo” pobre em matéria orgânica, tornando a região infértil), que impedirá o desenvolvimento de muitas espécies.
Fonte: google imagens,2017
Impactos na Fauna e Flora 
Segundo o Ibama, a análise de toda a área atingida pelos rejeitos de minério da barragem mostra que pode chegar a 400 o número de espécies impactadas.
3 espécies de plantas ameaçadas; 
De 64 a 80 espécies de peixes;
28 espécies de anfíbios; 
4 espécies de répteis; e
De 112 a 248 espécies de aves 35 espécies de mamíferos. 
Fonte: google imagens,2017
No caminho da lama...
A lama atingiu o rio Gualaxo, que é afluente do rio Carmo, que deságua no Rio Doce (total de 663 Km de rios). À medida que a lama atinge os ambientes aquáticos, causa a morte de todos os organismos ali encontrados, assoreamentos e mudanças nos cursos dos rios, soterramento de nascentes e destruição da mata ciliar (total de 1.469 áreas de vegetação).
Fonte: google imagens,2017
A tragédia chegou no mar
No mar, a lama afeta diretamente a vida marinha na região do Espírito Santo onde o rio Doce deságua no oceano. Biólogos temem os efeitos dos rejeitos nos recifes de corais de Abrolhos, um local com grande variedade de espécies marinhas.
Fonte: google imagens,2017
O MAIOR ACIDENTE DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM DA HISTÓRIA
(Em milhões de m³)
Fonte: Bowker Associantes Science & Research in the Public Interres, novembro de 2015
Mariana: Dois anos após a maior tragédia ambiental do Brasil
Passados dois anos do rompimento da barragem de Fundão, a reconstrução dos distritos de Mariana (MG) devastados pelo acidente ainda está no papel. As obras deverão ter início apenas em 2018 e as comunidades deverão ser entregues entre 2018 e 2019.
Para gerir os projetos de reparação dos danos causados pela tragédia, a mineradora Samarco criou a Fundação Renova.
Desde o rompimento da barragem, em 5 de novembro, o IBAMA já emitiu 37 notificações contra a Samarco e a multou em 250 milhões de reais.
Paralelamente o Ministério Público e os órgãos ambientais investigam as falhas da Samarco, mas ninguém foi punido criminalmente até o momento.
Mariana: Dois anos após a maior tragédia ambiental do Brasil
A Justiça Federal em Ponte Nova, na Zona da Mata de Minas Gerais, suspendeu o processo criminal que tornou rés 22 pessoas e as empresas Samarco, Vale, BHP Biliton e VogBrasil.
Referências
Disponível em: <http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/cientistas-acham-metaispesados-na-agua-com-lama-do-rio-doce/>. Acesso em: 26 agosto. 2017. 14h. 
Disponível em: <http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/11/lama-no-rio-doce-saiba-o-impacto-navida-na-economia-e-na-natureza.html>. Acesso em: 26 agosto. 2017.14h08min. 
Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/com-desastre-em-mariana-mgrio-doce-morreu-sim-mas-pode-ser-ressuscitado-4a62e053b1jhgolwesngy3a9d#ancora-1>. Acesso em: 26 agosto. 2017. 14h. 
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2015/11/23/internas_po lbraeco,507674/infografico-entenda-como-ocorreu-o-rompimento-da-barragemem-mariana.shtml >. Acesso em: 26 agosto. 2017.14h15min. 
Disponível em: www.giromarilia.com.br/noticia/brasil/desastre-de-mariana-e-maior-do-mundo-em-cem-anos-veja-graficos/4389 Acesso em: 02 setembro.2017.09:47h
Fonte: google imagens,2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando